Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CURRÍCULO EM FOCO.
Advertisements

O SABER E O SABER FAZER DO PROFESSOR
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Avaliação Mediadora: Uma prática em construção da pré-escola à Universidade Jussara Hoffmann.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
Pedagogia da pesquisa-ação
ELABORAÇÃO DE PLANO DE CURSO-DISCIPLINA NAP-LORENA/2003
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Plano de Trabalho Docente
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Livro didático 2011 Matemática. A Matemática no Ensino Fundamental Matemática forma de interação humana. Matemática modelo abstrato para compreensão e.
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
BUSCANDO O SIGNIFICADO DA DIDÁTICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Construindo uma identidade profissional
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Educação no contexto do Trabalho
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
As Mudanças no Mundo e Seus Impactos.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
O ENSINO DE CIÊNCIAS ATRAVÉS DA INVESTIGAÇÃO E EXPERIMENTAÇÃO
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Como desenvolver a avaliação institucional da escola?
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Disciplina: Estágio Supervisionado I
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Universidade Federal do Ceará Faculdade de Educação
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
Thais Josiani Silva Facio Profª. Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientador(a) UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
Defesa - Monografia Fabrícia Pereira Vieira Santos
A Metacognição no Currículo do Estado de São Paulo
Projeto Institucional das escolas Salesianas
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
SILVANA BERBEL FERNANDES
Lucila Pesce - OAPI II - Avaliação do aprendizado
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
Docente: Maria Madselva Ferreira Feiges UFPR / Educação / DEPLAE
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
A Didática e as tarefas do professor (LIBÂNEO, 2012, pp )
Proposta do Curso Elaboração de Projetos (40h) FORMADORES: FÁBIO NOGUEIRA KAAM COORDENADORA: ROSEMEIRE NOGUEIRA B. KAAM PREFEITURA DA ESTÂNCIA TURÍSTICA.
Tendências atuais ou pós LDB: interacionistas/ cognitivistas
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade Federal do Rio de Janeiro Universidade Federal do Espírito Santo

Histórico profissional Formação inicial e continuada de professores Conhecimento, crenças e concepções, desenvolvimento metacognitivo de professores Resolução de problemas, trabalho em grupo, uso de linguagem oral e escrita, construção e análise de mapas conceituais, procedimentos alternativos de avaliação Investigando a prática profissional de forma colaborativa Ensinar, aprender, avaliar, aprender a ensinar, aprender a investigar, aprender a investigar a prática docente

Desenvolvimento profissional docente O que caracteriza este desenvolvimento? Que metodologias usar para investigar o desenvolvimento profissional? Onde buscar autores, teorias, trabalhos para fundamentar tais pesquisas?

Onde encontramos estudos com este foco explícito ou implícito – Colaboração Em aulas – planejamento, estudo e discussão (de aulas, de planejamento de atividades, de implementação de atividades, de planejamento de atividades de avaliação, de análise dos resultados, das causas de dificuldades, de tomada de decisões) Em atividades de investigação Onde encontramos estudos com este foco explícito ou implícito – Estudos sobre colaboração de pesquisadores e professores Estudos sobre a prática profissional Estudos sobre as concepções de professores Estudos sobre os diferentes conhecimentos(saberes) do professor Estudos investigando a prática profissional

Metacognição Como entender a metacognição? Como desenvolver a metacognição? Por que é importante que professores e alunos desenvolvam suas capacidades metacognitivas? Qual é o papel da reflexão? Como investigar se professores e alunos estão desenvolvendo as suas capacidades metacognitivas? Onde os processos de aprender a refletir e pensar sobre os pensamentos, os pontos fortes e fracos de pensamentos e diferentes conhecimentos, os procedimentos de gerenciar os pensamentos e conhecimentos, e as decisões auxiliam os professores em seu desenvolvimento profissional?

Tecnologia Como incorporar os avanços tecnológicos em nossas aulas? Que vantagens e que dificuldades estes trazem para o professor em termos de planejamento? E em termos de escolha de tipo de tarefas ou atividades para explorar, fixar, transferir, apreciar e avaliar a compreensão de conceitos? E em termos da execução e orientação de aulas? E em termos de integrar estes recursos com outros recursos didáticos? E de usar estes recursos em atividades de investigação?

O processo de pensar, analisar e refletir sobre a prática pedagógica pode nos auxiliar o desenvolvimento de nosso processo de tomada de consciência sobre os diferentes conhecimentos que usamos enquanto profissionais e para desenvolver a nossa identidade profissional. Torna-se necessário e importante para o desenvolvimento profissional que o professor de matemática procure aprender a pensar, analisar e refletir sobre (a) os métodos de ensino utilizados, (b) as dinâmicas que usa em aula, (c) os diferentes papéis e posturas que assume em aula, (d) as escolhas e decisões que faz no que concerne ao uso do livro didático, onde buscar idéias de atividades, recursos e materiais para usar em aulas, como elaborar atividades para explorar, construir com significado, praticar, fixar, transferir conceitos, procedimentos, generalizações e como elaborar atividades para avaliar os assuntos explorados em aula e os critérios para corrigir e analisar estas atividades.

Possíveis papéis do professor Professor orientador Professor facilitador Professor desafiador Professor atuando como regente de orquestra Como o professor faz para ouvir os seus alunos, para dialogar, conversar com seus alunos em aula e nas atividades propostas em aula e em atividades de avaliação? Como o professor pode compreender como os alunos estão desenvolvendo o pensamento matemático deles e onde ocorrem dificuldades conceituais, procedimentais? Como auxiliar os alunos a mudarem esquemas mentais, compreensões e procedimentos que podem ser válidos apenas em algumas situações matemáticas?

Experiências com a formação inicial Modelo tradicional – três anos de conteúdo matemático e um ano de conteúdos pedagógicos Modelo da licenciatura noturna – integrando os conteúdos matemáticos, pedagógicos e de educação matemática

Experiências com a formação continuada Projeto Fundão (livros) Especialização (monografias) Grupo de estudos e investigação da prática Metodologia qualitativa de natureza humanística Instrumentos de coleta de dados dentro de um contexto cognitivo e dentro de um contexto fenomenológico Metáforas, memórias, mapas conceituais e textos, entrevistas, narrativas de planejamento e de aulas