TEORIA DAS QUALIFICAÇÕES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ATO ADMINISTRATIVO INTRODUÇÃO:
Advertisements

Sucessões em Geral.
Direito Constitucional
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO Profª. Teodolina B. S. C. Vitório 2011
AFFECTIO MARITALIS HONOR MATRIMONII
AUSÊNCIA DE BENEFICIÁRIO
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
DIREITO CIVIL Il AULA 12 TEMA 09
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
01/04/2017.
COLÉGIO NOTARIAL DO BRASIL - CONSELHO FEDERAL 2007
Relação conjugal Espécies: matrimonial e extra-matrimonial.
X Indique a opção incorreta: a)A conta conjunta solidária pode ser movimenta individualmente por qualquer um dos titulares. b)Para a abertura de uma conta.
Lei /2007 Dúvidas freqüentes.
INVENTÁRIO E PARTILHA EXTRAJUDICIAL (INVENTÁRIO ADMINISTRATIVO)
DIVISÃO DO DIREITO POSITIVO
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE GRADUAÇÃO EM DIREITO – SÃO PAULO HERMENÊUTICA JURÍDICA Prof.Gabriel Lopes Coutinho Filho Inverno – Agosto de 2013.
CURSO DE DIREITO Direito Civil VI (DIREITO DAS SUCESSÕES)
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO CURSO DE DIREITO – RUYTER BARCELOS
SUCESSÕES AULA 1 Lisla Vassoler.
RESPONSABILIDADE PASSIVA TRIBUTÁRIA
DIREITO INTERNACIONAL PROFESSORA: ANA LUIZA GAMA
Direito Internacional Privado
PROCESSO CIVIL INVENTÁRIO E PARTILHA.
Aceitação e Renúncia da Herança
Direito Internacional Privado
SUCESSÃO DO DESCENDENTE EM CONCORRÊNCIA COM O CÔNJUGE
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Introdução ao Direito Internacional Privado
Petição Inicial.
IANNY CRISTINA DE CAMPOS O E CARVALHO UNIDADE 2 DIREITO CIVIL I.
DA SUCESSÃO LEGÍTIMA Dá-se a sucessão legítima ou ab intestato em caso de inexistência, invalidade ou caducidade do testamento, e também em relação aos.
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
Direito Internacional Privado Unidade 10 – Introdução Prof. Gustavo Gomes Machado.
Faculdade de Ciências Jurídicas – FCJ Disciplina: Direito Internacional Privado Prof. Msc. Cássio Malta Scuccato DIAMANTINA 2010 Homologação de Sentença.
SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Arts a
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
Inventário e Partilha extrajudiciais Lei /07
Fontes do Direito Internacional Privado
Causas de anulação do casamento - Impedimentos relativos Art. 1550, CC. Não se tratam de causas impeditivas, como denominava o Código de 1916, e sim causas.
Dissolução da Sociedade e do vínculo Conjugal
ABERTURA DA SUCESSÃO E HERANÇA Arts a
ESMAPE – ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DE PERNAMBUCO Direito Civil III – DIREITO DE FAMÍLIA Professor: Alberto Flávio Barros Patriota Assunto: Ponto.
Direito Empresarial Prof. Valber Motta
CESSÃO DE DIREITOS HEREDITÁRIOS
SUCESSÃO TESTAMENTÁRIA Arts a
Professor Paulo Hermano
APLICAÇÃO DA LEI NO ESPAÇO
Direito Internacional Privado
Testemunhas testamentárias
DIREITO PROCESSUAL CIVIL I
Situação Jurídica do Estrangeiro Medidas de Saída Compulsória do Estrangeiro.
ESTUDOS DE CASOS PODER JUDICIÁRIO
DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO
CASAMENTO 1.Conceito: Maria Helena Diniz: é o vínculo jurídico entre homem e mulher que visa o auxilio mútuo material e espiritual, de modo que haja uma.
Faculdade de Ciências Jurídicas – FCJ Disciplina: Direito Internacional Privado Prof. Msc. Cássio Malta Scuccato DIAMANTINA 2010 Aplicação do Direito Estrangeiro.
SUCESSÃO LEGÍTIMA INEXISTÊNCIA, INVALIDADE OU CADUCIDADE DO TESTAMENTO. BENS NÃO COMPREENDIDOS NO TESTAMENTO.
DIREITO SUCESSÓRIO Profª Inajara Piedade.
FATOS E ATOS JURÍDICOS.
Profª. Drª. Débora Vanessa Caús Brandão Doutora e Mestre em Direito das Relações Sociais, sub-área de Direito Civil pela PUC/SP. Professora Titular de.
FATOS E ATOS JURÍDICOS. INTRODUÇÃO Fato –Evento Fato da natureza –Conduta Ato humano.
FIBRA – 2º SEMESTRE/2012 LULY FISCHER CURSO DE DIREITO URBANÍSTICO.
 Tutela relações de caráter privado, envolvendo pessoas naturais e jurídicas, que perpassam as fronteiras nacionais, e que possuem, desse modo, a chamada.
Fontesdo Direito de Familia
DIREITO CIVIL VI Aula 6 Sucessão Legítima (Ordem de Vocação Hereditária)
HERANÇA JACENTE Conceito A herança é considerada jacente quando, aberta a sucessão, não tendo o de cujus deixado testamento, não se tem conhecimento da.
Faculdade de Ciências Jurídicas – FCJ Disciplina: Direito Internacional Privado Elementos de Conexão Prof. Msc. Cássio Malta Scuccato DIAMANTINA 2010.
Transcrição da apresentação:

