ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Ciclo de vida e organização do projeto
Sistema de Administração de Recursos Humanos
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Avaliação de Desempenho
Referência: Chiavenato (2010)
Avaliação do desempenho
GESTÃO DE SERVIÇO – ADM 1530 Administrando Reclamações e Recuperando Serviços.
Produtividade & Desempenho
EFETIVIDADE, EFICIÊNCIA E EFICÁCIA
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
IV – Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Carreiras, Organizações
Avaliação de Desempenho
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
NOSSO VALOR NA TRANSFORMAÇÃO DOS RECURSOS HUMANOS...
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
TCD- AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Avaliação de Desempenho
O sistema de administração de recursos humanos
Aula 04 Processo Administrativo
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
Administração de Recursos Humanos
Cenários - Componentes do Ambiente Operacional
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
III Oficina de Gestão Social do Desenvolvimento
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO HUMANO
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa no cargo e o seu potencial de desenvolvimento (CHIAVENATO,1999).
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
GESTÃO DE NEGÓCIOS GASTRONÔMICOS Haroldo Andrade
A EMPRESA  A Faculdade Integrada Tiradentes – Fits – é uma Instituição que tem como objetivo oferecer educação superior de alta qualidade por meio de.
Aula 5 Aplicação das pessoas.
MÉTODOS TRADICIONAIS.
Avaliação do Desempenho
EPR16 – Planejamento e Gestão da Qualidade Professora Michelle Luz
GUIA REFERENCIAL DE MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Seu Agente de Mudança..
Teoria Geral da Administração
Capítulo 1 Complemento capítulo 1.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Dimensionamento de pessoal de enfermagem
Gerenciamento de Recuros Humanos do Projeto.
GESTÃO DE PESSOAS - Aula 02_2012
Gerenciamento dos Recursos Humanos
Prof. Gabriela LottaEDS Apresentação da disciplina Indicadores de Políticas Públicas.
Elementos de um Programa Eficaz em Segurança e Saúde no Trabalho
Avaliação de Desempenho
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 5ª sessão: 15/01/2010 Consiste na sistemática apreciação do comportamento do indivíduo na função que ocupa, suportada na análise.
Administração de Recursos Humanos
Prof(a): Patrícia Braz
Plano de Carreira Carreira: é uma série de posições exercidas por uma pessoa ao longo de sua vida profissional Com uma boa avaliação de pessoal e um bom.
SUBSISTEMA DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
Gestão de Recursos Humanos. Gestão de Recursos Humanos são sistemas formais para a gestão de pessoas dentro de uma organização.
Avaliação de Desempenho e Desenvolvimento Maria Júlia Pantoja.
Avaliação de desempenho Como mensurar o desempenho humano nas organizações.
Discentes: Gisilene Tatianne, Maria Aline, Rafael Lima, Zara Ribeiro. Docente: Janete Castro. Natal 2011.
GESTÃO DE PROJETOS Recursos Humanos.
Unidade III Descrição de Cargos
Avaliação de Desempenho AGREGANDO PESSOAS RECOMPENDANDO PESSOAS DESENVOLVENDO PESSOAS MONITORANDO PESSOAS MANTENDO PESSOAS APLICANDO PESSOAS.
Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS AULA 17 – Monitoramento e avaliação de pessoas: Avaliação de desempenho Prof. Lucas Ambrózio Lopes da Silva Departamento de Administração Pública

1. Delimitando e medindo o desempenho das pessoas e das organizações

1.1. Fatores que afetam o desempenho das pessoas Chiavenato, I. (2009), Recursos Humanos. Atlas, 9ªed.

1.2. Os 6 E´s na Análise do Desempenho Organizacional

1. Histórico: o debate dos anos 30 – Avaliar ou não os desempenhos

1.2.1. Medindo os 6 E´s 1) Efetividade Exemplos: Índice de Desenvolvimento Humano (IDH); PIB per capita; Coeficiente de Gini; Coeficiente de mortalidade infantil; Expectativa média de vida da população Habitantes/domicílio; Taxa de Homicídios.

