CAPÍTULO 3: AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA E VANTAGEM COMPETITIVA J. B. BARNEY, W. S. HESTERLY CAPÍTULO 3: AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA Grupo: Cecília Monferrari Hadassa Fontes Luiza Garretto
agenda Visão baseada em recursos O modelo VRIO Aplicação do modelo VRIO Dinâmicas competitivas Implicação da visão baseada em recursos Análise interna em um contexto internacional
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modelo vbr Visão Baseada em Recursos (do inglês RBV): Recursos e capacidades são fonte de vantagem competitiva Recursos: ativos tangíveis e intangíveis controlados por uma empresa Capacidades: recursos que permitem aproveitar outros recursos
modelo vbr Recursos: Financeiros Físicos Individuais Organizacionais
SUPOSIÇÕES CRÍTICAS DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS Heterogeneidade dos recursos Imobilidade dos recursos
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AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA VRIO: Modelo teórico que surge para explicar como capacidades internas podem gerar uma vantagem competitiva sustentada Pressupõe-se que os recursos são heterogêneos e imóveis
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA permitem à empresa beneficiar-se das oportunidades ou neutralizar as ameaças em seu ambiente externo são possuídos por poucos ou mesmo nenhum dos concorrentes atuais ou em potencial outras empresas não conseguem obtê- los ou necessitam incorrer em uma desvantagem de custos para obtê-los podem ser explorados pela organização VALIOSOS RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA VALIOSOS Exploram oportunidades e neutralizam ameaças. Aumentam os lucros da organização reduzindo custos ou aumentando a vontade do consumidor de pagar mais pelo(s) produto(s). Ex: Nova tecnologia RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA Um recurso valioso não gera vantagem competitiva sustentada quando muitas empresas o possuem. Para que um recurso seja raro menos da metade dos concorrentes podem tê-lo. VALIOSOS RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA Outras empresas não podem ser capazes de duplicar ou substituir o mesmo recurso. Um recurso inimitável usualmente se origina em: Condições Históricas Ambiguidade casual Complexidade Social VALIOSOS RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA Condições Históricas: Condições únicas referentes a tempo ou local. Ex: Localização Física Ambiguidade casual: O recurso que gera a vantagem competitiva não pode ser identificado Complexidade Social: Referente à relações sociais, cultura da organização, reputação, entre outros. VALIOSOS RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA VALIOSOS A organização deve estar bem estruturada para explorar ao máximo o potencial oferecido por seus recursos e capacidades internas. Ex: XEROX RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO
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AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA VALIOSOS RAROS INIMITÁVEIS ORGANIZAÇÃO VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTADA RECURSOS HETEROGÊNEOS E IMÓVEIS
AVALIAÇÃO DAS CAPACIDADES INTERNAS DE UMA EMPRESA VRIO Framework
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IMITAÇÃO E DINÂMICA COMPETITIVA EM UM SETOR Considerando que determinada empresa tem vantagem competitiva, com deveriam responder as outras empresas do setor? As decisões das demais empresas definem a natureza das dinâmicas competitivas: Não responder Mudar algumas de suas táticas de negócio Mudar sua estratégia
NÃO RESPONDER À VANTAGEM COMPETITIVA DE OUTRA EMPRESA A empresa pode ter sua própria vantagem competitiva Não possuir os recursos necessários e capacidade para responder Desejar diminuir o nível de rivalidade do setor: cooperação tácita Pequeno numero de empresas Produtos e custos homogêneos Líder de mercado Altas barreiras de entrada
Mudar a tática em resposta à vantagem competitiva Táticas: ações especificas que a empresa empenha para implementar sua estratégia. Paridade competitiva e vantagem competitiva temporária Capacidade inovadora como vantagem competitiva sustentável
Mudando estratégias em resposta à vantagem competitiva Acontece quando a estratégia de uma empresa tira a vantagem competitiva da outra Mudanças no mercado Dificuldade de abandonar as estratégias tradicional Mudanças planejadas
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IMPLICAÇÃO DA VISÃO BASEADA EM RECURSOS Vantagem competitiva é responsabilidade de todos os funcionários Paridade competitiva e vantagem competitiva Fazer o que a concorrência faz X explorar seus próprios recursos Custo de implementação da estratégia menor que o valor de sua implementação Recursos socialmente complexos: autonomia dos funcionários, cultura empresarial e trabalho em equipe Papel da organização: estrutura, sistema de controle e políticas de remuneração
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Análise interna em um contexto internacional Tirar proveito das vantagens dos recursos e capacidades atuais em novos mercados geográficos Desenvolver novas vantagens de recursos e capacidades ao operar em novos mercados geográficos
FIM