MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Estudo de Mercados.
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Customer Relationship Management
Marketing Internacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Gestão da Qualidade A DIMENSÃO ESTRATÉGICA
Análise do Meio Ambiente
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
TECNÓLOGO EM LOGÍSTICA
Introdução ao Composto de Marketing
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Repensando a Logística
Administração de Marketing I
02/04/2017 Culturas Cultura é um conjunto de regras e códigos que orientam a conduta e o comportamento de um indivíduo e de seu Grupo.
Prof. Cárbio Almeida Waqued
Função da Administração:
ANALISANDO O AMBIENTE DE MARKETING
Sistemas de Informação para Planejamento Estratégico
Pensar Globalmente – Agir Localmente
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Natureza e características
Administração de Marketing
ASPECTOS HISTÓRICOS DA HOTELARIA
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Iniciando na logística empresarial
Seminário Avançado - Eletiva A
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
A 1ª questão que uma empresa em expansão deve enfrentar é se exporta ou produz localmente. Ex.: mercados emergentes x países ricos. Fatores a serem considerados.
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Planejamento Estratégico de MKT
O Ambiente de Marketing
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Capítulo 19 O Mercado Global.
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
Sistemas de Informações Gerenciais - SIG
Logística Empresarial
INTERNACIONALIZAÇÃO. A INTERNACIONALIZAÇÃO A internacionalização implica em expandir as atividades da empresa para além das fronteiras nacionais. É uma.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
AMBIENTES DE MARKETING
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
O que é Planejamento de Marketing? Plano de Marketing
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Logística Guilherme Zirke Junior Operação e Distribuição Física.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
A ECONOMIA GLOBALIZADA
Estratégia de Marketing
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
COMÉRCIO INTERNACIONAL
10- INTERAÇÃO VENDAS X DISTRIBUIÇÃO 1- O que é trade marketing? Somando a diversificação das mídias, a especialização dos canais de vendas e a dificuldade.
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
FATORES DETERMINANTES DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 Marketing Internacional KEEGAN, Warren J. Marketing Global. 7ª Ed. São Paulo: Prentice Hall, Cap. 1 Aula 1 Introdução.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Fundamentos e conceitos da Logística Profª Carina Coloni
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Supply chain- cadeia de suprimentos ou de abastecimentos Professor: Nei Muchuelo.
1 Comércio Internacional – PESQUISA DE MERCADOS Profa. Ana Ushijima – Comércio Exterior Competitivo – Aduaneira – José Manoel Cortiñas Lopez; Marilza Gama.
Transcrição da apresentação:

MARKETING Atividade que ajusta a oferta da empresa à demanda do mercado, objetivando atender às necessidades e desejos do consumidor. Sua administração consiste em criteriosas decisões sobre o que produzir, em que quantidade, a quem oferecer, quando e a que preço. A prática de marketing inclui técnicas e métodos para que seja oferecido o produto certo para o cliente certo no tempo e lugar certo.

MARKETING INTERNACIONAL Realização das atividades empresariais que direcionam o fluxo de bens e serviços para o exterior, visando a obtenção de lucro por meio da satisfação dos desejos e necessidades dos consumidores. Exige uma visão global que perceba todas as áreas: a natureza e o tamanho do espaço de oportunidades, quem são os clientes, em que cultura estão inseridos, quais são seus desejos e necessidades, o que influencia e transforma essas necessidades, quem são os competidores reais e potenciais.

MARKETING MIX OU COMPOSTO DE MARKETING Conjunto de elementos através dos quais objetiva-se atingir um melhor ajustamento entre a oferta que a empresa faz ao mercado e a demanda existente. Condições necessárias para a prática do marketing: . Necessidade de consumo; . Existência do produto a ser consumido; . Comunicação entre ofertante e consumidor; . Condições de consumo.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS - MARKETING MIX São os elementos conhecidos como os 4 P's: Produto: incluindo suas características, qualidade, marca, design e embalagem; Preço e seus elementos: preço básico, descontos e prazos de pagamento; Praça: abrangendo os pontos de venda, canais de distribuição e distribuição física (transporte, armazenagem); Promoção: propaganda, publicidade, promoção de vendas, relações públicas, etc. No processo de internacionalização, o composto de marketing deve ser trabalhado de forma coordenada para proporcionar à empresa as melhores possibilidades de inserção de seu produto no mercado.

