PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO SERVIÇOS Duráveis Não duráveis
PRODUTO TURÍSTICO BENS DE CONSUMO: aspectos tangíveis, possuem referenciais adotados na avaliação do padrão de qualidade. Duráveis: máquinas, refrigeradores, ferramentas, roupas, etc. - Não Duráveis: sabão, cerveja, sal, etc.
PRODUTO TURÍSTICO SERVIÇOS - Distinção básica : 1. Produto estático: - bem não estocável, não é um bem móvel. É uma representação imaginária do que o produto pode proporcionar: lugar agradável, estruturas transportes, acomodações, etc.... - Produto consumido na destinação.
PRODUTO TURÍSTICO 2. Riscos com a demanda : controle de qualidade. produto vulnerável a variações na demanda - Para haver lucratividade, precisa ser consumido sem interrupções. Dificuldade de estabelecer padrões de qualidade por causa das condições de consumo. (Critérios de avaliação bem menos uniformes e específicos )
Fatores que induzem o consumidor: Atratividade: apelo que a localidade exerce ao turista; O pacote turístico: Conjunto de serviços oferecidos -Prestatividade: Conjunto esforços de atendimento resulta na qualidade do serviço. (incorporado ao produto)
Principais características intangibilidade Perecibilidade simultaneidade heterogeneidade baixa elasticidade da oferta demanda derivada
Componentes do Produto Turístico 1. Atrações no destino e meio ambiente: Oferta Turística - Conjunto dos diversos recursos que o receptivo possui para serem utilizados em atividades designadas como turísticas de natureza natural e artificial. Atrativos Naturais Atrativos Artificiais
2. Instalações e serviços a) SERVIÇOS PÚBLICOS DE APOIO Viabilizam o fluxo turístico na destinação turística e diferem dos serviços turísticos por não ter no turista os seus únicos usuários.
b) INFRA-ESTRUTURA BÁSICA Viabiliza a atividade, a implantação de toda estrutura turística pela disponibilidade de insumos básicos. “Capacitação de recursos humanos” turismo atividade econômica prestação de serviços
3. Acessibilidade ao destino ( logística): Aspectos determinantes: Custo * Infra-estrutura Velocidade * Equipamentos - Conveniência *Fatores operacionais:
4. Imagem e Percepção do Destino 5. Preço para o Consumidor Diferente por abranger opções amplas com variedade de produtos. - É a soma do custo da viagem, acomodação e participação em instalações e serviços oferecidos.
Ciclo de vida das destinações turísticas - estudos e medidas que determinam à estratégia de lançamento e sustentação de um produto ou serviço garantindo seu êxito comercial.
Serviços turísticos adequados Serviços turísticos adequados. - Publicidade e promoção - Canais de distribuição. - Preço Maior competitividade = aumento da oferta em diferentes núcleos receptores