CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS COMUNICAÇÃO MULTIMODAL NA SALA DE AULA DE CIÊNCIAS: CONSTRUINDO SENTIDOS COM PALAVRAS E GESTOS CLÁUDIA PICCININI ISABEL MARTINS Francini e Naiane
INTRODUÇÃO E QUADRO TEÓRICO Questionar a centralidade atribuída à linguagem; LEMKE (2001), MARQUEZ (2001)... “a premissa de que os signos são negociados a partir das interações sociais, mediados por interesses pessoais e coletivos”; HODGE e KRESS (1998) Semiótica Social: 1. resultado da organização de meios de comunicação; 2. os modos constroem sentidos de forma própria e os sentidos construídos nem sempre são compreendidos da mesma forma por diferentes grupos”; 3. sentidos são frutos da interação entre os modos;
Quadro teórico Halliday (1985): rede de opções (ou conjuntos de alternativas semióticas) Gestos Comunicação visual Ação
“Estes modos se desenvolvem, a exemplo da linguagem, por meio do uso social de forma a se constituírem em redes de recursos para a construção de signos que não são de modo algum arbitrário, mas carregados de interesses e marcado por traços que revelam decisões tomadas por seus produtores sobre qual significante se mostrou mais apto e plausível para a expressão do sentido desejado num dado contexto.” (p.2)
Grupos sociais distintos possuirão semióticas diferentes; Ex.: produção científica e sala de aula; “(...) a produção e circulação de signos no universo escolar, são negociadas a partir de interações sociais (multimodais), mediadas por interesses pessoais e coletivos; pelos recursos semióticos disponíveis; (...)” (p.3)
PESQUISA Contexto da utilização de diferentes modos semióticos relacionados com as atividades desenvolvidas em aula de ciências; As relações estabelecidas entre diferentes modos semióticos por meio da análise de um episódio selecionado
PARTICIPANTES Escola pública da rede municipal do Rio de Janeiro, no ano de 2002, durante dois meses consecutivos; Turma: 36 alunos, com idade entre 12 e 14 anos, cursando a 6ª série do Ensino Fundamental;
MÉTODO Coleta de dados: documentação em áudio e vídeo, coleta de cópias do livro didático e fotocópias dos materiais produzidos pelos alunos; Notas de campo, conversas informais e transcrições;
Análise de uma aula Descrição global da aula, destacando as relações entre os diferentes modos semióticos mobilizado; Discutir o papel de cada um dos modos semióticos as interações discursivas observadas na construção do conceito de célula pelos estudantes.
RESULTADOS Atividades de gerenciamento; Atividades conceituais; KRESS et al. (2001) modos semióticos: Modo verbal; Modo gestual/ação; Modo visual.
Neste trabalho as autoras escolheram mostrar como os modos gestual e verbal se relacionam. O episódio selecionado é do início de uma aula em que é feita a revisão de temas das aulas anteriores. Começa quando a professora interrompe a leitura do livro didático sobre as condições para o surgimento da vida no planeta Terra e pergunta para os alunos o que é atmosfera.
“ Os gestos têm o papel de representar as situações imaginadas pelos interlocutores, que em parceria no jogo de perguntas e respostas da professora, construíram a narrativa sobre as condições para o surgimento da vida no planeta Terra. Assim, os resultados deste estudo destacaram contextos nos quais o uso de diferentes modos semióticos permitiu um fluxo homogêneo de comunicação e auxiliaram elaborações conceituais por parte dos estudantes.” (p.13)
“ Em resumo, verificamos neste episódio que a fala e os gestos desempenharam papéis específicos nas interações entre professora e aluno. (...) Em outras palavras, os modos foram mobilizados em contextos específicos, valorizados pelos interlocutores e tornados legítimos para efeito da comunicação pretendida naquela situação social.” (p.13)
PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel PICCININI, Cláudia; MARTINS, Isabel. Comunicação multimodal na sala de aula de ciências: construindo sentidos com palavras e gestos. In. Ensaio, volume 6, número 1, página 26 – 40, 2004