Os caminhos para um ótimo profissional de marketing.

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Transcrição da apresentação:

Os caminhos para um ótimo profissional de marketing

Administração Mercadológica 2 Rogério dos Santos Morais -Mestre em administração -Pós graduação em RH -Pós em metodologia do ensino superior -Mecânica geral pelo Senai - Dois livros publicados

O Que é marketing ? 3 “Marketing significa comunicar a personalidade de uma empresa a fim de criar uma presença única e torná-la visível”. Exemplo: (?) Regis McKenna

O Que é marketing? 4 - Administração de mercados, com suas variáveis controláveis e incontroláveis e grande parte de seu sucesso depende de muita criatividade com as estratégias. - O que é estratégia?

O Que é Estratégia ? 5 É o caminho que usa para se chegar a um determinado objetivo e ou meta. Deve ser inovador. Tem que surpreender o oponente. Não tem 100% de lógica. Pode ser aprendido. É uma arte.

O que leva uma empresa ao sucesso? 6 Resposta: possuir e explorar uma vantagem competitiva. Como se chegar a uma vantagem competitiva? Resposta: O que é vantagem competitiva? Resposta:

Um bom profissional de marketing tem que ser estrategista? 7 Resposta: ???????? Exemplos de bons estrategistas: -Caso Gol -Relógio digital

8 Que tipos de estratégias Podem ser usadas? Resposta: Primeiro – você precisa fazer uma análise do ambiente de marketing. Quais são os pontos do ambiente de marketing? r. - Os concorrentes; - seus posicionamentos de mercado; Pão de Açúcar. (o que é posicionamento de mercado? Como sei qual o meu posicionamento?; - os nichos de mercado; (o que é nicho de mercado);

-Variedade de produtos - Qualidade - Design - Características - Nome da marca - Embalagem - Tamanhos - Garantias - Serviços Produto - Lista de preços - Descontos - Formas de pagamento - Termos de crédito - Canais - Cobertura - Sortimentos - Localização - Transporte - Propaganda - Venda Pessoal - Promoção de vendas - Relações Públicas - Merchandising Estratégia dos 4 P’s “Mix de Marketing” Preço Promoção(comunicação) Praça Consumidores- Alvo Posicionamento Pretendido

10 “P” do Produto Produto com diferencial:

11 Estratégia de Relacionamento em mkt. Concessionária Sartun: fotos Ei, você Verbas para almoços Convenções

12 Estratégia de preço em marketing Erros mais comuns de preço: - preços demasiadamente orientado para os custos; - preços que não são revistos com freqüência.

13 Algumas determinações de preço - Preço de penetração; - Preço geográfico; - Preço promocional.

Marca Pode ser um nome, termo (SatLog), sinal, símbolo, desenho, uma combinação. Exemplos da importância de uma marca: Kenzo - $ 250,00 Victor Hugo Pingüim em Ribeirão Preto. As qualidades desejáveis para uma marca: -Sugerir algo a respeito do produto -Fácil de pronunciar e lembrar. Omo -Deve ser inconfundível -Deve ter pronunciamento fácil em outra língua. -Não deve a restrições legais

Olha só o pessoal de marketing trabalhando Quando você conhece a marca somente pela logomarca. Pense Nike; -Mac Donalds; -Anhanguera -etc

Estratégia de Segmentação O fundamento é que um produto comum não satisfaz as necessidades de todos os clientes. Não podemos atender todos os clientes da mesma maneira. O ideal, é reunir grupos com características, preferências e gostos semelhantes.

Segmentação É o ato de dividir o mercado em grupos distintos ou de necessidades diferentes. Deve identificar se quer segmentar por: - geografia (raio de ação) - demografia - comportamental (suco de laranja em hotéis) - psicografia: classe social, personalidade, estilo de vida

Tipos distribuição Intermediários = os fabricantes usam intermediários para levar os produtos ao mercado. Os intermediários compram dos fabricantes e vendem em quantidades menores.

Três tipos de estratégias intermediários: - distribuição intensiva (atender o maior número possível de pontos de venda) - distribuição exclusiva (limitam o número de intermediários) - distribuição seletiva (usa mais que um intermediário, mas escolhe quem deve trabalhar com seus produtos).

