Rita Prates e Sueli Araujo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Ler e Escrever Matemática
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Pedagogia da pesquisa-ação
Núcleo de Assessoria Pedagógica Unisal – Lorena 2006
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Discutindo práticas em Matemática
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
SAEP I SEMINÁRIO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
PRODUÇÃO DE ATIVIDADE Sucesso para o ensino-aprendizagem.
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Autor: Paulo Henrique Hermínio Universidade Estadual Paulista
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Programa Ler e Escrever
AVALIAÇÃO “Não é possível estabelecer com relativa precisão o que se pretende avaliar, se não se determina, com a mesma precisão, o que se quer atingir.
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
MODALIDADES ORGANIZATIVAS
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS.
Por que a Matemática se tornou uma área de conhecimento específico
RELATÓRIO PEDAGÓGICO SARESP 2012 MATEMÁTICA.
Caderno Interfaces Curriculares
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Planejamento PNAIC 2014.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio
Atribuições do Professor coordenador de apoio à gestão pedagógica
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Os projetos de trabalho: uma forma de organizar os conhecimentos escolares Bases técnicas que fundamentam a organização curricular a partir de projetos.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
AVALIAÇÃO ESCOLAR INTERNA: PROCESSOS, INSTRUMENTOS E ATORES ENVOLVIDOS
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
A melhoria nos índices do IDESP desafio da escola atual
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Estágio Supervisionado III - Língua Portuguesa
Gerenciamento de Sala de Aula
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Perguntas de Modelação
LEITURA DE CHARGES NA PERSPECTIVA POLIFÔNICA Macapá
Marta Maria Salmazo Eliza Redondo Ferreira
NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE PARANAVAÍ Plano de Trabalho Docente DISCIPLINA:ARTE TÉCNICA PEDAGÓGICA:APARECIDA DE FÁTIMA DE OLIVEIRA BERGO JULHO/2014.
Planejamento da Rotina Semanal
A PRÁTICA EDUCATIVA Antoni Zabala.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Boletim Síntese do SARESP e potencializando a ação pedagógica
IV ENCONTRO DE FORMAÇÃO
PRINCIPIOS QUE NORTEIAM UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA GLOBALIZADORA
Cristiane Jonas Francisconi
1ª Formação de Professores Coordenadores
1ª Formação de Professores Coordenadores
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
INTERDISCIPLINARIDADE NO ENSINO DE CIÊNCIAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
"A meta da vida não é a perfei ç ão, mas o eterno processo de aperfei ç oamento, amadurecimento e refinamento." John Dewey.
CLIQUE AQUI PARA INICIAR O JOGO Você recebeu um Comunicado com o seguinte teor: “O projeto Água Hoje e Sempre Consumo Sustentável tem como objetivo.
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada 2º Encontro
Formação continuada ANO 2015
Conteúdos Matemáticos Ensino Fundamental
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Rita Prates e Sueli Araujo II Encontro de Formação dos Professores Coordenadores Currículo Oficial do Estado de São Paulo – Matemática Rita Prates e Sueli Araujo 06 e 07 / 05 / 2015

I ENCONTRO Refletir sobre o Currículo, promovendo o desenvolvimento de práticas educativas efetivas com foco nas habilidades linguísticas e matemáticas. Propor a prática de transposição das referidas habilidades nas Situações de Aprendizagem contidas nos Cadernos do Professor.

II ENCONTRO Fortalecer a prática dos docentes no envolvimento das habilidades de pensamento exigidas no processo da produção de texto matemático a fim de incentivar o aluno na leitura, interpretação e compreensão de textos matemáticos (o que eu aprendi?)

III ENCONTRO Fortalecer, nos professores, a capacidade de DESENVOLVER situações didáticas possibilitando o estabelecimento de maiores elos de significação entre as ideias matemáticas que mais os alunos apresentam dificuldade mostrando a similaridade e complexidade dos conceitos.

ARTICULAÇÃO Currículo Caderno do Professor AAP

Conjunto de habilidades As habilidades descritas em cada nível são cumulativas Conjunto de habilidades

Dar mais ênfase à ação do que à teoria, levando os alunos a encontrarem um significado nos conteúdos escolares, à medida em que a escola parte de suas MOTIVAÇÕES e INTERESSES e não dos conceitos previamente estabelecidos.

