Www.anvisa.gov.br GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROJETO BULAS DE MEDICAMENTOS
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
PLANO DE GESTÃO.
GPROP Propaganda de Bebidas Alcoólicas Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, de Publicidade, de Promoção e de Informação.
ANVISA MISSÃO "Proteger e promover a saúde da população garantindo a segurança sanitária de produtos e serviços e participando da construção de seu acesso."
Regulamentação do repasse de recursos financeiros de VISA
Brasília, 29/11 a 1º/12/ NEGÓCIO NORMATIZAÇÃO, ORIENTAÇÃO E FISCALIZAÇÃO DO EXERCÍCIO E DAS ATIVIDADES PROFISSIONAIS EM DEFESA DA SOCIEDADE, CONCESSÃO.
CONHECENDO O TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO
PREVENÇÃO E COMBATE À FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS NO BRASIL
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
GPROP EDUCANVISA Projeto de educação para o uso correto de medicamentos e outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária Enfoque na.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
Cooperação Técnica para
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
Câmara Setorial de Medicamentos 24/05/2007 Contribuições da Abrasco, Fiocruz, Fenafar, Sobravime.
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Projeto Hospitais Sentinela Uso Racional de Medicamentos 7 Encontro Nacional de Gerentes de Risco Porto Alegre, 10 a 12 de outubro 2005 Clarice Alegre.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
Goiânia, 19 e 20 de Novembro de 2014.
PROJETO DE CAPACITAÇÃO DA COORDENAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO SANITÁRIA/SES-RJ – ANO 2003* O Estado do Rio de Janeiro iniciou há três anos um efetivo processo.
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
PROJETO VISA Projeto de Informação e Comunicação Projeto de Cooperação Técnica “Apoio à Descentralização das Ações e Consolidação do Sistema Estadual de.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Apreciação para aprovação.
MARIA DO SOCORRO VEIGA DA SILVA ODALÉIA DO SOCORRO FERREIRA VIANA
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
Gestão 2009/2011 Encontro Regional Norte de Secretários e Dirigentes Municipais da área de Ciência, Tecnologia e Inovação I Seminário Intermunicipal de.
COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITARIA Maria Cecília Martins Brito Dezembro de 2005.
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
A Experiência do TCU junto aos CAEs Outubro/2004 TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO Fiscalização e Controle Social da Gestão Pública no Estado do Piauí.
NASF Prof. Cezar Tchaikovski
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Elaboração dos Planos.
II Fórum Regional de Vigilância Sanitária- Região Sudeste Palestrante: Magali Rodrigues de Brito Araújo.
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Discussão do PDVISA no Estado do Amazonas
Diretoria de Vigilância Sanitária Dra. Tatiana Vieira Souza Chaves
Projeto Inclusão Produtiva com
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Existência de canais.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras
Assistência Farmacêutica
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
Agência Nacional de Vigilância Sanitária AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA GERÊNCIA GERAL DE TOXICOLOGIA.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Estabelecimento de repasse.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Proposta de Revisão dos Processos de Trabalho em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS FINANCIAMENTO: AVANÇOS E DESAFIOS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária “A realidade e perspectivas dos países de língua oficial portuguesa no contexto da Bonn Call.
GERENCIA DE QUALIDADE DE VIDA GERENCIA ADJUNTA DE SAUDE
ACESSO À INFORMAÇÃO E DIREITO À EDUCAÇÃO Ananda Grinkraut e Gustavo Paiva.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Criação do espaço compartilhado.
Exercício Profissional da Medicina Veterinária e da Zootecnia
CRIAÇÃO DO NASF.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
Defesa agropecuária e integração dos entes da federação Tania Lyra Consultora em Defesa Agropecuária.
Saúde Educação Desenvolvimento Segurança Problema central: DROGAS.
“Recomeçar. hoje é um bom dia para começar novos desafios
Transcrição da apresentação:

