A Relação Cliente + Consultor Para inserir o logotipo da empresa neste slide No menu 'Inserir' Selecione 'Figura' Localize o arquivo com o logotipo Clique em OK Para redimensionar o logotipo Clique sobre o logotipo. As caixas exibidas fora do logotipo são as 'alças de redimensionamento'. Use-as para redimensionar o objeto. Mantendo a tecla shift pressionada antes de usar as alças de redimensionamento, as proporções do objeto serão mantidas. A Relação Cliente + Consultor Jayme Teixeira Filho Informal Informática
A Relação Cliente + Consultor Transição para Serviços Era do Conhecimento Busca de Empregabilidade
A Relação Cliente + Consultor Objetivos: Apresentar estratégias de relacionamento Discutir papéis e abordagens Trocar experiências “Seven Strategies for a Successful Client-Consultant Relationship”, by Karen Lawson, Lawson Consulting Group (www.LawsonCG.com), ASTD’98, CA, USA. Informal Informática
A Relação Cliente + Consultor O Contexto da Relação Clientes Consultores Tipos de Relações Consultoria em T.I.
A Relação Cliente + Consultor Estratégias de Lawson (RESPECT) Responsiveness Expectations Solutions Paternships Ethics Communication Trust
A Relação Cliente + Consultor Responsiveness Busca conjunta de respostas às necessidades de ambos. Propostas, negociação, informações, disponibilidade, espaço de atuação.
A Relação Cliente + Consultor
A Relação Cliente + Consultor Expectations Clareza para ambos do que um espera do outro. Contrato, produtos, abrangencia, objetivos, prazos, custos, métodos, atribuições, responsabilidades, confidencialidade, pagamento.
A Relação Cliente + Consultor Solutions Foco na solução do problema do cliente. Identificação das necessidades do negócio, análise do contexto, ligação com objetivos estratégicos, pesquisa de informações, medição de performance. Psicologia, Sociologia, Antropologia e Política. Mais perguntas do que respostas...
A Relação Cliente + Consultor Paternships Esforço colaborativo na busca de soluções, com responsabilidades mútuas. Cliente: líder do projeto. Consultor: agente de mudança. Seleção de um consultor é essencial. “Seleção” do cliente é questão de sobrevivência.
A Relação Cliente + Consultor Selecionando um consultor… Experiência - Conhecimento Resultados anteriores - Qualidade Imagem - Profissionalismo Envolvimento - Compromisso Outros clientes - Reconhecimento Abordagem - Métodos Recursos - Flexibilidade Agilidade - Habilidade Empatia - Preço
A Relação Cliente + Consultor Ethics Ética, do grego “ethos” (costume), em filosofia, é o estudo dos princípios que regem a conduta humana e das idéias morais. Ética, em Administração, é o conjunto de princípios morais que regem o comportamento do indivíduo na organização. A Ética é socialmente construída.
A Relação Cliente + Consultor Communication Capacidade e habilidade de questionar, ouvir, dar e receber feedback e negociar. Demanda atenção a o que, como, quando e quanto comunicar. Envolve planos, cronogramas, orçamentos, pautas, agendas, resumos,atas, follow-ups, relatórios, apresentações, etc..
A Relação Cliente + Consultor Trust Confiança é decorrente dos outros seis fatores, é vago e difícil de definir, e é crucial para a relação. Confiança é uma coisa que levamos a vida inteira construindo, mas que pode ser destruída de uma hora para outra. Tem a ver com honestidade, coerência e consistência.
A Relação Cliente + Consultor Visão Crítica USA x Brasil x Europa x Japão x… Reflexão x Prescrição Consultor Interno x Externo Cliente: porte e cultura organizacional Consultor: especialidade e porte Relação: ambiente político na empresa Percepção e Criatividade ARTE
A Relação Cliente + Consultor Perfil para Consultoria Flexibilidade - Auto-motivação Pro-atividade - Trânsito Cultural Negociação - Gestão do Tempo Inovação - Experiência
A Relação Cliente + Consultor Outras fontes… Wareham, J.. Grandes Segredos de um Headhunter.SP: Best Seller,1995. Weinberg, G.. Consultoria : O segredo do sucesso. SP: McGraw-Hil, 1990. consulting-tools@makelist.com
Gestão do Conhecimento Informal Serviços e Consultoria em Informática www.informal.com.br Rua do Catete, 311 gr 1311 Catete - Rio de Janeiro - RJ 22 220 - 001 (021) 556 7903 GESTAO@INFORMAL.COM.BR JAYMEFILHO@OPENLINK.COM.BR