2008 Jornal do aluno

Trabalho Coletivo Matemática Ciências Geografia Física Química Biologia Habilidades Matemáticas Língua Portuguesa Arte Educação Física LEM História Filosofia Sociologia Habilidades Linguísticas

CONHECIMENTO INFORMAÇÃO Instrumento para tratamento das informações disponíveis tendo em vista, a construção do conhecimento. CONHECIMENTO INFORMAÇÃO

Nunca é demais lembrar que é por meio das ideias fundamentais presentes em tais conteúdos – equivalência, ordem, proporcionalidade, medida, aproximação, problematização, otimização, entre outras – que se busca construir uma ponte que conduza dos conteúdos as competências pessoais: p. 54

COMPETÊNCIAS PESSOAIS EXPRESSÃO/COMPREENSÃO CONTEXTUALIZAÇÃO/ABSTRAÇÃO ARGUMENTAÇÃO/DECISÃO p. 54 15

História em quadrinhos Síntese de uma experiência O que eu aprendi? Relatório História em quadrinhos Síntese de uma experiência Produção de texto Ente outros ...

O Currículo de Matemática da SEE/SP Os conteúdos disciplinares de Matemática, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio, organizados em três grandes blocos temáticos:

Equivalência e de Ordem Medida Aproximação Relações métricas Proporcionalidade Percepção de formas e de relações entre elementos de figuras planas e espaciais Equivalência e de Ordem p. 39

Naturalmente, o reconhecimento e a caracterização das ideias fundamentais em cada disciplina é uma tarefa urgente e ingente, constituindo o verdadeiro antídoto para o excesso de fragmentação na apresentação dos conteúdos disciplinares. De fato, as ideias realmente fundamentais em cada tema apresentam 2 características notáveis, que funcionam como critério para distingui-las de outras, menos relevantes. p. 38

Em primeiro lugar, as ideias se fazem notar diretamente nos mais diversos assuntos de uma disciplina, possibilitando, em decorrência de tal fato, uma articulação natural entre eles, numa espécie de “interdisciplinaridade interna”. A ideia de proporcionalidade, por exemplo, transita com desenvoltura entre a Aritmética, a Álgebra, a Geometria, a Trigonometria, as Funções etc. p. 38

Em segundo lugar, uma ideia realmente fundamental sempre transborda os limites da disciplina em que se origina, ou em relação a qual é referida. A ideia de energia, por exemplo, mesmo desempenhando papel fundamental na Física, transita com total pertinência pelos terrenos da Química, da Biologia, da Geografia etc. Em razão disso, favorece naturalmente uma aproximação no tratamento dos temas das diversas disciplinas. p. 38

É fundamental cultivar o bem mais valioso de que dispõe um professor na sala de aula: o interesse dos alunos. (Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, 2012, p.45)

PORTANTO ... Qual é a hora, o dia da semana, o mês e o filme que está passando?

O Que Precisa Ser Trabalhado? MAIORES DEFASAGENS Resolução de Problemas Números Racionais e suas representações Cálculo Mental / Sequências / Regularidades

Resultado das 48 escolas

Plano de Ação

2 aulas semanais ou 1 aula semanal

Material dos professores

Atividade do Jeronymo Gallo – Profa Márcia Mellotto e Raquel Foroni (Mello Moraes)

Organização por bimestre com: 1.Indicação das competências e habilidades a serem desenvolvidas pelos alunos, em cada tema ou tópico dos conteúdos. 2.Sugestão de aulas. 3.Sugestões de material complementar. 4.Proposta de avaliação. 5.Projetos de Recuperação.

ESPAÇO E TEMPO PARA ATUAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO DO NPE – 6º ANO ATPC PLANEJA EXECUTA AVALIA REPLANEJA ... SALA DE AULA DESENVOLVE

Dê sua opinião. O que você faria para acabar com a seca no Nordeste? Resposta do estudante(absurda!): Nada, absolutamente nada, pois tenho raiva de nordestino e quero que todo mundo morra.

Outra forma de perguntar Neste mês estudamos quanto nossos irmãos do sertão nordestino sofrem com a seca que os assola. Imagine que você fosse uma autoridade com poderes para resolver, em parte, a questão. Apresente ao menos quatro medidas racionais e humanitárias que você tomaria para resolver o problema.

Perspectiva metodológica: Resolução de Problemas Currículo Perspectiva metodológica: Resolução de Problemas Avaliações internas Articulação de documentos Trabalho com o aluno

FRAÇÃO EM AÇÃO

O que eu aprendi ...

Aspectos facilitadores e dificultadores da: Observação Devolutiva Formação no ATPC

Encaminhamentos

Trabalho com as representações do Número Racional

Leitura compartilhada

Para resolver ... Ler retirando todas as informações. Quais são os dados dos problema? Qual é a pergunta do problema? Quais as hipóteses? E as estratégias? Qual é a resposta? Por que esse resultado? E se fosse assim ...

Em Códigos e Linguagens ... Como garantir a articulação entre Currículo, Habilidades não atingidas satisfatoriamente pelos alunos (AAP), Registro do aluno (Caderno do Aluno) e Avaliações internas?