Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6.

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Transcrição da apresentação:

Universidade Estadual de Campinas Instituto de Economia Curso de Especialização Comércio Exterior ECO 720 ECO-725: Competitividade Internacional AULA 6 Prof. Dr. Fernando Sarti Instituto de Economia - NEIT - UNICAMP 11 de Setembro de 2009

Estratégias de Diversificação  Condições de Entrada:  Atratividade  Atratividade  Custo de Entrada  Custo de Entrada  Validade  Validade  Estratégias Corporativas de Diversificação:   Gerência de Carteira   Gerência de Carteira   Reestruturação   Reestruturação   Transferência de Habilidades e Competências   Transferência de Habilidades e Competências   Compartilhamento de Atividades

Internacionalização Produtiva e Comercial Características atuais Fonte: UNCTAD

Estratégias de Internacionalização  Por que as empresas se internacionalizam?  Como as empresas se internacionalizam?  Estratégias de internacionalização: reação ao aumento da concorrência global

Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam? Acumular capital: expandir mercados, faturamento, lucratividade Reduzir riscos operacionais: diversificação Aumentar eficiência, através de ativos estratégicos: — acesso a insumos mais baratos e a fontes de matérias primas — tecnologia — cooperação estratégica (com rivais, com fornecedores, com clientes) Enfrentar o acirramento da concorrência global: rivalidade oligopólica Complementaridade IDE-comércio exterior

Elementos que determinam a decisão da firma se internacionalizar − Vantagens de propriedade − Vantagens de localização − Vantagens de internalização Detenção de vantagem competitiva sobre firmas locais e outros concorrentes (e.g. ativos tecnológicos, marca, economias de escala) Localizar-se no exterior gera maior capacidade de acumulação do que operando domesticamente (e.g. menores custos de produção ou de transporte) Quando o comando proprietário da operação internacional aporta mais vantagens do que a cessão de direitos para terceiros através de contratos (e.g. evitar mal uso da marca ou apropriação de tecnologia) Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam?

Formas básicas –Exportações –Formas contratuais –Investimento direto Por que as empresas se internacionalizam? Por que as empresas se internacionalizam?

Como as empresas se internacionalizam? Formas básicas: Investimento Direto Estrangeiro (IDE) Economicamente viável quando vigoram tanto vantagens de localização quanto de internalização Formas de IDE –Greenfield: operação nova, com instalação de novas unidades produtivas ou de prestação de serviços –F&A: aquisição de operações já existentes (plantas, marcas, empresas em geral), menor impacto multiplicador do investimento –Joint-venture: cooperação proprietária com parceiro local ou outro competidor/parceiro estrangeiro, alianças estratégicas

Como as empresas se internacionalizam? Formas básicas: Investimento Direto Estrangeiro (IDE) Vantagens –Maior rentabilidade potencial –Maior controle sobre operações –Jump-the-tariff (ex: AL nos 50’s; Gerdau) –Maior conhecimento do mercado local Desvantagens –Vulnerável a riscos políticos e outras regulamentações (ex: Petrobras) –Maiores custos de investimento –Maior complexidade custos de gestão

Como as empresas se internacionalizam? Vantagens e formas de internacionalização: uma síntese PropriedadeInternalizaçãoLocalização ExportaçãoSimSimNão Formas contratuais SimNãoNão IDESimSimSim

Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 50-70: concorrência multidoméstica –Crescimento acelerado, principalmente na Europa e no Japão –Generalização do padrão de produção e consumo dos EUA para o resto dos países desenvolvidos –Investimentos de ETN Americanas na Europa e nos países em desenvolvimento –Investimentos de ETN Européias nos EUA e nos países em desenvolvimento –Filiais eram réplicas em miniatura da matriz –Baixo grau de integração entre as várias filiais: tecnologia e finanças –Estratégias das filiais eram relativamente autônomas

Estratégias de internacionalização Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 70-80: mudanças em curso –Impactos da globalização: necessidade de reforçar os ativos específicos à propriedade; aumentar ao máximo o retorno sobre esses ativos e racionalizar a estrutura de recursos existente –Difusão de acordos de colaboração tecnológica –Fusões e aquisições –Especialização e focalização –Terceirização, subcontratação –Maior internacionalização, porém agora com uma nova forma de organização –Generalização do padrão de produção e consumo dos EUA para o resto dos países desenvolvidos –Investimentos de ETN Americanas na Europa e nos países em desenvolvimento –Investimentos de ETN Européias nos EUA e nos países em desenvolvimento –Filiais eram réplicas em miniatura da matriz –Baixo grau de integração entre as várias filiais: tecnologia e finanças –Estratégias das filiais eram relativamente autônomas

Estratégias de internacionalização Estratégias de internacionalização Formas de operações das Empresas Transnacionais Anos 90: concorrência global –Nessa etapa da concorrência, as filiais são muito mais integradas, sendo geridas de maneira mais coordenada e centralizada; –As funções corporativas em cada filial são interdependentes e devem responder à estratégia de valorização de recursos em nível mundial; –Estimulam-se a formação de redes de empresas e de sistemas internacionais de produção.

Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias no Paradigma Eclético –Resource-seeking: plataformas de exportação –Market-seeking: concentrar vendas no mercado receptor –Efficiency-seeking e strategic-asset-seeking: estratégias para aumentar eficiência global

Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias de Governança e Posicionamento na Cadeia de Valor (UNCTAD) –Governança –Proprietária –Mista –Outsourcing –Posicionamento –Tecnologia (design, P&D, práticas organizacionais, tecnologia de produto e/ou processo, treinamento) –Produção (logística de compras, módulos e sistemas, montagem, qualidade, gestão de estoques) –Marketing (logística de distribuição, força de vendas, propaganda, gestão da marca, serviços pós venda)

Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: modelos de estratégia Estratégias de Governança e Posicionamento na Cadeia de Valor (UNCTAD) Uma TIPOLOGIA possível TecnologiaProduçãoMarketing ProprietáriaIntel MistaToyota OutsourcingNike

Estratégias de internacionalização Empresas Transnacionais: estratégias recentes de empresas brasileiras  Liderança Global (Petrobrás, Vale, Embraer, Friboi)  Market-seeking  Tariff-Jumping (Gerdau, Usiminas)  Proximidade a clientes (Marcopolo, WEG, Sabó)  Canais de Distribuição (Sadia, Perdigão)  Fixação de Marcas (Alpargatas, Natura)  Redução de Custos (Azaléa, Coteminas)