Gestão da Propaganda Carlos Freire
Gestão da Propaganda Carlos Freire Discussão do Texto Liderança
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual Criação de uma Agência Tipos de Agência
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual Brasil é um dos lugares do mundo que mais se abrem novos negócios. Ocorre, porém, que a carcterística destes negócios é de Empreendedorismo de Necessidade e não de Empreendedorismo de Oportunidade.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual O quê diferencia o Empreendedorismo de Necessidade do de Oportunidade?
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual No primeiro caso as ações são como que instintivas, guiadas por pressão econômica; No segundo caso as ações são planejadas, avaliadas, estudadas antes da implementação.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual No primeiro caso as ações são como que instintivas, guiadas por pressão econômica; No segundo caso as ações são planejadas, avaliadas, estudadas antes da implementação. Esse aspecto determina o sucesso ou fracasso do empreendimento.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual Por isso, perto de 90% desses novos negócios fecham antes de completarem 5 anos de existência.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Mercado Atual Mas, isso não quer dizer que abrir um negócio no Brasil é estar fadado ao fracasso. Pode-se dizer, sim, que o planejamento é fundamental.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura de Agências de Publicidade O normal é que todo negócio comece pequeno e vá crescendo pouco a pouco. Com agência de publicidade é da mesma forma. Não adianta querer abraçar o mundo com as pernas.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura de Agências de Publicidade A agência de publicidade é uma empresa de comunicação como tantas outras. Algumas conseguem atuar em todas as áreas inerentes à publicidade; Outras optam pela especialização em segmentos específicos e de maior atratividade.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura de Agências de Publicidade O primeiro passo, de extrema importância, é o levantamento de informações sobre o mercado; Realizar uma pesquisa, utilizando dados secundários, pode orientar sobre os melhores caminhos a seguir e quais são os que já estão saturados.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura de Agências de Publicidade Vive-se, hoje, a era da Internet. Ao mesmo tempo que é um enorme problema para as agências de publicidade abre, também, um enorme leque de oportunidades. É preciso fazer o marketing da agência.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura de Agências de Publicidade … e marketing é:
Carlos Freire 2014 Marketing deixou de ser uma atividade e passou a ser uma filosofia de gestão empresarial. Marketing é responsável por: Teoria dos 4 P’s Planejamento Relacionamentos Gestão da Propaganda
Carlos Freire 2014 O que são os 4 P’s: Produto Preço Promoção Ponto de Venda Gestão da Propaganda
Carlos Freire 2014 Marketing = Gestão da Propaganda
Carlos Freire 2014 Informação + Marketing = Gestão da Propaganda
Carlos Freire 2014 Informação + Inteligência Marketing = Gestão da Propaganda
Carlos Freire 2014 Dados Informação Lixo Interessa ? Sim Não Inteligência Conhecimento Diferencial Competitivo Gestão da Propaganda
Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade Plena Possui profissionais capacitados a atuar em quase todas as áreas da comunicação. Planejamento, criação, mídia, produção gráfica, RTVC, assessoria de imprensa, relações públicas.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade 360 o
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Mídia Responsabiliza-se pela compra de mídia para utilização pelos clientes; Foi uma tentativa de desvincular criação e mídia, por conta de agências inescrupulosas e ainda do sistema de remuneração das agências.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Mídia Não vingaram no Brasil por pressão das agências, dos veículos de comunicação, CENP, ABAP e demais órgãos ligados à atividade.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade Bureau de Criação Responsabilizam-se apenas pelo processo criativo. Argumentação, mote, imagens, escolha de personagens, criação e produção de laioutes, filmes, spots e peças promocionais. A negociação da mídia fica a cargo do próprio cliente ou dos bureaus de mídia.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade House Algumas empresas optam por ter a própria agência. É uma decisão que não pode ficar no meio do caminho. Tem que montar uma agência com todos os departamentos da agência e os respectivos profissionais capacitados para cada área. Fora isso é economia burra.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Tipos de Agências de Publicidade Editora Buscando uma carga tributária menor, algumas empresas optam por se tornar Editoras e atuam somente com peças gráficas.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Passos pra a criação de uma Agência de Publicidade Para criação de qualquer empresa é preciso fazer o marketing (planejamento). E o primeiro passo é a coleta de informações.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Para isso é importante conversar com pessoas que já atuam nessa área. Dos dois lados da mesa: o empresário de publicidade e propaganda que vai informar sobre as facilidades e dificuldades do meio e O anunciante que também informará as facildades e dificuldades e ainda apresentará as expectativas.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Aspectos Legais: É necessário também verificar os aspectos legais, tais como: Alvará de funcionamento/ localização; Sede/ local de trabalho; CNPJ e Nota Fiscal; Para isso é bom contar com uma boa empresa de Contabilidade.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Estrutura: Local de Trabalho; Equipamentos: computadores, softwares, qualidade dos móveis, sala de reunião, datashow etc
Gestão da Propaganda Carlos Freire Pessoal: Necessidade mínima de pessoal e plano de crescimento na medida em que as ações forem sendo concretizadas; Avaliar custos.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Prospecção: Criação e produção de material de divulgação/apresentação da agência; Cartões de visita; A prospecção deve ser feita pelo dono da agência.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Fornecedores: Nem tudo poderá ser feito internamente, assim, é importante já manter contato com fornecedores, para definir os melhores e os níveis de preços praticados.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Fornecedores: Gráficas, gráficas rápidas; Produtoras de vídeo; Mídias alternativas; Escritório jurídico; Escritório contábil. Lembrar que o “porco engorda com o olho do dono”.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Custos x Orçamentos Com o conhecimento dos fornecedores e seus preços já é possível visualizar os preços que serão cobrados pelos serviços oferecidos e os ganhos da agência. É importante lembrar que cada caso é um caso e deverá ser negociado.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Seminário 1o bimestre. Novo perfil das funções das agências. 4 grupos Grupo 1: Atendimento e Planejamento Grupo 2: Designer e Redator Grupo 3: Tráfego e Mídia Grupo 4: RTVC e Mídias Digitais
Gestão da Propaganda Carlos Freire Seminário 1o bimestre. Competências; Formação; Sistema de Trabalho; Faixa de Remuneração; Situação de Mercado.
Gestão da Propaganda Carlos Freire Apresentação: 4 grupos: 8/9/2014.