TEORIA DAS QUALIFICAÇÕES Faculdade de Ciências Jurídicas – FCJ Disciplina: Direito Internacional Privado TEORIA DAS QUALIFICAÇÕES Prof. Msc. Cássio Malta Scuccato DIAMANTINA 2010

Teoria das Qualificações “Qualificação é a operação pela qual o juiz, antes de decidir, verifica a que instituição jurídica correspondem os fatos realmente provados.” Del’Olmo, 2009

Teoria das Qualificações Teorias Existentes: Lex fori: proposta por Kahn (1891) e defendida por Bartin (1897) A solução está em se aplicar a lei do foro, devendo o julgador qualificar o instituto com base em sua própria lei.

Teoria das Qualificações Teorias Existentes: Lex causae: proposta por Despagnet (1898) e defendida por Wolff Opção pela lei estrangeira aventada, lei material, lei da causa.

Teoria das Qualificações CASOS CLÁSSICOS DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Teoria das Qualificações A SUCESSÃO DO MALTÊS Refere-se ao casamento ocorrido na Ilha de Malta, sem pacto antenupcial, onde os noivos se estabeleceram. O casal emigrou para a Argélia, então sob legislação francesa, onde o marido faleceu, em 1889, sem descendentes, mas deixando muitos bens imóveis e outros herdeiros.

Teoria das Qualificações A SUCESSÃO DO MALTÊS A viúva maltesa nada herdaria pela lei francesa, mas seria contemplada com a quarta parte dos bens se fosse aplicada a legislação vigente em Malta. Bartin, seu advogado, defendeu, perante o Tribunal de Argel, a tese de que a solução se encontrava no Direito de Família, devendo ser buscada no regime patrimonial (para casamento de estrangeiros, celebrado no estrangeiro, se aplicava a lei do primeiro domicílio conjugal). Portanto, a lei maltesa.

Teoria das Qualificações A SUCESSÃO DO MALTÊS Se o tribunal colocasse a lide no direito sucessório, a legislação aplicável seria a francesa, pois a sucessão de bens imóveis era regulada pela lei da situação dos mesmos e estes se encontravam na Argélia. Tratava-se, pois, de um caso de qualificação: direito de família ou direito sucessório. Venceu a tese de Bartin, recebendo a viúva a sua parte.

Teoria das Qualificações TESTAMENTO HOLÓGRAFO DO HOLANDÊS Protagonizou interessante lide envolvendo a qualificação, diz respeito a cidadão dos Países Baixos, que faleceu na França, onde viveu a maior parte de sua vida, deixando testamento hológrafo (testamento particular, proibido no ordenamento jurídico holandês, mas admitido pela legislação francesa).

Teoria das Qualificações TESTAMENTO HOLÓGRAFO DO HOLANDÊS A validade do testamento pelo tribunal francês dependia da qualificação: estatuto pessoal ou forma dos atos jurídicos. No primeiro caso, o testamento seria nulo, pois o holandês não teria capacidade para assiná-lo, mesmo fora de seu país. Na última hipótese, o documento teria plena validade, já que em matéria de forma, a lei aplicável é a do local da realização do ato jurídico.

Teoria das Qualificações CASAMENTO DE GREGO ORTODOXO Realizado civilmente na França, com mulher francesa, sem a cerimônia religiosa obrigatória pela legislação grega (revogada somente em 1982), ensejou um problema de qualificação. Condição de fundo ou condição de forma. Se a exigência da celebração religiosa se enquadrasse no primeiro caso, o casamento seria nulo, pois a lei francesa submete a validade das núpcias à lei nacional dos cônjuges. No último caso, condição de forma, a lei francesa seria a aplicável e o casamento seria válido.

Teoria das Qualificações QUESTÕES PRÉVIAS “As questões prévias ou incidentais são situações que surgem após a qualificação, mas que precisam ser resolvidas antes da solução concreta do caso.” Del’Olmo, 2009

Teoria das Qualificações CASO DE DIREITO INTERNACIONAL PRIVADO

Teoria das Qualificações Um casal homoafetivo, legalmente casado na Holanda (possível na legislação desse país), que se estabalece na Bahia, comprando um luxuoso hotel a beira mar. Meses depois, efetivados seus domicílios no Brasil, um deles falece.

Teoria das Qualificações Pela qualificação legal, o direito aplicável é o brasileiro, onde o domicílio do “de-cujos”. O foro competente também é o brasileiro (bens imóveis no país). O côjuge supérstite inicia ação de inventário. Surge então a questão prévia: o casamento realizado na Holanda é válido no Brasil? Deve o magistrado brasileiro reconhecer ao cônjuge sobrevivente os direito hereditários?

Teoria das Qualificações

Teoria das Qualificações

Teoria das Qualificações

Teoria das Qualificações

Teoria das Qualificações

Teoria das Qualificações