1.2.1. Medindo os 6 E´s 2) Eficácia 3) Eficiência Exemplo: Número de jovens e adultos alfabetizados; Qualidade percebida (Percepção/Expectativa), Tempestividade, Inovação, etc 3) Eficiência Exemplos: Custo‐efetividade; Produtividade; Tempo; Custo unitário; Custo‐benefício

1.2.1. Medindo os 6 E´s 4) Execução 5) Excelência Exemplo: taxa de execução financeira; taxa de execução física. 5) Excelência Exemplo: Conformidade em relação a padrões de excelência gerencial retrabalhos, erros, responsabilidade ambiental, infraestrutura, especificações, segurança, transparência, confidencialidade, acessibilidade, confiabilidade, inovação, prazo) percentual de pessoas com acesso à informações críticas da organização.

1.2.1. Medindo os 6 E´s 6) Economicidade Exemplo: nível de oferta e disponibilidade de um insumo; Qualidade dos recursos; Acessibilidade; Cobertura; Risco (grau de propensão de não recebimento de insumos críticos).

1.3. Evolução das teorias sobre Gestão do Desempenho

2. Tipos de Aval. de Desempenho (segundo a responsabilidade) A) Pelo gerente (superior) B) Pela própria pessoa (auto-avaliação) C) Pelo indivíduo e seu gerente (mista)

2. Tipos de Aval. de Desempenho (segundo a responsabilidade) D)Pela equipe de trabalho E) Pelo órgão de RH F) Pela comissão de avaliação do desempenho.

3. Avaliação 360º

3. Avaliação 360º: PRÓS Sistema mais compreensivo / avaliações provêm de múltiplas perspectivas. A qualidade da informação é melhor. A qualidade dos avaliadores é mais importante que a quantidade. Complementa as iniciativas da qualidade total e enfatiza os clientes internos/externos e a equipe. O feedback proporcionado por colegas e outros pode aumentar o auto-desenvolvimento do avaliado.

3. Avaliação 360º: CONTRAS O sistema é complexo de mais. Intimidação do avaliado Diferentes pontos de vista: conflito Requer muito treinamento e uma cultura permeável As pessoas podem fazer avaliações inválida umas com as outras.

4. Métodos de Avaliar A) Escalas Gráficas Critérios definidos e graduados

4. Métodos de Avaliar B) Escolha Forçada Escolha de frases que melhor definem os componentes do desempenho do funcionário

4. Métodos de Avaliar C) Pesquisa de campo Um especialista em Recursos Humanos vai a campo e avalia (observação do funcionário, conversas com ele e seu supervisor) 4 ETAPAS (geralmente) Avaliação Inicial Análise Suplementar Planejamento Acompanhamento

4. Métodos de Avaliar D) Incidentes Críticos Estudar a fundo exceções negativas e positivas

4. Métodos de Avaliar E) Comparação entre Pares Avaliar um funcionário comparando-o a outro

4. Métodos de Avaliar F) Frases Descritivas Igual a “Escolha Forçada” só que sem obrigatoriedade e escolha

5. A entrevista de AD Ponto central da AD: geração de feedbacks 1. Dar oportunidade para o funcionário melhor – apontando caminhos 2. Deixar o entrevistado ciente do seu comportamento, ressaltando seus pontos fortes

5. A entrevista de AD 3. Ambos – avaliado e avaliador – se comprometem com a mudança - PACTO 4. Melhorar as relações entre o entrevistador e entrevistado – aumenta a possibilidade de franqueza 5. Reduzir dissonâncias, ansiedades, tensões e incertezas que surgem

6. Importância da AD: A necessidade advém de 2 naturezas: Pragmática: parte integrante do sistema de Gestão de Recursos Humanos – necessário para o aprimoramento de toda a GRH: feedbacks Psicológica: necessidade de reconhecimento Portanto o caminho seria aperfeiçoá-la e não eliminá-la Meritocracia e sua aferição

Subsistemas de RH

7. O Decreto nº 7133, de 19 de Março de 2010 Regulamenta os critérios e procedimentos gerais a serem observados para a realização das avaliações de desempenho individual e institucional e o pagamento das gratificações de desempenho no governo federal LINK: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7133.htm

8. Experiências atuais Nacional: O caso do INMETRO (fruto de uma contratualização com a o MDIC) O contrato de gestão: http://www.inmetro.gov.br/gestao/contrato2003.asp#2 O case: http://inovacao.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=293

8. Experiências atuais Estadual: Minas Gerais (Avaliação de desempenho individual e para toda a Administração Pública Estadual) Capítulo 9 – Livro: O choque de Gestão em Minas Gerais. Editora UFMG. Municipal: São Paulo, Lençois Paulista... http://www.seplag.rs.gov.br/upload/Painel_13_Juliana_e_Ligia_formatado.pdf

REFERÊNCIAS