Canais de distribuição É o processo de entregar o produto fabricado até o consumidor final Empresas que compõe uma atividade de entrega do produto que sai do fabricante até o consumidor final.
Política de canais de distribuição Distribuição direta: o fabricante procura alcançar o consumidor final sem utilizar intermediários. Redução da dependência estratégica Contato direto com o consumidor Redução da concorrência no âmbito do canal Atendimento especializado de entrega Maior rentabilidade
Distribuição exclusiva Ocorre quando a empresa utiliza um ou poucos intermediários. Nesse caso o intermediário se dedica exclusivamente a linha de produtos do fabricante Empresas que atendem a segmentos específicos Exemplo: distribuidoras farmacêuticas
Distribuição seletiva Permite a empresa a atingir um número razoável de canais sem popularizar seu produto exemplo: segmentos de moda utilizam canais seletivos
Distribuição intensiva A empresa busca alcançar o máximo de sua capacidade de distribuição a distribuição é intensiva, de produtos de consumo, de compra freqüente e preços baixos. Exemplo: Coca-cola, cigarros, cervejas
Formatos de varejo Varejistas de mercadorias: lojas de departamentos e de desconto Varejistas de linhas limitadas: lojas de especialidades e off-price Varejo alimentar: supermercados, hipermercados, lojas de conveniência, vizinhança Lojas de fábrica
Shopping Centers São aglomerações de lojas, planejadas de forma a atender amplo conjunto de necessidades do comprador O número, tamanho e o formato das lojas irão compor de forma planejada o complexo de lojas As lojas-âncoras geram tráfego para todo o complexo de lojas As lojas-âncoras são supermercados, lojas de departamentos e de variedades
Conflito no canal de distribuição É comum dado a complexidade do relacionamento entre os integrantes do canal causas: 1- exclusividade 2-prazo de entrega 3-preço