1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03.

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Transcrição da apresentação:

1 Teorias Administrativas Teorias AdministrativasInternet-III Aula do dia 04/10/03 Aula do dia 04/10/03

2 A decisão que você toma hoje, invariavelmente influenciará a vida das gerações futuras. A decisão que você toma hoje, invariavelmente influenciará a vida das gerações futuras. Prof. Lessa

3 O que é Administração?

4 É o ato de trabalhar com pessoas para atingir objetivos. É interpretar objetivos propostos pela Organização e colocá-los em prática. Prof. Lessa

5 Sob o ponto de vista da administração, existe diferença entre uma cadeia de lojas e uma indústria? Prof. Lessa

6 É natural que exista. Porém a missão é que define a estratégia e esta a estrutura. Porém a diferença é mais em aplicação do que em princípios.

7 90% em administração são genéricos para todas as empresas. 10% são específicos, diz respeito à cultura, tipo do negócio, história, etc.

8 Prof. Lessa O que é Administrar? O que é Administrar?

9 É criar visões compartilhadas, delegar autoridade e estabelecer equipes autogeridas. Prof. Lessa

10 Qual o papel da Administração e do Administrador? Prof. Lessa

11 É planejar, Comandar, Organizar, Coordenar, Motivar, Delegar, Ouvir. Prof. Lessa

12 É compartilhar responsabilidades através da designação e da delegação de autoridade. Prof. Lessa

13 É trabalhar com e em equipes de auto-gestão. Prof. Lessa

14 Prof. Lessa Quais são as funções técnicas e as funções gerenciais? Funções Gerenciais Funções técnicas

15 Prof. Lessa Estudo de caso Introdução ao processo administrativo Administração – Montana, P.4 Administração – Montana, P.4

16 Conceitos básicos da Organização Prof. Lessa

17 Organização é uma entidade onde equipes de pessoas trabalham juntas em busca de objetivos comuns. Prof. Lessa

18 Prof. Lessa Uma Organização deve estar orientada para o mercado, para satisfazer os desejos dos clientes, que é a razão de sua existência.

19 Prof. Lessa Uma organização existe para servir clientes e participantes. Texto: Fala que eu escuto Exame/jul/01 Exame/jul/01

20 Prof. Lessa Texto A organização existe para servir clientes e participantes. Cyro Bernardes. TGA, pg.9 Após a leitura responder em duplas, o teste a seguir.

21 Prof. Lessa 1. Para que existe a organização? 2. Quais as necessidades mais prementes do indivíduo? 3. O que é cliente interno e externo? 4. O que fazem os participantes da organização? 5. Quais são os teus clientes internos? Citem dois.

22 Cultura organizacional Cultura organizacional O que é?

23 É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras. É um conjunto de características fundamentais que produzem sistemas de significados comuns a seus membros, distinguindo as organizações uma das outras.

24 É um conjunto de crenças, valores e padrões que regulam a ação individual e coletiva das pessoas em uma organização ou sociedade. Porf. Lessa/ Prof. Celestino Secco

25 Algumas crenças e valores culturais conhecidos.

26 Pessoa ocupada é pessoa produtiva. Pessoa ocupada é pessoa produtiva. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. O empregado leal deve estar disponível para a empresa. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. A empresa é uma grande família e o chefe é o pai. As pessoas são todas iguais. As pessoas são todas iguais.

27 A nova cultura organizacional A nova cultura organizacional O que é?

28 A revolução das novas tecnologias instituiu um novo desafio, a passagem da sociedade da informação à sociedade do conhecimento.

29 A nova cultura organizacional deverá ser: Holística Flexível Sinérgica Visionária Cooperativa Empreendedora

30 (Stephen Robbins – Administração: Mudanças e perspectivas A seguir: Criando e mantendo a cultura da organização.

31 1) O que é cultura organizacional? É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. É um sistema de significados partilhados pelos membros de uma organização, distinguindo-a uma das outras. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros. Também representa uma percepção comum sustentada pelos seus membros.

32 Algumas características importantes: Algumas características importantes: a) Inovação e ousadia. a) Inovação e ousadia. b) Busca de resultados. b) Busca de resultados. c) Orientação para a equipe. c) Orientação para a equipe. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. d) Nosso objetivo é proporcionar serviço de atendimento de primeira. e) Temos confiança em sua capacidade. e) Temos confiança em sua capacidade.

33 Algumas exemplos de culturaAlgumas exemplos de cultura Microsoft e Coca-Cola Microsoft e Coca-Cola Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. Orgulham-se da coragem de correr riscos e da tolerância “e até encorajamento” ao fracasso. 3 M Foco na inovação. Vive e respira a geração de novos produtos.