Administração das Operações Produtivas Aula 1

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Um grande general, especialista na Arte da Guerra disse:
Advertisements

TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Sistema de Informação Gerencial
Custos ... afinal, o que é isto?
TECNOLOGIA EM GESTÃO DA PRODUÇÃO INDUSTRIAL
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
Cesf 3º Período Organização, Sistema e Métodos – OSM Julio Morais
Contabilidade Sistemas de Informação
Prof. Miguel Antonio Pelizan
Atividade Industrial 3º BIMESTRE.
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
Conceito e Aplicabilidade da Administração da Produção e Operações
VISÃO GERAL DOS SISTEMAS DE PRODUÇÃO
Processo Administrativo
ESTRATÉGIAS DE MARKETING
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
CONTEÚDO: Definição e objeto da economia
CONTABILIDADE GERENCIAL
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Natureza do Planejamento e Controle
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade, economicidade e adaptabilidade Aula 2.
Método Processo e Sistema: Produtividade, Eficiência, Eficácia, Efetividade Aula 2.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Aula 9 Segmentação de mercado Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Planejamento de vendas e operações s&op (sales and operations planning) Capítulo 5.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Estratégia de Operações
Função da Administração:
PLANEJAMENTO As organizações e seus respectivos programas não funcionam na base da improvisação. É preciso estabelecer estratégias que possibilitem a sua.
Planejamento e Responsabilidade Social
Teoria Geral da Administração
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
ORGANIZAÇÕES E ADMINISTRAÇÃO
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
BEM-VINDO À DISCIPLINA
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Logística e Gerenciamento da
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Gestao estratégica de logística em produção e serviços
Disciplina: Controladoria
Estratégias de Ponto Aula 10.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira PROJETOS EM ADMINISTRAÇÃO
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Aula 1: Funções da Administração
Disciplina: Organização do Trabalho
ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Capítulo II 1 Natureza do Planejamento e Controle.
Instituto Federal de Santa Catarina Técnico em Agronegócio Turismo Rural MARKETING TURÍSTICO Prof. Thiago Meneghel.
Disciplina de marketing
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
GESTÃO EMPRESARIAL.
Por que as Organizações constroem Sistemas de Informação?
ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS. PORQUE ESTUDAR ADMINISTRAÇÃO? Nas organizações é necessário alguém que a planeje, estruture, e opere, coordenando o trabalho.
Planejamento estratégico
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO HISTÓRICO Atividades que conduzem a transformação de um bem tangível em outro com maior utilidade, acompanho o homem desde sua.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Gestão de Operações e Logística Unidade 04. Definição de Gestão de Estoque O estoque é definido como certa quantidade de matériaprima ou produto acabado.
Capítulo 3 Planejamento e Controle da Produção
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
0 Apresentação Institucional Cushman & Wakefield 1º aula O Fenômeno da Produção Prof. João Alves Pacheco Administração da Produção I.
Administração da Produção e Operações
Contabilidade Gerencial
CADEIAS DE SUPRIMENTO Integrantes: Kamila Martins - Larissa Lima – Milene Uchoa Raquel Borem – Tatiana Sutil – Vinicius Ramos.
Transcrição da apresentação:

Administração das Operações Produtivas Aula 1 Profa. Aline Brait alinebrait@terra.com.br

Avaliação Trabalhos em sala de aula (individuais e em grupos) – peso 3,0 Atenção: os trabalhos feitos em sala de aula serão corrigidos e avaliados de 0 a 10. A média dos trabalhos será multiplicada por 0,3. Avaliação B1 – peso 7,0 Trabalho B2 – peso 7,0

Exemplos Exemplo: um aluno entregou todos os trabalhos avaliados em 8,0 / 9,0 / 10,0 / 7,0 / 8,0 = média 8,4 – terá 2,5 de trabalhos Na avaliação a nota foi 8,0 = 5,6 de avaliação 2,5 + 5,6 = 8,1 (nota final do bimestre)

O mundo contemporâneo requer uma contínua, intensa e incessante produção de bens e de serviços para que as pessoas possam se alimentar, vestir, repousar, educar-se, movimentar-se, viver, enfim. Torna-se necessário produzir e abastecer continuamente um mercado que não pára de exigir, e cujas necessidades se tornam cada vez mais complexas e sofisticadas.

