AUDITORIA GOVERNAMENTAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

I FÓRUM ESTADUAL DE AUDITORIA
Reunião para os novos dirigentes da RBMLQ-I
O modelo OS e o seu controle Flávio Alcoforado
OGU Ações e Projetos 2011/2012.
ASPECTOS CONTÁBEIS O Resultado apresenta os valores de receitas, despesas e custos provenientes da consecução dos objetivos sociais de uma empresa, significando.
SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL SECRETARIA DE CONTROLE INTERNO
Macro Função Auditoria Governamental
1ª etapa: 03 e 04 de novembro de 2009
VOT 2012.
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
UNIDADE III - A AUDITORIA PÚBLICA
Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Controladoria-Geral da União no estado de Mato Grosso CONTROLE SOCIAL DA GESTÃO PÚBLICA OUT/2004 O CONTROLE EXTERNO NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS.
CERTIFICAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA
IMPLANTAÇÃO E OPERACIONALIZAÇÃO
A CONTABILIDADE GOVERNAMENTAL NA GESTÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS
Painel nº 2 04 anos da IN nº 02/2008/SLTI – Avaliação dos impactos de uma nova proposta de gestão contratual.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
Auditoria de Sistemas Aula 1.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Prestação de Contas.
Aprovação das Contas do Inmetro
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Relatório da Ação Governamental RAG
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
TCEMG - Curso de Pós-Graduação em
Monitorando os Controles Internos Johann Rieser Auditor Sênior, Ministério das Finanças, Viena.
5. Abordagem como um sistema de gestão
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Auditoria Governamental Prof. Vitor Maciel
Coordenadoria Municipal de Auditoria Governamental – CMG/SUM
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
Auditoria e Acompanhamento.
Qualidade dos gastos púbicos: contribuições dos órgãos de controle à gestão municipal.
MATRIZ DE COMPLIANCE Dionísio Silva.
CICLO DA QUALIDADE ORGANIZACIONAL
DECRETO N° 425/99 Valdor Ângelo Montagna.
Capítulo 2 Fundamentos de Auditoria
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
CONVERSANDO COM O CONTROLE INTERNO PALESTRA
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
II SEMINÁRIO INTERNO: Prestação de Contas de Transferências de Recursos Municipais.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E GESTÃO DA QUALIDADE.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
OS SISTEMAS DE PLANEJAMENTO, DE ORÇAMENTO, DE CONTROLE, DE ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E DE CONTABILIDADE A gestão dos recursos públicos está organizada sob.
LICITAÇÕES E CONTRATOS ADMINISTRATIVOS
Palestra Institucional CGU-PR
Reunião da Plenária Novembro/2010 Apresentação Audin.
AUDITORIA Profa. Andréia Mota.
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Aula 3 Prof.ª: Jéssica Gonçalves
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Principais atribuições de um Analista da Qualidade
MODALIDADES DE AUDITORIA
Sistema de Prestação de Contas
AUDITORIA PARTICIPATIVA.  O que é?  É a ação de controle desenvolvida, em todas ou algumas de suas etapas, com a participação da sociedade civil organizada.
IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO IAPSS PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO / 2015 O presente Planejamento Estratégico tem por objetivo o estabelecimento de.
IFSP 2015 ENCONTRO DE CONFORMIDADE DE GESTÃO. IN STN Nº 06 de 31/10/2007 Disciplina os Procedimentos relativos ao Registro das Conformidades Contábil.
INSTRUÇÃO NORMATIVA 07/2012 ORLANDO ALVES DA SILVA Auditor Substituto de Conselheiro.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
1 TRANSFERÊNCIAS GOVERNAMENTAIS CONVÊNIOS Sérgio Araújo TCU - SECEX-GO.
XXXII FÓRUM PERMANENTE DE CONTROLE INTERNO Controle Interno Preventivo  Resultados Obtidos  Agenda de Implementação.
Ministro Augusto Sherman Cavalcanti Junho/2016 Governança e Gestão das Aquisições.
Transcrição da apresentação:

AUDITORIA GOVERNAMENTAL PRESSUPOSTOS DOS ATOS E FATOS NA GESTÃO PÚBLICA LEGITIMIDADE: Aderência à legalidade, moralidade e a ética. LEGALIDADE: Aderência às determinações estabelecidas nos normativos EFICÁCIA: pleno atingimento de suas prioridades e metas ECONOMICIDADE: minimização dos custos incorridos EFICIÊNCIA: maximização dos resultados (eficácia/economicidade)‏ EFETIVIDADE: ocorrência de ações positivas do estado

