PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Planejamento Estratégico metodologia
III – ANÁLISE AMBIENTAL
PESQUISA DE MARKETING 1 Metodologia Planejamento Prof. Dr. Fauze Najib Mattar.
Estudo de Mercados.
Projeto - Plano de Negócios
Planejamento Estratégico de Marketing
Análise das cinco forças de Porter
PLANEJAMENTO Profa. Helenita.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
A Comunicação como Inteligência Empresarial Competitiva
Capítulo III - Enfoques modernos de gestão
ANÁLISE ESTRUTURAL DA INDÚSTRIA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Gestão Estratégica de Operações
Gestão Estratégica de Operações
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO APLICADO À COMPETITIVIDADE E CONCORRENCIA
Administração Estratégica
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Como o Governo formula sua Estratégia
Planejamento Estratégico
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Ambiente.
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
Estratégias do agronegócio
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Balanced Scorecard Metodologia de Planejamento Estratégico para Empresas Prof. MSc. Dimas A Gonçalves PUC Campinas - CEA.
Controladoria Profª Karine R. de Souza ..
GESTÃO ESTRATÉGICA Prof. Marcelo Lisboa Luz.
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DA ELETROBRÁS 1º Ciclo (2006 – 2010) Passos já aprovados  Assessoria de Planejamento Estratégico e Desempenho Empresarial – PRP.
Equipe de Gestão.
FERRAMENTAS DE GESTÃO DA TECNOLOGIA
ANÁLISE SETORIAL. Análise Setorial Objetivo da análise: ► Entendimento da dinâmica dos mercados ► Conhecimento das forças atuantes na competição da indústria.
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
O PROCESSO ESTRATÉGICO
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
1 TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO FUNÇÃO PLANEJAMENTO Prof. Mauri Cesar Soares Março 2006.
Gestão de Portfólio de Projetos
Planejamento Estratégico
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
GESTÃO ESTRATÉGICA Profª. Jaqueline Leite.
Prof. Dra Anna Cristina Barbosa Disciplina: Teoria do Planejamento e Controle Processo Estratégico ANÁLISE DO AMBIENTE Macroambiente.
O Ambiente de Marketing
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Disciplina: Controladoria
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Autor Michael Eugene Porter (1947)
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
FATEC - ID Tecnologia em Gestão EmpresarialProf. Devancyr Souza Dias Curso: Tecnologia em Gestão Empresarial Ênfase em Marketing Disciplina: Marketing.
Estratégia – Antecedentes Strategia – Grécia Antiga – significava um magistrado ou comandante-chefe militar. Ao longo dos séculos continuou a ter uma interpretação.
Planejamento e Processo Decisório Aula 3 Planejamento Estratégico: ambiente externo (micro e macroambiente) Prof. Dr. Gustavo da Rosa Borges.
Contabilidade Gerencial
Transcrição da apresentação:

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DIAGNÓSTICO & DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO X ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Planejamento Estratégica = processo analítico que implica na tomada de decisões estratégicas. Administração Estratégica = produção de resultados estratégicos, inclui variáveis psicológicas, sociológicas e políticas. Processo de Gestão.

Planejamento Estratégico Segundo Porter, uma empresa sem planejamento “[...] corre o risco de se transformar em uma folha seca que se move ao capricho dos ventos da concorrência”; Uma das mais importantes funções administrativas; Objetiva fornecer aos gestores ferramentas para a tomada de decisão; Arma competitiva.

DIAGNÓSTICO Primeiro passo do planejamento; Visa identificar e monitorar as variáveis competitivas que afetam o negócio; Consiste em analisar o ambiente interno e externo; Base para antecipar as mudanças que permitirão à organização agir no ambiente interno e externo.

MACROAMBIENTE (AMBIENTE GERAL) AMBIENTE EXTERNO MACROAMBIENTE (AMBIENTE GERAL) Conjunto de aspectos estruturais que influenciam as diferentes indústrias, tais como: inflação, índices de preços e etc. Aspectos a serem considerados: Socioculturais; Legais; Político/Governamentais; Econômicos; Tecnológicos;

MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA) AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA) Indústria = grupo de empresas com produtos similares, que competem entre si. Necessário que a empresa identifique com clareza, a indústria onde está competindo, para poder direcionar o seu foco de competição.

AMBIENTE EXTERNO MICROAMBIENTE (INDÚSTRIA) Forças Competitivas (Porter) Rivalidade entre vendedores concorrentes (nº de concorrentes, tamanho, etc.) Produtos substitutos; Potencial de entrada de novos concorrentes; Poder de barganha dos fornecedores (tamanho, importância do insumo, etc.); Poder de barganha dos compradores (oferta no mercado).

AMBIENTE EXTERNO A análise dos macro e microambientes, vai viabilizar a identificação de oportunidades e ameaças. Oportunidades: fatores que, se bem aproveitadas, podem se transformar em diferencial competitivo; Ameaças: fatores que podem dificultar a gestão da organização.

AMBIENTE INTERNO Sua análise permite identificar os pontos fracos (vulneráveis) e fortes (aqueles com que se pode contar) da organização; Necessário identificar a cadeia de valor, suas atividades e interface. A análise da cadeia de valor, permite otimizar custos e desempenho das áreas meio e fim. O controle de custos da cadeia de valor vai impactar no preço final do produto. “A cadeia de valores desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação.” (PORTER, 1989, p. 31).

AMBIENTE INTERNO CADEIA DE VALOR “Toda empresa é uma reunião de atividades que são executadas para projetar, produzir, comercializar, entregar e sustentar seu produto. [...] A cadeia de valores de uma empresa e o modo como ela executa atividades individuais são um reflexo de sua história, de sua estratégia, de seu método de implementação de sua estratégia, e da economia básica das próprias atividades.” (PORTER, 1989, p.33) Em muitas organizações, a análise da cadeia de valor, inclui também a análise de fornecedores e terceiros.

AMBIENTE INTERNO

BENCHMARKING Comparação entre o desempenho de uma empresa com o de outras de classe mundial. Passos para o Benchmarking: Identificar fatores chave de sucesso; Escolher as empresas para pesquisa; Formar equipes Realizar as comparações.

DEFINIÇÃO DE DIRETRIZES A partir da análise dos cenários (interno e externo), os gestores podem definir o rumo a ser tomado pela empresa, que é explicitado através das diretrizes organizacionais. As diretrizes organizacionais são formadas por Missão, Visão, Metas e Objetivos da Empresa.

Missão, Visão, Objetivos Missão = razão de existência da empresa, caracteriza a sua identidade. Precisa identificar a necessidade a qual atende, e não se restringir ao seu produto/serviço. Deve responder às perguntas: o que, quem e como. Visão = macroobjetivo, aonde a organização pretende estar no futuro. Atua como elemento motivador. Contém elementos racionais e motivacionais. Objetivos = definições objetivas do que deve ser atingido. Compostos de nºs e prazos.

REFERÊNCIAS ANSOFF, Igor. A Nova Estratégia Empresarial. São Paulo: Atlas, 1990 MENDES, Judas Tadeu (org.). Gestão Empresarial. Curitiba: Gazeta do Povo, 2002 PORTER, Michael. Vantagem Competitiva: Criando e sustentando um desempenho superior. 20 Ed. Rio de Janeiro: Campus, 1989.