GPROP Maria José Delgado Fagundes Rio de Janeiro, 24 de maio de 2007 CIDADÃO INFORMADO:A SAÚDE AGRADECE CECOVISA/ENSP/FIOCRUZ Educação em Vigilância Sanitária com Enfoque na Propaganda e no Uso Racional de Medicamentos e Outros Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária EDUCANVISA

GPROP “Incumbe à Agência, respeitada a legislação em vigor, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública.” ► Lei nº 9782/1999, art.8º Competência da Agência Nacional de Vigilância Sanitária : prisma da legislação sanitária, a Art. 6º - XXVI - controlar, fiscalizar e acompanhar, sob o prisma da legislação sanitária, a propaganda e publicidade de produtos submetidos ao regime de vigilância sanitária

GPROP Estrutura da GPROP Diretor Presidente GPROP UPROP Apoio Administrativo

GPROP Dentre outras funções, compete à GPROP: MONITORAÇÃO:  fiscalizar, controlar, avaliar e acompanhar a propaganda e a informação de produtos sujeitos à vigilância sanitária; FISCALIZAÇÃO:  instaurar processo administrativo para apuração de infrações à legislação sanitária federal, em sua área de competência; Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda - GPROP

GPROP Dentre outras funções, compete à GPROP: EDUCAÇÃO  propor, implementar, supervisionar e acompanhar o desenvolvimento de convênios e projetos de cooperação técnica, com vistas ao desenvolvimento de educação em saúde;  elaborar, propor e desenvolver projetos de educação visando a atualização continuada dos profissionais de vigilância sanitária e de educação, entre outros. capacitando-os para disseminar informações no âmbito da saúde para o controle e desenvolvimento social. Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda - GPROP

GPROP Situação Atual - Medicamentos 1.Cultura de utilização de medicamentos: A população brasileira, entre todos os países da América Latina, é uma das que apresenta maior tendência para comprar medicamentos sem consulta ao médico (OMS). O consumo de medicamentos aumentou 10,3% no Brasil em 2004 e atingiu 1,65 bilhão de unidades, com uma receita aproximada de R$ 20 bilhões (Febrafarma).

GPROP Situação Atual - Medicamentos 2.Marketing agressivo, propagandas exaustivas direcionada ao público leigo: 3. Ausência de conhecimento da população sobre medicamentos; ▼ ▼ ▼ NECESSIDADE DE PROMOÇÃO DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS.

GPROP URM É..... URM ► medicações apropriadas + doses adequadas + adequado período de tempo + custo reduzido Médico Paciente Farmacêutico

GPROP REFLEXÃO “A TOXICIDADE DOS MEDICAMENTOS E A VULNERABILIDADE DAS PESSOAS QUANDO ESTÃO DOENTES DIFERENCIAM A PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS DA PROPAGANDA DE OUTROS PRODUTOS”. Bárbara Mintezes, 2002 Boletin de Medicamentos Esenciales da OMS

GPROP alimentos sendo confundidos com medicamentos; diversas alegações de propriedades terapêuticas, curativas e medicamentosas; propagandas enganosas com alegações não passíveis de comprovações científicas; NECESSIDADE DE INFORMAR E EDUCAR A POPULAÇÃO SOBRE OS RISCOS DA UTILIZAÇÃO DE ALIMENTOS EM SUBSTITUIÇÃO A TRATAMENTOS COM MEDICAMENTOS. Situação Atual - Alimentos

GPROP Desenvolvimento de estratégias... Como modificar essa situação????

GPROP  Monitoramento e fiscalização de propagandas de produtos sujeitos à Vigilância Sanitária;  Regulamentação da propaganda;  Ações de educação, de informação e de divulgação ► ►► Linhas de ação:

GPROP Desconhecimento das diferenças entre medicamentos e alimentos + Ausência do tema “medicamentos” no currículo escolar ▼ Necessidade de educação sanitária + Necessidade de promoção do Uso Racional de Medicamentos ▼ Diminuição dos riscos relacionados à exposição da propaganda + Proteção à saúde EDUCANVISAEDUCANVISA

GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Projeto da Anvisa (GPROP) em parceria com o Conselho Federal de Fundo de Direito Difuso (CFDD), do Ministério da Justiça.

