Administração Estratégica e Competitividade

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Transcrição da apresentação:

Administração Estratégica e Competitividade Aula 1 Administração Estratégica e Competitividade FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.

Capacidades essenciais de um dirigente Capacidade estratégica de enfrentar situações complexas e tomar as decisões adequadas. Capacidade emocional para enfrentar as situações difíceis com firmeza e decisão. 1 3 Capacidades essenciais de um dirigente Capacidade interpessoal para dirigir e motivar os colaboradores e para relacionar-se com seus superiores. Capacidade técnica na dupla vertente da gestão empresarial e da gestão específica do setor. 2 4

A medida do êxito $ Crescimento Rentabilidade Continuidade

1.9 9.9 5.5 1.1 9.1 O grid gerencial, de R.R. Blake e J.S. Mouton Direção tipo “clube de campo” Consegue uma atmosfera trabalhista confortável atendendo às necessidades de relacionamento das pessoas, 9.9 Direção em equipe O pessoal se compromete a realizar o trabalho. As relações de confiança e respeito são conseguidas mediante “interesses comuns” nas finalidades da empresa. 5.5 Direção de “homem-organização” Consegue-se um rendimento adequado mediante o equilíbrio entre a necessidade de trabalhar e a manutenção do moral dos trabalhadores em nível satisfatório. Preocupação com as Pessoas 1.1 Direção “empobrecida” Requer um esforço mínimo para conseguir a participação na empresa, 9.1 Direção tipo autoridade-obediência Consegue-se uma elevada eficiência mediante algumas condições de trabalho nas quais o fator humano interfere o menos possível, Preocupação com a Produção

Os ABCs do trabalho Nível de Abstração Nível C Nível B Nível A Passado Direção Estratégica; olhando o passado, o presente e o futuro. Nível B Planejamento e organização do trabalho. Nível A Realização das tarefas. Passado Hoje Futuro Fonte: Clarke, Boyd & Crossland, Ron. “The Leader´s Voice”. Select Books, New York, NY: 2002

A INTERAÇÃO DOS SISTEMAS TÉCNICAS E MODELOS GERENCIAIS Decisões SISTEMA DE GESTÃO Comportamentos/ valores culturais SISTEMA PSICO-SOCIAL SISTEMA TÉCNICO CULTURAS/ ESTÍMULOS INDIVIDUAIS Informação para gestão Decisões INSUMOS BÁSICOS/ TECNOLOGIA Comportamentos/ valores culturais Informação para operação/ serviços de apoio SISTEMA ADMINISTRATIVO E DE INFORMAÇÃO DADOS TRANSMITIDOS POR DIVERSOS MEIOS Comportamentos/ valores culturais

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA Definições Estratégia refere-se aos planos da Alta Administração para alcançar resultados consistentes com a missão e os objetivos gerais da organização. Administração estratégica compreende uma série de passos em que a Alta Administração deve realizar as seguintes tarefas: Analisar oportunidades e ameaças ou limitações que existem no âmbito externo; Analisar os pontos fortes e pontos fracos do seu ambiente interno Estabelecer a missão organizacional e os objetivos gerais Formular estratégias no nível empresarial, no nível de unidade de negócio e no nível funcional Implementar as estratégias e Realizar atividades de controle estratégico.

FLUXOGRAMA GERAL DE PLANEJAMENTO MONTAGEM CENÁRIOS FLUXOGRAMA GERAL DE PLANEJAMENTO Projeções Quantitativas Mercado Análise Ambiental Análise da Indústria Identificação Oportunidades e Ameaças Análise Forças Competitivas Análise Alternativas Estratégicas Formulação Estratégias Montagem Plano Estratégico Elaboração Planos Específicos MISSÃO, POLÍTICAS E OBJETIVOS Análise Perfil e Potencia-lidades REVISÃO DA MISSÃO, OBJETIVOS E POLÍTICAS Análise Sinergia Identificação Pontos Fortes e Pontos Fracos Análise Vantagens Competitivas Objetivos, Metas e Políticas Operacionais Elaboração Planos Operacionais Elaboração Orçamentos Anuais

Modelo de Administração Estratégica1 OPORTUNIDADES E AMEAÇAS DO AMBIENTE EXTERNO Macroambiente Ambiente Setorial AMBIENTE INTERNO Recursos Missão organizacional Objetivos da empresa FORMULAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Formulação de estratégias empresariais Formulação de estratégias de negócio Formulação de estratégias funcionais IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIAS Estrutura Organizacional Liderança, Poder e Cultura Organizacional CONTROLE ESTRATÉGICO Processo de Controle Estratégico e Desempenho 1 Conforme WRIGHT et alli, 2000.

ONTEM

ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA HOJE ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA MACROAMBIENTE AMBIENTE SETORIAL Missão Empresa Objetivos Formulação de Estratégias Recursos Implementação de Estratégicas Controle Estratégico

necessidade de uma Estratégia necessidade de uma Estratégia Maior necessidade de uma Estratégia Menor necessidade de uma Estratégia Oferta maior que procura; Produtos diferenciados; Concorrência aguda; Mudanças tecnológicas rápidas; Mudanças rápidas no produto; Mercados dinâmicos. Procura maior que oferta; Produtos personalizados; Concorrência limitada; Mudanças tecnológicas lentas; Mudanças lentas no produto; Mercados estáveis.

Um conceito que se consolida: “stakeholders” Acionistas/quotistas Distribuidores Membros do Conselho Funcionários Credores Administradores Clientes Fornecedores Grupo de interessados

Outro conceito que se consolida: “spin-off” “Uma nova empresa, iniciada por executivos inovadores a partir da organização à qual pertenciam, com ou sem o apoio dela”

Porque dedicar tempo à criação, adaptação e reformulação de estratégias? Agenda: assumir o controle sobre o destino. Visão: enxergar as oportunidades. Transformação: neutralizar ameaças e transformá-las em oportunidades. Caminho: definir novos rumos para a organização. Pensamento: introduzir a disciplina de pensar a longo prazo. Interação: desenvolver um processo educacional incentivando a interação e a negociação, num sentido amplo. Mobilização: mobilizar recursos para objetivos comuns. Mudança: promover a mudança. Venda: vender ideias.

& Administração Liderança Trabalho em equipe Perspectiva global Visão Capitalização sobre a adversidade Liderança Administração &

vemos o é problema como O modo “ ”. vemos o é problema como O modo “ STEPHEN R. COVEY, autor de “REFLEXÕES DIÁRIAS PARA PESSOAS MUITO EFICAZES” e “OS 7 HÁBITOS DAS PESSOAS MUITO EFICAZES”.

Aula 2 Análise do Negócio FERNANDES, Bruno Henrique Rocha & BERTON, Luiz Hamilton Administração Estratégica, São Paulo, Editora Saraiva, 2005. HITT, Michael A. & IRELAND, R. Duane & HOSKISSON, Robert E. Administração Estratégica. São Paulo: Editora Thomson, 2007. WRIGHT, Peter L.; KROLL, Mark J.; PARNELL, John. Administração estratégica: conceitos. São Paulo: Atlas, 2000.