Organizational Project Management Maturity Model

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Transcrição da apresentação:

Organizational Project Management Maturity Model OPM3 Organizational Project Management Maturity Model Tarciana Dias da Silva Recife, 14 de julho de 2004

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Introdução Gerenciamento de Projeto Organizacional é uma vantagem estratégica numa economia altamente competitiva como a nossa. Como uma organização deve melhorar a si mesma nesta área de Gerenciamento de Projeto Organizacional? Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Modelo de Maturidade Um modelo é um framework que organizações devem seguir para identificar, estabelecer e manter capacidades requeridas Maturidade implica em um estado disso estar inteiramente desenvolvido Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Um modelo de maturidade deve incluir... Métodos para facilitar a avaliação Métodos para identificar deficiências Representações de caminhos de melhoria Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Histórico Fortemente baseado em pesquisa, incluindo 27 modelos contemporâneos Foi desenvolvido com a participação da comunidade PMI – Project Management Institute Contribuição de profissionais de mais de 34 países É alinhado ao padrão PMBOK Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Os domínios... Projeto “É um empreendimento temporário com a finalidade de criar um produto, serviço ou resultado único” (PMBOK Guide) Programa “Grupo de projetos gerenciados num caminho coordenado para obter benefícios e controle não disponíveis do gerenciamento destes individualmente” Portfolio “Coleção de projetos e/ou programas e outros trabalhos que são agrupados juntos para facilitar o gerenciamento efetivo daquele trabalho para conhecer objetivos estratégicos” Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Componentes do Padrão OPM3 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Conceitos Melhores Práticas (Best Practice) Capacidades (Capabilities) Resultados (Outcomes) KPI (Key Performance Indicators) Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Melhores Práticas “Uma melhor prática é um caminho ótimo atualmente reconhecido pela indústria para se alcançar um objetivo. Para o gerenciamento de projetos organizacional, isto inclui a habilidade para entregar projetos consistentemente e com sucesso para implementar estratégias organizacionais.” Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Capacidades, Outcomes e KPI Um conjunto de capacidades é que dão a possibilidade de alcance de uma melhor prática Outcome é o resultado tangível ou intangível da aplicação ou demonstração de uma capacidade KPI representa o significado para medir um outcome através de uma métrica Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Exemplos Best Practice: “Estabelecer Comunidades de Gerenciamento de Projetos Internas” Capabilities: “Desenvolver a conscientização de Atividades de Gerenciamento de Projetos ”, “Facilitar as atividades de gerenciamento de projetos”, “Patrocinar atividades de gerenciamento de projetos” Outcome: “Iniciativas Locais” Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Categorização de Melhores Práticas Grupos de Processos: Início, Planejamento, Execução, Controle e Fechamento. Domínios de Gerenciamento de Projetos organizacional: Projeto, Programa, Portfolio Estágios de melhoria de processos: Padronizar, Medir, Controlar, Continuar melhorando Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Grupos de processos para Gerenciamento de Projetos Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Construção do Processo OPM3 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Observações Maturidade de cada processo em cada domínio é dependente da progressão através de estágios de melhoria de processos de Padronização, Medida, Controle e Melhoria Contínua. A habilidade para controlar processos de gerenciamento de Portfolio é dependente da habilidade para controlar as saídas de processos nos domínios de gerenciamento de Projetos e Programas, que se tornam entradas para Gerenciamento de Portfolio. Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Diretórios OPM3 Diretório de Melhores Práticas Diretório de Capacidades Através da observação de resultados, que capacidades existem atualmente na organização associadas a uma dada melhor prática? Diretório de Planejamento de Melhorias Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Organizational Project Management Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Ciclo OPM3 Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Avaliando uma organização... Preparo para a Avaliação (Knowledge) Realização da Avaliação (Assessment) Plano para Melhorias (Improvement) Implementar Melhorias (Improvement) Repetir o processo (Improvement) Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Realização da Avaliação Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Plano para Melhorias Alinhar as necessidades da organização e recursos disponíveis Aplicar processos descritos no guia PMBOK Desenvolver plano baseado em priorização Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Implementar Melhorias Pôr em prática o plano de melhorias Reajustar seu plano de acordo com o clima da organização Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Repetir o processo Reavaliar a organização para confirmar ou não o progresso Continuar trabalhando em melhores práticas identificadas anteriormente Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Conclusão Guia bem estruturado e detalhado para as melhores práticas que uma organização precisa para implementar e alcançar seus objetivos estratégicos através de projetos. Desenhado para ser fácil de entender e ser usado por qualquer um interessado em maturidade no gerenciamento de projeto organizacional Desenhado para ser escalável e flexível : atender a organizações de diferentes tipos e tamanhos Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br> Referências Organizational Project Management Institute Maturity Model (OPM3) – Knowledge Foundation – do Project Management Institute, Inc. Newtown Square, Pennsylvania USA. Durighello, Stefano. Annual Meeting of the PMI, Chapter Netherlands, Maarseen. 29.01.2004 FahrenKrog, Steve; Abrams, Fred; Haeck, William P.; Whelbourn, David. OPM3 – PMI North American Congress 2003. Tarciana Dias da Silva <tds@cin.ufpe.br>

Organizational Project Management Maturity Model OPM3 Organizational Project Management Maturity Model Tarciana Dias da Silva Recife, 14 de julho de 2004