Para tanto, pessoas, cidades, estados, países e continentes estão continuamente intercambiando produtos e serviços nos quais cada parte vende o excedente daquilo que sabe produzir e a outra compra, segundo suas necessidades, aquilo que tem pouco ou que não sabe produzir.

Criar Projetar Produzir Distribuir

Contexto Sociedade organizada; Indústrias, supermercado, lojas, farmácias, hospitais, universidades, bancos, clubes, financeiras, repartições públicas, empresas estatais, igrejas, instituições filantrópicas, ONGs; Recursos.

Conceito A produção é o objetivo primário de toda e qualquer organização. E elas também não operam ao acaso: precisam ser administradas. (Chiavenato, 2005:2)

Conceitos Ocupa-se da atividade de gerenciamento estratégico dos recursos escassos (humanos, tecnológicos, informacionais e outros), de sua interação e dos processos que produzem e entregam bens e serviços, visando atender a necessidades e/ou desejos de qualidade, tempo e custo de seus clientes. Além disso, deve também compatibilizar este objetivo com as necessidades de eficiência no uso dos recursos que os objetivos estratégicos da organização requerem. (Corrêa, 2005:5)

Conceitos A função produção na organização representa a reunião de recursos destinados à produção de seus bens e serviços. Qualquer organização possui um função produção porque produz algum tipo de bem ou serviços. Administração da produção é o termo usado para as atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. (Slack, N. et al, 2006:28)

As Empresas Primárias ou extrativistas Ex: Petrobrás, Vale do Rio Doce, Fazenda Santo Amaro, Pescal. Secundárias ou de transformação Ex: Petrobrás, General Motors, IBM do Brasil, Ambev, Fiat. Terciárias ou prestadoras de serviços Ex: Bradesco, Hospital Beneficência Portuguesa, Elektro, Telefónica, Jornal O Liberal, IESA. Terceiro Setor (ONGs) Ex: Instituto Ayrton Senna, Fundação Bradesco, Greenpeace.

Quanto ao Tipo de Produção As empresas Quanto ao Tipo de Produção Empresas Primárias Ou Extrativistas Empresas Secundárias ou Transformadoras Empresas Terciárias ou de Serviços ONGs Fonte: Chiavenato, 2005:4

As empresas Características não excludentes; Ex: Petrobrás é extratora / prospectora, refinadora e distribuidora. Cada classificação define as características do processo produtivo.

Fatores de Produção e Recursos Era Industrial Era da Informação Conhecimento Habilidades Competências Natureza Capital Trabalho Natureza Capital Trabalho Empresa Empresa

Recursos Empresariais Recursos Físicos ou materiais Prédios, instalações, máquinas, equipamentos, ferramentas, matéria-prima e todos os insumos tangíveis no processo produtivo

Recursos Empresariais Recursos Financeiros Capital (receitas, contas a receber, dinheiro em bancos, faturamento, investimentos).

Recursos Empresariais Recursos Humanos Trabalho (em todos os níveis hierárquicos, desde o presidente até os operários).

Recursos Empresariais Recursos Mercadológicos Clientes, consumidores, usuários de produtos e serviços, abordados através de propaganda, promoção, canais de distribuição, equipes de vendas, entre outros.

Recursos Empresariais Recursos Administrativos Empresa (integrador ou sincronizador de todos os demais recursos).

