Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Planejamento Estratégico de Marketing
Advertisements

ESTRATÉGIAS DE MARKETING
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING
ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
Como lidar com a concorrência
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EMPRESARIAL
Estratégia Empresarial
Por que Planejar ? Ambiente Competitivo Onde estamos ? O que somos ?
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
Etapas do Planejamento Estratégico
Planejamento Estratégico do PGQP
VENDAS NO CONTEXTO ORGANIZACIONAL
“Não é isso que importa, que eu tenha uma opinião diferente do outro mas sim, que o outro venha a encontrar o certo, a partir de si próprio, se eu contribuir.
Estratégias do agronegócio
ESTRATÉGIA DA PRODUÇÃO
Xlll Encontro Empresarial Marketing e Ética Empresarial: Coexistência Possível? Profª Heloisa Leite Brasília, 30 de outubro de 2012.
PLANO DE NEGÓCIO.
GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
BENCHMARKING.
Estratégias Competitivas de Marketing
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
Gestão por Competências
Equipe de Gestão.
conhecimentos em resultados
PRÁTICA PROFISSIONAL E ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Estratégia no nível de negócios
Análise de ambiente Uma vez estabelecida a visão e a missão da empresa é necessário investigar aspectos do ambiente que envolve o negócio, visando preparar.
A Empresa - Cultura Missão: Visão (Maior para Melhor):
Gestão Farmacêutica – Análise ambiental e interna
A importância dos RECURSOS HUMANOS na empresa moderna.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Planejamento Organizacional Integrado
Carlos Visão Global Social
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Planejamento Estratégico
FUNDAMENTOS Todo negócio tem uma MISSÃO a cumprir
Gerenciamento com o Livro Aberto (Open-Book Management)
Processo do Negócio Empresarial: Alinhando a Organização e as Pessoas.
MISSÃO O que é? É a expressão da razão da existência da empresa.
Plano de negócio.
PLANEJAMENTO E AÇÃO EMPRESARIAL
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
ESTRATÉGIA: Forma de dispor seu exército em um campo de batalha.
Posicionamento Estratégico
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
O PLANO DE MARKETING.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Desafios na gestão em busca de resultados Adriana Furquim Noponto Consultoria em Negócios de Alimentação.
Áreas de concordância quanto ao conceito de estratégia
FASES DE IMPLANTAÇÃO DO MODELO CELULAR
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
CONCORRÊNCIA.
MARKETING EM HOTELARIA
PLANEJAMENTO DE COMUNICAÇÃO I PROFª MARA DIOTTO Levantamento e Utilização de um briefing AMBIENTES (MACRO, EXTERNO E INTERNO) RISCOS E OPORTUNIDADES (HISTÓRICO.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
Gestão Estratégica de Negócios
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Cenário Cultural da Cidade de Natal
O processo de entrega de valor Vender o produto Seqüência do processo físico tradicional Fabricar o produto Projetar, Suprir, Fabricar Anunciar, Vender,
PLANO DE NEGÓCIOS Plano de Marketing.
Planej Estratégico Corp. em nível de divisão
Transcrição da apresentação:

Planejamento Estratégico para Coordenadores de Cursos

Missão Visão Valores Objetivos

Ambiente externo (ameaças oportunidades) Análise SOWT Ambiente Interno (forças fraquezas

Visão A Visão é um sonho de longo prazo, que é, essencialmente, um sonho que nunca será atingido. Pode parecer fora de propósito, mas o objetivo aqui é justamente que a Visão esteja sempre um pouco fora de alcance. A perseguição desse sonho é o que deve manter sua empresa viva e deve estar bem expresso no business plan.

Exemplos de Visão 3M "Ser reconhecida como uma empresa inovadora e a melhor fornecedora de produtos e serviços que atendam ou excedam às expectativas dos clientes.“ Itaú "Ser o banco líder em performance, reconhecimento sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo do marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

Missão A Missão é aquilo para o qual você, considerando a visão, estabeleceu para sua empresa cumprir ao longo do tempo. Deve ser desafiadora, mas atingível. Uma declaração de missão bem feita deve deixar claro que você entende qual é o negócio, tem uma estratégia definida e sabe como atingir seus objetivos.

Alguns erros a evitar nesta tarefa: Não despeje descrições do seu negócio sobre uma folha de papel; Não escreva de maneira a aborrecer o leitor. Use linguagem simples, sem jargão; Não escreva uma tese de mestrado. Bastam algumas linhas; Não finja emoção que não existe. Se a declaração parecer artificial, o leitor pensará o mesmo de sua empresa; Não minta, nem para si mesmo, nem para os outros. Não confunda o termo "visão" com "ilusão"; Não se esqueça de colher subsídios de tantos empregados quantos forem necessários, mas não se esqueça que a Visão parte do líder da empresa, sendo tarefa absolutamente não delegável.