GPROP OBJETIVO : Desenvolver ações e estratégias em educação e comunicação, orientadas para a promoção da saúde, no contexto escolar, com enfoque no uso racional de medicamentos, nos riscos da automedicação e na influência das propagandas irregulares de medicamentos e de outros produtos sujeitos à Vigilância Sanitária. AÇÕES E ESTRATÉGIAS: discussão com os diversos segmentos da sociedade sobre promoção da saúde, uso correto de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária, bem como sobre os perigos da automedicação e da influência da propaganda enganosa e abusiva. EDUCANVISAEDUCANVISA

GPROP EDUCANVISAEDUCANVISA Participação das escolas do ensino básico. Participação dos órgãos de vigilância sanitária locais (municipais e/ou estaduais). Cidades envolvidas no projeto: Aracaju – SE Brasília – DF Florianópolis – SC João Pessoa- PB Juiz de Fora – MG Natal – RN São Luis de Montes Belos – GO

GPROP AÇÕES DESENVOLVIDAS 1.Oficinas de capacitação de docentes, do ensino médio e fundamental, e profissionais de vigilância sanitária discutindo os temas: Saúde Promoção da saúde Vigilância sanitária Medicamentos Propaganda de medicamentos e outros produtos sujeitos à visa 2. Oficinas de capacitação dos profissionais de vigilância sanitária para que possam atuar na fiscalização da publicidade e propaganda de medicamentos e de outros produtos sujeitos à vigilância sanitária.

GPROP AÇÕES DESENVOLVIDAS Capacitação de 317 docentes e 136 profissionais de VISA. Durante as oficinas participaram 867 alunos. 45 escolas estão desenvolvendo, atualmente, o projeto. Para 2007 o número previsto de alunos a serem trabalhados é de aproximadamente alunos

GPROP AÇÕES DESENVOLVIDAS: OFICINAS NAS CIDADES

GPROP AÇÕES DESENVOLVIDAS: OFICINAS NAS CIDADES

GPROP PRODUÇÃO DE MATERIAL DE APOIO Manuais a partir de discussão com os professores (500 manuais) e profissionais de vigilância sanitária (4.500 manuais). Cartilhas para os alunos (10.000); Folders (10.000) e cartazes informativos (2.000).

GPROP PROPOSTA DE ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS Foram construídas propostas de atividades para serem trabalhas em três áreas : – Sala de aula – CONTEÚDOS E ATIVIDADES –Escola – PROJETOS –Família - PALESTRAS.

GPROP PROPOSTA DAS ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS NA ESCOLA Conteúdos: SAÚDE (CONCEITO AMPLIADO DE SAÚDE) PROMOÇÃO DA SAÚDE E VIGILÂNCIA SANITÁRIA MEDICAMENTOS E OUTROS PRODUTOS SUJEITOS À VIGILÂNCIA SANITÁRIA PROPAGANDA DE MEDICAMENTOS E ALIMENTOS Convergência das propostas nas áreas do currículo: língua portuguesa, ciências naturais e matemática Trabalho integrado com os profissionais de VISA.

GPROP AÇÕES DESENVOLVIDAS NAS ESCOLAS João Pessoa (PB): convênio com posto de saúde para atendimento aos alunos e evento para o lançamento regional do Educanvisa. Juiz de Fora (MG): evento para o lançamento regional do Educanvisa. Distrito Federal: workshop com alunos sobre medicamentos.

GPROP NENHUM DE NÓS É MAIS FORTE QUE TODOS NÓS JUNTOS

GPROP Gerência de Monitoramento e Fiscalização de Propaganda, Publicidade, Promoção e Informação de Produtos Sujeitos a Vigilância Sanitária – GPROP SEPN Bloco B - Ed. Ômega - 3º andar - Sala – Brasília – DF Fone: (61) Fax: (61)