Como elaborar um plano de aula

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Modelo de planejamento bimestral da EJA Tempo formativo: ________________________ Eixo: _________________ Período: ___/___/___ a ____/___/___ Professores.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
O mundo do dinheiro Este projeto foi aplicado com as turmas do 4º Ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. E.E.B.CLÉLIA S.BODANESE.
PROJETO DE MATEMATICA E GEOGRAFIA
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
2º encontro – Professores Maio de 2012
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
Estratégias de Sucesso
Plano de Trabalho Atividades a serem realizadas: 1ª. Etapa
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
LIBÂNEO, J. Carlos. Didática. SP: Cortez, 1994.
COMPUTADOR Através deste recurso tecnológico temos grandes recursos pedagógicos e podemos efetuar as seguintes atividades: Apoio do desenvolvimento intelectual.
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Aulas Práticas no ensino de Ciências
Componentes: Jessica Rodrigues Carla Mattos Giovanna Dutra
REVISTA DA TURMA 2007.
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
Considerações sobre jogos e Educação Matemática
Ângela Maria de Oliveira Barbosa Nunes
Num primeiro momento, a intervenção será identificar as relações do professor com o conhecimento matemático ao utilizar a calculadora, para isso é preciso.
Planejamento PNAIC 2014.
O papel do conteudista.
Pesquisa em Comunicação
A matriz importância x desempenho aplicada a uma instituição de ensino superior Carlos Cyrne.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
METODOLOGIA DA PROBLEMATIZAÇÃO NA CONCEPÇÃO DA PRÁXIS
DIDÁTICA Aula 09: Planejamento didático e elementos que o constitui: metodologia e recursos didáticos Profa. Therezinha Conde.
BASES TECNOLÓGICAS DE INTRODUÇÃO A PESQUISA EM SAÚDE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
OBJETIVOS E JUSTIFICATIVA
Técnicas Pedagógicas Rev. Saulo P. Carvalho Rev. Saulo P. Carvalho.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Perguntas de Modelação
CURSO PREPARATÓRIO PROFESSOR MUNICIPAL 1º E 2º CICLOS DO ENSINO FUNDAMENTAL CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II HABILIDADES TÉCNICAS DE ENSINO
Itens para avaliação do artigo
Antoni Zabala – Capitulo 1,2 e 3
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Equipe responsável pela produção
Diretoria de Ensino – Região de Votuporanga NÚCLEO PEDAGÓGICO PCNP ELISETE DA SILVA FÍSICA.
O que é pesquisa científica?
Como elaborar um projeto de pesquisa?
Definição do tema é o assunto que se quer desenvolver
Por que o jornal na escola?
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
PRÁTICA PEDAGÓGICA Trabalho contínuo, árduo, responsável, comprometido....
1 DISCIPLINA – Projeto Experimental I Profa. Adriana Nadaes.
Elaboração Plano de aula
Projeto de pesquisa Roteiro prático.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
PESQUISA DE CAMPO Definição Objetivo Fases da Pesquisa
Introdução à Didática 1.
RETOMANDO: ATIVIDADES A DISTÂNCIA 1- Acesse as atividades elaboradas pelos colegas, que estão disponíveis no acervo da Biblioteca do Material do Aluno,
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
P ROPOSTAS E P ROJETOS PARA O E NSINO DE F ÍSICA P ROFª. A NNE L. S CARINCI Grupo: Alexander Brilhante Coelho João Davi Pereira de Carvalho Thiago Gomes.
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
O objeto de estudo da Didática: o processo ensino-aprendizagem
COMO ESCREVER PROJETOS ACADÊMICOS Lívia. TÍTULO Conciso + Claro; Qualquer momento; Palavras-chave; Expressar especificamente sobre o que é seu trabalho.
Transcrição da apresentação:

Como elaborar um plano de aula

1º Área do conhecimento Verifique qual ou quais áreas do conhecimento serão trabalhadas nas aulas. A área do conhecimento está relacionada aos diferentes tipos de conhecimento (Empírico, Filosófico, Teológico e Científico), que são reunidos segundo a natureza do objeto de investigação com finalidades de ensino, pesquisa e aplicações práticas. Ex: Área Educomunicação - área do conhecimento que busca pensar, pesquisar e trabalhar a educação formal e não formal a partir de ecossistemas comunicativos.

2º Definir o tema O tema da aula deve estar relacionado com o conteúdo dos planos da unidade didática da turma. Além disso, o tema tem que estar vinculado ao objetivo geral da aula. Ele pode ser apresentado de duas formas: abrangente ou específico.

Descrever com clareza o que se pretende alcançar como resultado. 3º Objetivo geral Descrever com clareza o que se pretende alcançar como resultado.

4º Objetivo específico Os objetivos específicos são o detalhamento do objetivo geral, isto é, apresenta um caráter mais concreto, pois envolve aspectos que possibilitem alcançar o objetivo geral. Devem ser claros, precisos e concisos e devem iniciar com verbos no modo infinitivo.