Recursos Empresariais Todos são importantes; Nem todos são de propriedade da empresa: Recursos Próprios Recursos de Terceiros

Recursos Empresariais Fator de Produção Terminologia Americana Exemplos Físicos ou materiais Natureza Material & Machinery Edifícios, instalações, prédios, máquinas, equipamentos, matéria-prima Financeiros Capital Money Capital, dinheiro, créditos, financiamentos, caixa, etc. Humanos Trabalho Man Todas as pessoas desde o presidente ao operário Mercadológicos Marketing Clientes e usuários e os meios Administrativos Empresa Management Planejamento, organização, direção e controle das atividades

ADMINISTRAÇÃO DAS OPERAÇÕES PRODUTIVAS Aula 2

O que é Administração da Produção? Produzir Dar nascimento ou origem a, dar a ser a; Criar utilidades para satisfazer as necessidades econômicas do homem; Transformar alguma coisa em outra, mais útil.

O que é Administração da Produção? A Administração, de acordo com definição do Houaiss, é o "conjunto de normas e funções cujo objetivo é disciplinar os elementos de produção e submeter a produtividade a um controle de qualidade, para a obtenção de um resultado eficaz". Fonte: Wikipédia

O que é Administração da Produção? Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Fonte: Wikipédia

O que é Administração da Produção? Administrar envolve a elaboração de planos, pareceres, relatórios, projetos, arbitragens e laudos, em que é exigida a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de Administração. Fonte: Wikipédia

O que é Administração da Produção? Planejar Organizar Controlar Coordenar Comandar Fonte: Wikipédia

O que é Administração da Produção? Administração Moderna Fixar objetivos (planejar) Analisar: conhecer os problemas. Solucionar problemas Organizar e alocar recursos (recursos financeiros e tecnológicos e as pessoas). Comunicar, dirigir e motivar as pessoas (liderar) Negociar Tomar as decisões. Mensurar e avaliar (controlar). Fonte: Wikipédia

O que é Administração da Produção? A Administração da Produção é uma atividade que atinge a todos os ramos de organizações (indústria, comércio e serviços); Está em todos os setores da organização. Operacionaliza-se através da utilização das funções básicas da administração (Planejar, Organizar, Comandar, Controlar e Coordenar), com o objetivo de promover com êxito as atividades inerentes à empresa.

O que é Administração da Produção? Administração da produção ou Administração de operações é a função administrativa responsável pela produção de bens e serviços. Segundo Slack (1996, p.34) a produção é a função central das organizações já que é aquela que vai se incumbir de alcançar o objetivo principal da empresa, ou seja, sua razão de existir.

O que é Administração da Produção? A função produção se preocupa principalmente com os seguintes assuntos: Estratégia de produção: as diversas formas de organizar a produção para atender a demanda e ser competitivo. Projeto de produtos e serviços: criação e melhora de produtos e serviços. Sistemas de produção: arranjo físico e fluxos produtivos. Arranjos produtivos: produção artesanal, produção em massa e produção enxuta. Ergonomia Estudo de tempos e movimentos Planejamento da produção: planejamento de capacidade, agregado, plano mestre de produção e sequenciamento. Planejamento e controle de projetos

Planejamento e Controle da Produção

Planejamento e Controle da Produção Qual a diferença entre Planejamento e Controle? Planejamento é a capacidade de projetar uma situação futura desejada; Controlar é a atividade de acompanhar e monitorar o atual desempenho, comparar com o desempenho planejado e tomar uma ação no caso de divergências.

Planejamento e Controle da Produção Você está planejando fazer uma viagem ao exterior, isso lhe custará US$ 5.000,00. Após analisar sua capacidade mensal de economizar dinheiro (+-US$ 200,00), você conclui que serão necessários 25 meses para acumular o montante necessário para realizar a viagem. Isso é planejar: você está projetando uma situação futura desejada, daqui a 25 meses você terá os US$ 5.000 para fazer a viagem.

Planejamento e Controle da Produção Mas nem sempre os planos seguem como planejado, para isso existe o controle. No sexto mês você tem US$ 980,00 e não US$ 1.200,00 como planejado. Tal constatação exige uma ação: ou economiza mais ou adia a viajem. Isso é controle!

Planejamento e Controle da Produção Outra diferença fundamental entre planejamento e controle está no horizonte de tempo. Em geral, o planejamento se refere a um horizonte de planejamento de médio e longo prazo, enquanto o controle é uma atividade essencialmente imediata.

Planejamento e Controle da Produção