Disciplina: Administração de Marketing Profa. Remédios Antunes.

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Disciplina: Administração de Marketing Profa. Remédios Antunes

CONCEITOS DE MARKETING O marketing veio aparecer formalmente apenas no início do século XX, em virtude de questões e problemas que foram negligenciados por sua ciência-mãe, a Economia, que o via como uma forma de maximizar os lucros, unicamente sob o critério da sensibilidade do consumidor a preços (KOTLER, 1995).  Apesar do marketing ser uma das disciplinas de ação mais recente do homem, é também uma das mais antigas profissões do mundo. Schewe e Smith (1982), afirmam que já no ano de a. c., as pessoas se especializavam em diferentes ofícios e realizavam trocas de artigos fabricados artesanalmente;

CONCEITOS DE MARKETING O papel do marketing é definir as necessidades não satisfeitas, de forma a colocar no mercado produtos ou serviços que, ao mesmo tempo, proporcionem satisfação dos consumidores, gerem resultados auspiciosos aos acionistas e ajudem a melhorar a qualidade de vida das pessoas (COBRA, 1992); Kotler e Armstrong (1998, p.3) afirmam que vendas e propaganda são apenas a ponta do iceberg do marketing. São meras partes de um grande composto de marketing (ou mix de marketing); Como salientou Levitt (apud BOONE & KURTZ, 1998, p. 8), marketing é diferente de venda como química de alquimia, astronomia de astrologia, jogo de xadrez de jogo de damas.

MIX DE MARKETING OS 4 PS DO MARKETING Produto Preço Praça/ Distribuição Promoção  É o conjunto de ferramentas que os profissionais de marketing utilizam para obter os objetivos de marketing no mercado- alvo.  McCarthy classificou essas ferramentas em quatro grupos: Produto, preço, praça e promoção.

MIX DE MARKETING Produto: proporciona benefícios reais ou percebidos com a finalidade de satisfazer as necessidades e os desejos do consumidor através de um conjunto de atributos tangíveis e intangíveis.  Preço: estabelece uma base para culminar numa troca entre as partes.

MIX DE MARKETING Praça/Distribuição: torna um produto ou serviço disponível para o uso ou consumo através de um conjunto de organizações interdependentes envolvidas no processo. Promoção: trata das várias atividades da empresa responsáveis pela comunicação e promoção de seus produtos ao mercado-alvo através do desenvolvimento de propaganda, marketing direto, promoção de vendas e relações públicas.