5º Pesquisar textos e material (Materiais Didáticos) A ideia para uma aula, é pesquisar diferentes materiais para serem usados durante a aula. Por exemplo, elaborar atividades através de uma música ouvida no rádio, de uma frase lida no outdoor, da cena de um filme ou de uma imagem de uma revista. Esta etapa se refere a seleção dos materiais que irão expressar o tema que será abordado na aula.

6º Criar uma estratégia que conduza ao objetivo definido (Metodologia) A definição da estratégia está relacionada com a idade dos alunos; Tem relação com o desenvolvimento psicossocial dos discentes; É preciso elencar hipóteses de como o tema irá afetar os alunos, e observar de que modo os alunos estão interpretando o que está sendo passado. É preciso elaborar atividades do interesse dos alunos, tarefas criativas...

7º Iniciar a aula Neste exemplo de plano de aula, apresento 4 formas de iniciar uma aula: O professor pode apresentar uma situação-problema para o aluno, ou seja, o docente coloca um desafio frente aos discentes, para exercitar sua curiosidade, incita-lhes a pensar e a procurar a solução; Uma dinâmica de motivação que tenha relação com o tema da aula; Uma revisão da aula anterior; Partir do conhecimento dos alunos. Fazer um levantamento do tema, das dúvidas, das certezas e iniciar a aula a partir dessas questões formadas.

Pesquisar em conjunto a solução do problema apresentado; 8º Desenvolvimento Se você iniciou com a metodologia da problematização os próximos passos são: Pesquisar em conjunto a solução do problema apresentado; Utilizar de diferentes meios para resolver a questão, por exemplo, pesquisas na biblioteca, em entrevista, em dados estatísticos, na internet, no laboratório de química ou física (se o assunto da aula abordar esse tema) etc. O professor precisa ajudar os alunos a organizarem as informações coletadas e principalmente deve explicar as dúvidas que ficaram e abordar em aula cada descoberta feita pelos alunos Só assim poderá haver transferência e generalização da aprendizagem.

Se você iniciou com dinâmicas: 8º Desenvolvimento Se você iniciou com dinâmicas: A função agora é articular os objetivos e os conteúdos com a dinâmica feita, ou seja, é preciso que os alunos compreendam a relação entre a prática e a teoria e principalmente que eles notem que não é apenas na teoria que se aprende.

Se você iniciou com uma revisão: 8º Desenvolvimento Se você iniciou com uma revisão: O professor pode realizar atividades de resolução de situações problemas, propor discussões para retomar o tema, resolução de exercícios, trabalhos em grupo...

Se você partiu dos conhecimentos dos alunos: 8º Desenvolvimento Se você partiu dos conhecimentos dos alunos: É interessante nesse caso anotar as hipóteses dos alunos. Diagnosticar em qual nível está o conhecimento do aluno em relação com o tema apresentando.

9º Fechamento Se você iniciou com a metodologia da problematização o próximo passo é: Colocar em confronto as pesquisas feitas pelos alunos e as situações reais sobre os temas pesquisados.

Se você iniciou com dinâmicas: 9º Fechamento Se você iniciou com dinâmicas: A partir do diálogo o professor consegue perceber as relações feitas pelos alunos entre a teoria e a prática.

Se você iniciou com uma revisão: 9º Fechamento Se você iniciou com uma revisão: O professor conseguirá observar quais são os pontos que os alunos possuem ainda dificuldades e pode propor aulas de reforço ou passar novos exercícios no final da aula.

9º Fechamento Se você partiu dos conhecimentos dos alunos: Comparar a evolução das hipóteses dos alunos. É o momento em que o professor revisa, revê com os alunos o que foi discutido, as principais idéias da aula, relacionando com o contexto, com o cotidiano do aluno, procurando relacionar com a aplicação do tema proposto, reforçando as principais idéias.

10º Avaliação Avaliação é o processo pelo qual se determina o grau e a quantidade de resultados alcançados em relação aos objetivos. É preciso avaliar continuamente o desenvolvimento do aluno. Selecionar situações de avaliação diversificadas, coerentes com os objetivos propostos.

10º Avaliação É muito importante que o professor, após a aula, avalie o seu próprio desempenho, tendo em conta os seguintes aspectos: Criatividade, intuição, motivação, interesse, confiança, segurança ou, por outro lado, confusão, insegurança, desmotivação, desinteresse, rigidez etc. O professor precisa perguntar-se se a aula foi produtiva, se ele conseguiu alcançar os objetivos, se não porque não conseguiu. Analisar o que saiu de seu controle...

11º Recursos Álbum, cartão, cartaz, estudo dirigido, gráficos, história em quadrinhos, ilustrações, jogos, jornais, livro didático, mapas, globos, mural, peça teatral, quadro-de-giz, sucata, textos, maquetes, equipamentos esportivos, computador, vídeo, dvd, cd, internet, sites, correio eletrônico, softwares, rádio, slide, TV, transparências para retroprojetor, etc.