A Importância da Comunicação para o Desenvolvimento Organizacional Graduando em Administração / Marketing - ESM Jairo Izídio
Construindo um conceito “COMUNICAÇÃO”
Conceito etimológico: A palavra deriva do latim communicare, que significa “partilhar algo, pôr em comum”. Conceito prático: Fenômeno voltado para as relações interpessoais que possibilita a troca de informação, percepção e conhecimento nos ambientes que estamos inseridos.
Elementos da comunicação Interação - sons, gestos, indícios; Capacidade - decodificação, interpretação. Alguns fatores podem interferir na decodificação, e consequentemente causar ruídos na comunicação não permitindo a compreensão correta da mensagem.
Conceito de Comunicação Organizacional: Vamos construir juntos... ORGANIZAÇÃO COMUMICAÇÃO Públicos de interesse
Comunicação Organizacional: É a comunicação existente entre a organização e seus públicos de interesse: Empresas privadas, públicas, instituições, etc. clientes internos, externos, mídia e a sociedade em geral. X
Oral, escrita, simbólica ou gestual e eletrônica. Formas de Comunicação Oral, escrita, simbólica ou gestual e eletrônica.
Formas de Comunicação Organizada Desorganizada Valorizam a importância da comunicação e fazem uso de forma planejada Utilizam intuitivamente sem planejamento Se baseiam no “achismo” sem planejamento
Um pouco da história da comunicação organizacional A comunicação sempre existiu na história das organizações, até os anos de 1970 atuou de forma pouco agregada, não havia um conceito integrado por não existir um departamento específico para planejar e organizar as ações de comunicação. Neste momento a comunicação ainda era vista como despesa e não como investimento para o alcance dos objetivos da organização.
Objetivos da Comunicação Organizacional Disseminação da filosofia da empresa; Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo; Envolvimento dos associados com os desafios da corporação; Melhoria do clima organizacional; Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados; Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders¹. ¹O termo vem do inglês e é utilizado para designar os indivíduos ou grupos que se relacionam direta ou indiretamente com empresa.
Disseminação da filosofia da empresa A comunicação deve estar embasada e alinhada com a filosofia da empresa “Missão, visão e valores institucionais”.
Disseminação da filosofia da empresa A empresa necessita se manter fiel a sua filosofia, sem contradizer-se em suas ações, de maneira que venha fortalecer sua imagem junto aos públicos de interesse.
Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo Para que as atividades fluam de forma produtiva e proveitosa, é importante a clareza quanto ao que é esperado de cada funcionário, pois, o trabalho micro, interferirá positiva ou negativamente no macro.
Clareza nos objetivos de curto, médio e longo prazo Diante de um planejamento claro, objetivo, mensurável e alcançável; o acompanhamento se dará de forma otimizada, o que minimizará tempo e consequentemente custo para a organização.
Envolvimento dos associados com os desafios da corporação Mantendo uma comunicação clara e objetiva envolvendo os colaboradores com as ações da empresa, os mesmos estarão envolvidos e comprometidos com o alcance dos resultados propostos para o sucesso da instituição.
Envolvimento dos associados com os desafios da corporação Vivenciamos a era da valorização do capital humano, e nesta gestão, a remuneração não é o único fator determinante para fidelização do recurso humano dentro da corporação. Muitas empresas já entendem esta tendência e buscam mecanismos para envolver e reter seus talentos motivando-os a superação.
Melhoria do clima organizacional Um ambiente de trabalho sadio, onde os funcionários sintam-se parte integrante da equipe e do projeto como todo, onde a gestão atue de forma preventiva nas questões comportamentais e identificando com rapidez as necessidades de intervenções corretivas.
Melhoria do clima organizacional A comunicação, por suas diversas ferramentas, será a chave para o sucesso organizacional atuando com o endomarketing¹ para a consolidação da implantação e melhoria do clima organizacional junto ao cliente interno, reportando-se a ele como peça fundamental para seu sucesso com o cliente externo. ¹É o marketing realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para conscientizar, informar e motivar os colaboradores que fazem parte da organização.
Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados As pessoas que atuam na instituição são quem garantem a qualidade de seus produtos e serviços, utilizando-se dos processos disponíveis e identificando suas lacunas ou necessidades de atualização em prol da melhoria continua desses processos.
Assegurar a qualidade dos produtos e serviços prestados A empresa pode contar com os mais modernos equipamentos, se porém, as pessoas não estiverem aptas a trabalhar com eles, o retorno não será o esperado. Por isso o treinamento e a capacitação continua são necessárias para a garantia do resultado final tanto na produção quanto na prestação dos serviços.
Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders Um dos objetivos macros da comunicação organizacional nos dias atuais é trabalhar a imagem da corporação junto a todos os envolvidos direta ou indiretamente e que exercem influência sobre o retorno esperado no desempenho que a organização deseja alcançar.
Trabalhar a imagem da instituição junto aos seus stakeholders Na visão da gestão do século XXI, as empresas que estão engajadas com as ações desse novo cenário, compreendem que o cliente interno é o primeiro cliente e que a comunicação clara e objetiva com ele, direciona-os ao alcance dos objetivos com os clientes externos.
Comunicação Organizacional: Da mesma forma que o corpo fala ao nos expressarmos, simbologicamente, o corpo da empresa também fala por meio do posicionamento de sua filosofia, do comportamento dos seus colaboradores e por sua atuação no mercado (qualidade, agilidade, e efetividade de seus produtos e serviços).
Comunicação Organizacional: A empresa necessita zelar por sua filosofia, buscando não contradizer-se em suas ações, de maneira que venha fortalecer sua imagem junto aos seus públicos de interesse.
“O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário.” Albert Einstein Obrigado!