MARKETING PARA O MERCADO DOMÉSTICO E PARA O MERCADO EXTERNO As ferramentas de marketing internacional são basicamente as mesmas do marketing doméstico. Sua aplicabilidade, no entanto, é bastante diferenciada, visto que os ambientes internacionais acrescentam diferentes níveis de incerteza. No marketing doméstico, a estratégia é desenvolvida conforme as informações sobre as necessidades e desejos dos consumidores domésticos, as tendências setoriais, ambientes econômico, tecnológicos e político desse mercado.

Nos negócios internacionais, as incertezas são ainda maiores, pois além das já existentes no mercado doméstico, se agregam às inerentes ao mercado externo em que se está operando. Além das forças políticas, ambientes econômicos e estrutura legal, deve-se conhecer as diferenças culturais significativas. Diferenças inerentes ao meio ambiente e à cultura da população, exemplificadas por idioma, vestuário, moradia, comunicação, hábitos de consumo, estarão presentes. O conhecimento dos regulamentos do mercado-alvo, que visam, por exemplo, proteger a saúde e segurança dos consumidores, aspectos da legislação local, assim como interesses econômicos e ambientais, deve ser preocupação constante do profissional envolvido na implementação de estratégias para venda de seus produtos no mercado internacional.

ORIENTAÇÕES ADMINISTRATIVAS SOB O FOCO INTERNACIONAL Orientações Etnocêntricas Seu país é superior ao restante do mundo; Um produto que teve sucesso em seu país fatalmente terá sucesso em qualquer lugar, sem necessidade de qualquer adaptação, devido a sua superioridade; Oportunidades em outros países podem ser ignoradas; Operações internacionais são consideradas secundárias ou são subordinadas às operações nacionais; O mercado externo é um meio de recolocar excedentes de produção destinados ao mercado interno; Não se interessam em pesquisar mercados externos e não fazem alterações importantes no seu produto, visando adaptá-los ás necessidades e desejos do consumidor do mercado externo.

Orientações Policêntricas Contrário das Etnocêntricas Acredita que cada país onde opera tem características únicas que o difere dos demais Cada subsidiária usa estratégias específicas para obter sucesso, desenvolvendo seu próprio negócio. Empresas Multinacionais

Orientações Regiocêntricas Consideram-se as regiões, e não os países, como únicos. Assim, tenta-se definir estratégias integradas de negócio na região. MERCOSUL, ALADI Orientações Geocêntricas - Vê o mundo inteiro como mercado potencial.

FATORES QUE AFETAM O MARKETING INTERNACIONAL Globalização: a economia mundial atravessou mudanças radicais nas últimas décadas. As distâncias, tanto geográfica quanto cultural, foram reduzidas pelas novas tecnologias. As empresas expandem sua área de atuação, compra e fabricação e, as multinacionais se proliferam. Formação de blocos regionais: paralelamente ao processo da globalização verifica-se outro processo no sentido de integração política, econômica e social de países em esferas regionais. Esse processo tende a privilegiar o comércio intra-regional em detrimento dos produtos originários de terceiros países (países não participantes do bloco). O comércio com terceiros deve, cada vez mais, ficar limitado aos itens não produzidos na região.

Mudanças tecnológicas: o mercado internacional tem sido afetado pelo desenvolvimento tecnológico, notadamente nas áreas das telecomunicações, biotecnologia e medicina. As novas tecnologias conduzem à inovação crescente e as preferências do consumidor tomam-se difíceis de prever. Provavelmente serão bem-sucedidas as empresas que conseguirem se antecipar e compreender as mudanças nas necessidades e desejos do usuário final. Mudança na concepção de serviços: há alguns anos os serviços passaram a ser considerados formas de criação de valor. São necessários à manufatura (projetos, controle de qualidade, logística, etc.) e responsáveis por grande parcela dos custos dos bens.

Mudanças demográficas: estudos demonstram que todos os países industrializados estão enfrentando as mesmas tendências - índice de crescimento mais rápido da faixa etária de 50 a 54 anos e, redução do crescimento da população como um todo. As empresas precisam assimilar o que isso significa para seus produtos. Preocupações com o meio ambiente: o aparecimento de uma consciência sobre meio ambiente é uma força social importante. Internet e o comércio eletrônico: com a Internet o comércio está ganhando fronteiras mais amplas. O comércio eletrônico é um mercado emergente, com perspectivas de crescimento inimagináveis.