Engenharia 2025 Universidades agregando valor à sociedade.

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Transcrição da apresentação:

Engenharia 2025 Universidades agregando valor à sociedade

2 AGENDA Perfil do novo Engenheiro Visões sobre o futuro Competências requeridas Papel da universidade Relacionamento universidade – empresa

3 COMO SERÁ O FUTURO?

4 Tendências globais... Concorrência acirrada e informação disponível para um mundo em mudança acelerada 2015 Visão 2025 Produtos comoditizados Escassez de tempo e espaço Envelhecimento Restrição de recursos Globalização acentuada Conectividade & IoT* Velocidade de mudanças surpresas x estabilidade... * “Internet of Things” (Internet das Coisas) Desenvolvimentos “caóticos”

5 Nossa visão sobre o futuro* Cada entidade faz sua leitura de tendências, mas todas precisam de PROFISSIONAIS DIFERENCIADOS para a construção das tecnologias do futuro sustentabilidade meio ambiente conveniência conectividade conforto eficiência energética Custo Qualidade Segurança  IMPROVE ENERGY/COST RATIO  MINITUARIZATION (COST)  PLUG & PLAY COMPRESSORS  ENVIRONMENT ORIENTED PRODUCTS THROUGHT OUR VALUE CHAIN  “SMART” COMPRESSORS  NOISE REDUCTION  INTEGRATION WITH SYSTEMS  CUSTOMIZATION (IN MASS)  CONVERT ATTRIBUTES IN VALUE  REDUCTION OF VARIABILITY * Source: Embraco Technology Planning (8 Steps Process)

6 O QUE SERÁ NECESSÁRIO AOS FUTUROS PROFISSIONAIS?

7 Técnico  Gestão de quantidades massivas de dados (data mining)  Gerenciamento de incertezas  Simulação  Estatística  Velocidade nas soluções  Prototipagem  Experimentação  Inovação  Multi e Transdisciplinaridade  Aplicação de conhecimento  Fazer diferente / diferença  Identificação e solução de problemas  Gestão de projetos ...  CRIAR estratégias envolventes e inspiradoras  Paixão  Coragem  Espírito de Vitória  CONQUISTAR e CULTIVAR seguidores  Desenvolver talentos  Trabalhar em time  ENTREGAR resultados diferenciados  Velocidade  Senso de propriedade  Comunicação objetiva ... Comportamental Abordagem integrada aumenta a geração de valor

8 MIT Hacking Medicine – “To accelerate Medical Innovation” hack·a·thon; ˈhakəˌTHän/; nouninformal an event, typically lasting several days, in which a large number of people meet to engage in collaborative computer programming

9 COMO AS UNIVERSIDADES PODEM POTENCIALIZAR ESSAS HABILIDADES?

10 Negócios vencedores Universidades devem se adaptar para ATENDER e também SER um negócio vencedor  LIDERANÇA em seus produtos ou serviços:  Velocidade  Simplificação / Redução de Complexidade  Experimentação rápida  EXECUÇÃO disciplinada e sem falhas (Projetos e Estratégia)  INTEGRAÇÃO interna (Equipe) e externa (conectividade e IoT – Internet das Coisas )  Orientação para CLIENTES para entender as necessidades e expectativas (JtBD)*  Foco em aumento RENTABILIDADE (PMR) e redução drástica de CUSTOS  ADAPTABILIDADE às mudanças e novas realidades * Job to be done

11 Tipos de conhecimentos e habilidades Aprender a identificar o problema certo e relevante é cada vez mais importante para direcionar o aprendizado Ferramentas Métodos para Solução Identificação de Problemas Disciplinas Básicas - Cálculo - Física - Química - …. Disciplinas Aplicadas - Acústica - Termodinâmica - Mecanismos - …. UNIVERSIDADESOCIEDADE Resultados / Valor Observação e Colaboração - Human Centered Design - Hackathons - ….

12 Fonte: (Video)

13 Como organizar a formação? Consistência no conhecimento de base, aumento da multidisciplinaridade e foco em problemas reais Obrigatórias Optativas Livres Eletivas Obrigatórias Optativas Livres Eletivas Obrigatórias (virtualmente) Modelo mental Complemento das Engenharias Funcionamento de negócios e sociedade Fonte de pesquisa

14 Possíveis oportunidades para “Eletivas” Futuros profissionais precisam identificar os problemas corretos a serem resolvidos e efetivamente implementar suas soluções NEGÓCIOS e FINANÇAS Melhorar entendimento da mecânica de negócios Conceitos de retorno sobre investimentos Concorrência e modelos de negócios Gestão da INOVAÇÃO & EMPREENDEDORISMO Entender necessidades de usuários e restrição de recursos Prototipagem e experimentação Colaboração (Ex: modelo “Hackatons”*) LIDERANÇA Auto conhecimento; Gestão do Tempo; Comunicação; *

15 AGENDA Perfil do novo Engenheiro Visões sobre o Futuro Competências requeridas Papel da Universidade Relacionamento universidade – empresa

16 Desafios universidade - empresa BUROCRACIA para aprovação de projetos inviabiliza que a maioria das empresas se adéque (especialmente as menores) VELOCIDADE na definição e aprovação dos projetos, dadas todas as instâncias de aprovação Generalização de condições a serem atendidas para todos os projetos, trazendo limitações em alguns casos (ex: aquisição de equipamentos, contratação de pessoal, etc.) Submissão dos departamentos de universidades à ÓRGÃOS públicos DISTANTES da realidade das parcerias, tornando mais complexo o entendimento dos desafios FALTA de INCENTIVO ao corpo docente e à liderança das universidades para que invistam tempo nas parcerias

17 Relacionamento universidade - empresa Empresas SELEÇÃO de profissionais melhor preparados MULTIPLICAÇÃO do impacto dos INVESTIMENTOS em P&D Constante ATUALIZAÇÃO dos nossos profissionais com CONHECIMENTO DIFERENCIAL competitivo em última instância EMPREGABILIDADE facilitada para formandos Aumento no financiamento de pesquisa e conteúdo para PRODUÇÃO acadêmica Feedback para melhor direcionar linhas de pesquisa com alto impacto na SOCIEDADE ATRATIVIDADE para novos alunos PARCERIAS em pesquisa com aplicação PRÁTICA MOTIVAÇÃO dos alunos com senso de propósito para pesquisa Universidades

18 Obrigado Roberto H. Campos

19 billions-of-hours-of-fun/ Referências interessantes