 Conceito importante para profissional que queira administrar sua carreira de forma organizada.  Potencialidades x Oportunidades de Mercado  Gustavo.

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Gestão de Equipes Equipe: Deise Madruga Felipe Forster Guilherme Luiz Márcio Dri Madruga.
Transcrição da apresentação:

 Conceito importante para profissional que queira administrar sua carreira de forma organizada.  Potencialidades x Oportunidades de Mercado  Gustavo Boog, vol. 2, cap. 34

 Competências mais exigidas alteram-se, de acordo com o tempo, mas nunca muda a necessidade de administrar a carreira e estar atento ao mercado.

 Prever futuro? Precisão?  Mudanças constantes, cada vez mais aceleradas.  Celulares, laptops, tablets, internet, facebook, linkedin.

 O mundo muda e as carreiras também.  Fazemos parte disso; nós SOMOS essa mudança.

 Atitudes e valores → como podem ser aplicados para trazer-nos satisfação profissional.  Dinheiro, qualidade de vida, ser feliz.

 Capacidade que temos de gerar trabalho e renda.  Mercado formal de trabalho;  Negócio próprio;  Consultoria.

 Emprego formal  Empresa full time. Carreira.  Competências básicas, variáveis.  Competências técnicas e de atualização;  Competências comportamentais.

 Competências técnicas e de atualização:  Formação acadêmica, pós-graduação, cursos de especialização: obsolescência, aplicação prática, busca de informações;  Idiomas: inglês, espanhol; fusões e aquisições; ajuda externa, velocidade e rapidez na solução de problemas;

 Competências técnicas e de atualização:  Atualizações técnicas: conhecimento específico → cursos, troca informações área, mercado.  Informática: tarefa de todos, fundamental para qualquer posição no mercado → velocidade de resposta; construir apresentações, redigir textos, elaborar e analisar planilhas.

 Competências técnicas e de atualização:  Idade: analisada de forma genérica. DEPENDE → o que acompanha a idade; carreira bem desenvolvida, posições de destaque X não atingiu cargos de gestão, muito tempo na mesma organização, mesmo cargo há tempos.  Trabalho por resultados → para a empresa, como um todo. “O mundo não está interessado nas tormentas que você enfrentou e sim em ver se você trouxe o navio. E em que condições ele chegou ao porto”.

 Competências comportamentais:  Mais importantes; mais difíceis de buscar; não estão disponíveis em cursos ou nas faculdades.  Nossa personalidade, podem ser desenvolvidas, mas não adquiridas.  Orientação externa; busca de informações; disponibilidade interna para mudar.

 Competências comportamentais:  Liderança → competência vital; gerenciar equipes; obtenção resultados. Motivar pessoas (?).  Relacionamento interpessoal → capacidade para lidar com todas as pessoas (360º). Jogo político (FOFA). Espaço, como os outros ‘funcionam’, convivência, diversidade.

 Competências comportamentais:  Comunicação → expressar o que pensamos e sentimos. Compreender como o outro se expressa, o que quer dizer. É arte.  Flexibilidade → aceitar novos paradigmas, comportamentos diferentes do passado, aceitar o novo e compreender sua essência. Agente de mudanças, ajuste rápido.

 Competências comportamentais:  Criatividade → capacidade de pensar, propor e implementar novas formas de fazer as coisas. Apesar de incertezas e ambiguidades. Há muitas outras, conforme o tipo de trabalho desenvolvido.

 Negócio próprio  Até mais competências comportamentais que as técnicas.  Pergunta essencial: ‘ isso vai me dar prazer, felicidade e satisfação?’. Ex. loja franquia café e pães de queijo; administrar pessoas operacionais; sem almoços de negócios, sem reuniões, ‘emburrecendo’, bem vestido, celulares. Volta ao mercado de trabalho.

 Negócio próprio:  Competências diferentes do mercado formal.  Ligação com hobby que se aprecie; algo não totalmente estranho.

 Competências:  Sou automotivado? Preciso de outros para produzir?  Sou flexível? Adapto-me às mais diferentes situações?  Tenho jogo de cintura? Improviso, tomada de decisões?  Administro minha angústia financeira? Variações de caixa.  O dia-a-dia me agrada? Prazer em executar tarefas diariamente.

 Competências:  Tenho autonomia e sei comandar? ‘Líder é aquele que tem seguidores’.  Minha autoestima é elevada? Segurança nas ações que levam o negócio para a frente.  Resisto à frustração? Equilíbrio, criativo e busca de soluções?  Consigo assumir riscos?  E se precisar de um sócio?

 Consultoria:  Além das vistas até aqui:  Empatia – habilidade de vender algo abstrato; encantar o cliente; propor ajuda e respostas.  Credibilidade e confiança – reputação; como passamos conhecimento, expressões, tom de voz.  Venda – o ‘outro’ compra o que você sabe.

 “Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”.  Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada.  Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.

 Networking  Rede de contatos. Investimento.  Eventos sociais e profissionais.  Pedir conselhos e informações.  Empregabilidade em consultoria é conhecimento técnico específico, reputação, network forte e habilidade de venda.

VISÃO DOS PROFISSIONAISVISÃO DAS EMPRESAS  Técnicos → 32%  Atualização → 29%  Comportamentais → 20%  Gerenciais → 19%  Técnicos → 8%  Atualização → 5%  Comportamentais → 46%  Gerenciais → 41%

 Conclusões:  Sua carreira pertence a você.  O conhecimento adquirido é seu e poderá ser aplicado onde desejar.  É patrimônio pessoal; valor agregado.  Trabalho e carreira são parte da vida e devem trazer alegria e prazer.

 “Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”.  Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada.  Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.

 “Eu faria isso mesmo que não fosse remunerado”.  Não é que dinheiro não seja importante, mas ele deve ser consequência de paixão bem aplicada.  Cliente não aparece porque somos bons; nós é que precisamos achar oportunidades de provar que somos bons.

 1. O que é, então, empregabilidade?  2. Como o gestor de RH deve tratar esse tema nas organizações?  Fim.