Exemplos de Missão Citibank "Oferecer qualquer serviço financeiro em qualquer país, onde for possível fazê-lo de forma legal e rentável." McDonald's "Servir alimentos de qualidade com rapidez e simpatia, num ambiente limpo e agradável.“ Honda "Esmagar, espremer e massacrar a Yamaha"

Valores Princípios culturais e morais que norteiam o comportamento do corpo social da organização.

Exemplos de Valores 3M Agir com honestidade e integridade inflexíveis em tudo o que fazemos. Satisfazer nossos clientes com tecnologias inovadoras e qualidade superior, valor e serviço. Oferecer retorno atraente aos investidores por meio de crescimento sustentável e global. Respeitar o ambiente físico e social no mundo todo. Desenvolver e reconhecer a diversidade de talentos, iniciativas e a liderança de nossos funcionários. Conquistar a admiração de todos os envolvidos com a 3M em todo o mundo.

“Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo.” Exemplos de Valores Banco Real “Integridade, respeito, trabalho em equipe e profissionalismo.” Alcoa “Integridade, segurança e saúde, qualidade e excelência, pessoas, responsabilidade.”

Objetivos: Atenda às exigências e expectativas legais Mas,.......... atenda seus objetivos, Mensuráveis Ex. formar profissionais qualificados, que compreendam a realidade competitiva dos negócios e utilizem o instrumental mercadológico de modo a inserir com competência os produtos e serviços oferecidos pelas empresas em seus respectivos mercados de atuação, atraindo e mantendo clientes

Objetivos (do Coordenador, ou melhor do curso): Mas,.......... atenda seus objetivos, Mensuráveis Quantos profissionais qualificados? Quantos formandos ocupando posições estratégicas no primeiro ano de formado? Quantos melhorarão sua competitividade a partir do segundo ano de curso?

Indicadores de desempenho É importante definir indicadores Como saber se os resultados estão sendo alcançados? Quais os indicadores: ex. Resultado do ENADE, porcentagem de melhoria profissional a partir do 2 ano de curso.

Compatibilidade: Planejamento x Orçamento: Você conhece o orçamento do curso? Integrar o Planejamento com o orçamento. Não adianta estabelecer objetivos eficazes se não são exeqüíveis economicamente.

Nas diretrizes da estratégia BASF 2015 destaca-se um dos principais objetivos da empresa e que exprime claramente o que queremos - Formar a melhor equipe na indústria!

Processo de Implementação da Estratégia Análise do Ambiente Análise da Situação Atual Definição de Objetivos e Estratégias Estratégias Táticas e Operacionais Execução e Avaliação Análise de Pontos Fracos e Fortes

Análise do Ambiente Análise do Ambiente

Análise do Ambiente Análise do Ambiente

Análise das Áreas Funcionais

Comparação de desempenho com similares Análise das Áreas Funcionais Benchmarking Comparação de desempenho com similares “Benchmarking: processo contínuo de comparação aos mais fortes concorrentes, ou às entidades líderes em seus ramos de atividade ” (adaptado de David T. Kearns da Xerox Corporation)

Benchmarking

Elementos básicos de um plano estratégico Missão Objetivos Estratégias

Freemn (1997) Ofensiva Dependente Defensiva Tradicional Imitativa Oportunista

Estratégia segundo Ansof Autor Estratégias Significado Ansof* Penetração no mercado Exploração de cursos tradicionais em mercados tradicionais Desenvolvimento de Mercados Cursos tradicionais em novos mercados Desenvolvimento de Produto Cursos novos em mercados tradicionais Diversificação Cursos novos em novos mercados * Trocamos Produto por Curso

Vender outros para nossos alunos Vender para os egressos e alunos atuais Vender para novos candidatos Mercado Atual Novo Cursos Atuais Curso Novo

Estratégia segundos Porter Autor Estratégias Significado Porter Diferenciação Identidade forte do curso (produto) Liderança no custo Baixo custo e baixo preço do curso (produto) Foco Atuação em nichos de mercado

Estratégia segundo Miles e Snow Autor Estratégias Significado Miles e Snow Defesa Permanência no mesmo mercado Prospecção Busca de novas oportunidades Análise Atuação em dois tipos de mercado Reação Incapacidade de fazer ajustes

Estratégia segundo Certo Autor Estratégias Significado Certo Estabilidade Permanência no mesmo mercado Crescimento Busca de novas oportunidades Redução de despesas Eliminação de desperdícios Exemplo de Estratégia implementada (clicar) Dificuldade Impar, para as IES Isoladas: Lentidão dos Processos no MEC

Ou FODA (fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças) Análise SWOT (“Strengths” = Forças; “Weaknesses” = Fraquezas; “Opportunities” = Oportunidades e Threats = Ameaças) Ou FODA (fortalezas, oportunidades, debilidades e ameaças)

http://sites.360graus.pt/UserFiles/Image/webmarketing/analise-swot-web-marketing/diagrama-swot.gif

Trabalho em Equipe (clicar) http://www.ocoruja.com/img/post/analise-swot-cirque-du-soleil.jpg