AUDITORIA GOVERNAMENTAL OBJETO DE EXAME - sistemas administrativos e operacional de controle interno; - execução de planos programas e atividades que envolvam recursos públicos; - a aplicação de recursos transferidos pelo estado a entidades públicas ou privadas; - os contratos firmados por gestores públicos com entidades privadas; - os processos de licitação; - a guarda e conservação de bens; - os sistemas eletrônicos de dados.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL ORDENADORES DE DESPESA ABRANGÊNCIA QUEM ARRECADAR, GERIR OU GUARDAR RECURSO DO ESTADO DO ESTADO TOMADA DE CONTAS QUEM DER CAUSA A PERDA, SUBTRAÇÃO, EXTRAVIO OU ESTRAGO DE VALORES, BENS E MATERIAIS DO ESTADO, PELOS QUAIS SEJAM RESPONSÁVEIS - PESSOAS DIRIGENTES DE ENTIDADES DA ADM. INDIRETA - ADM INDIRETA PRESTAÇÃO DE CONTAS RESPONSÁVEIS POR ENTIDADES OU ORGANIZAÇÕES, DE DIREITO PÚB. OU PRIV., QUE SE UTILIZEM DE CONTRIBUIÇÕES SOCIAIS, OU RECEBAM RECURSOS DO TESOURO - RECURSOS

AUDITORIA GOVERNAMENTAL FORMAS DE EXECUÇÃO DIRETA: quando realizada com a utilização de pessoal dos órgãos de controle, com atribuição de auditoria INDIRETA OU TERCEIRIZADA: quando realizada por empresas privadas de auditoria, em caráter excepcional, sob supervisão dos órgãos de auditoria INTEGRADA: quando realizada sob a coordenação do órgão central de controle com a utilização de auditores do próprio órgão

AUDITORIA GOVERNAMENTAL TIPOS DE AUDITORIA GESTÃO VISA: - CERTIFICAR AS REGULARIDADES DAS CONTAS; - VERIFICAR A EXECUÇÃO DE CONTRATOS; - VERIFICAR A PROBIDADE NA APLICAÇÃO DOS DINHEIROS PÚBLICOS. ASPECTOS: - EXAME DAS PEÇAS QUE INSTRUEM OS PROCESSOS DE TOMADA OU PRESTAÇÃO DE CONTAS; - EXAME DA DOCUMENTAÇÃO COMPROBATÓRIA DOS ATOS E FATOS ADMINISTRATIVOS; - VERIFICAÇÃO DA EXISTÊNCIA FÍSICA DE BENS E OUTROS VALORES; - VERIFICAÇÃO DA EFICIÊNCIA DOS SISTEMAS DE CONTROLES ADMINISTRATIVOS E CONTÁBEIS; - VERIFICAÇÃO DO CUMPRIMENTO DE LEGISLAÇÃO PERTINENTE.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL TIPOS DE AUDITORIA PROGRAMAS - ACOMPANHAR - EXAMINAR - AVALIAR VISA PROGRAMAS E PROJETOS GOVERNAMENTAIS ESPECÍFICOS. ASPECTOS - ANÁLISE DA REALIZAÇÃO FÍSICO-FINANCEIRA EM FACE DOS OBJETIVOS E METAS ESTABELECIDOS; - ANÁLISE DOS DEMONSTRATIVOS E RELATÓRIOS, COM VISTAS À AVALIAÇÃO DE RESULTADOS; - ANÁLISE DA ADEQUAÇÃO DO INSTRUMENTO DE GESTÃO QUANTO À CONSECUÇÃO DOS PLANOS.

AUDITORIA GOVERNAMENTAL TIPOS DE AUDITORIA OPERACIONAL Consiste em avaliar as ações gerenciais e os procedimentos relacionados ao processo operacional. OBJETIVOS - COMPROVAR ADERÊNCIA AOS PLANOS INICIAIS; - AVALIAR OS CONTROLES INTERNOS; - IDENTIFICAR PROCEDIMENTOS DESNECESSÁRIOS OU REALIZADOS EM DUPLICIDADE; - IDENTIFICAR ÁREAS CRÍTICAS E RISCOS POTENCIAIS; - IDENTIFICAR ÁREAS QUE CONCORREM PARA AUMENTO E/OU DIMINUIÇÃO DE CUSTOS OU RECEITAS;

AUDITORIA GOVERNAMENTAL TIPOS DE AUDITORIA CONTÁBIL : EXAME DOS REGISTROS CONTÁBEIS SISTEMAS : ASSEGURAR ADEQUAÇÃO, PRIVACIDADE DOS DADOS E INFORMAÇÕES ORIUNDAS DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO ESPECIAL : EXAME DE FATOS OOU SITUAÇÕES CONSIDERADAS RELEVANTES, DE NATUREZA INCOMUM OU EXTRAORDINÁRIA, SENDO REALIZADA PARA ATENDER DETERMINAÇÃO ESPECÍFICA DE AUTORIDADE COMPETENTE INTEGRAL