Intermediários de MKT Multicanais = vários canais de distribuição. Própria = a própria empresa faz a distribuição.

Comunicação Não basta desenvolver o produto, segmentar, criar preços estratégicos, deve-se comunicar ao público alvo.

Processo de comunicação Levantamento dos contatos potenciais Quais veículos de comunicação terão mais contato. Ex. TV, rádio, revistas, jornais, sites, folder, etc. Qual influência terá cada uma dos veículos de comunicação no processo de compra? Qual será o mais atrativo? Qual orçamento tenho disponível?

Quais são as cinco ferramentas da comunicação? 1. propaganda 2. promoção de vendas 3. marketing direto 4. venda pessoal 5. relações públicas, marketing de relacionamento.

Propaganda

Propaganda deve chamar a atenção A Parmalat usava crianças e time de futebol.

e.flyers Forma de anunciar e convidar para um evento de forma virtual

Marketing de direto É todo contato direto com o cliente alvo, que não seja pessoal. Ex.mala direta, , telemarketing, S.A.C.

Promoção de vendas Concursos, sorteios, descontos, amostra grátis, leve três pague dois, brindes, etc

Venda Pessoal Contato direto com Cliente.

Uma propaganda deve: Sincera e verdadeira; Não deixar mal entendido; Estabelecer o desejo de compra.

MERCHANDISING TODA OPERAÇÃO TÁTICA DESENVOLVIDA NO PONTO-DE-VENDA. EX. O PRODUTO NO LUGAR CERTO NO PREÇO CERTO NA QUANTIDADE CERTA IMPACTO VISUAL EXPOSIÇÃO CORRETA

Ciclo de vida do produto Desde seu desenvolvimento até sua morte.

Gráfico do ciclo de vida do produto. Linha vermelha das vendas Desenvol- vimento. introdução crescimento maturidade Declínio (+) Lucro e vendas Linha preta dos lucros Linha vermelha das vendas

Como fazer o gráfico do Ciclo de vida na sua Empresa? $ ,00 $ ,00 Jan 2006Dez 2006 Junho 2007Dez 2007 $ ,00 Como devo fazer a divisão das fases? Total de vendas e ou lucro $ tempo

Ciclo de vida O ciclo de vida do produto é importante, pois orienta a vida competitiva do produto no mercado. A vida do produto pode ser curta ou longa, vai depender do tipo de produto, da marca ou do poder de negociação. Desenvol- vimento. introdução crescimento maturidade Declínio (+) Lucro e vendas

Envolve uma gama de atividades que vão desde a identificação de necessidades de mercado e a sucessiva busca de novas idéias, até o lançamento de novos produtos; DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS

Fatores que facilitam o sucesso de um novo produto: Entendimento profundo das necessidades do mercado; Produto superior e único – superioridade em seus diversos atributos; Lançamento pioneiro em relação à concorrência;

A seqüências das etapas para desenvolvimento do produto 1.Geração das idéias 2.Seleção das melhores idéias 3.Desenvolvimento das idéias 4. Pesquisa. 5. Análise do negócio 6. Desenvolvimento do produto Fase em que as vendas não existem Fase em que só gera custos e despesas. Desenvol- vimento. introdução crescimento maturidade Declínio (+) Lucro e vendas

Ciclo de Vida do Produto INTRODUÇÃO - É um período de baixas vendas e lenta aceitação pelo mercado. -Preços altos -Lucros negativos ou baixos dependendo de onde esteja. - Geralmente com grande capacidade de produção - Altos custos com divulgação. - Não tem concorrentes ou poucos - Muito trabalho do pessoal de mkt para introdução - A intenção estratégica é sempre de aumentar o share.

Crescimento Período de rápida aceitação pelo mercado Preços altos Menos trabalho do pessoal de mkt. Lucros altos dependendo da onde esteja no ciclo Produção a todo vapor O custo diminuem e muito. Poucos concorrentes e crescendo até quase o final dessa fase. Desenvol- vimento. introdução crescimento maturidade Declínio (+) Lucro e vendas

Maturidade Redução e queda nas vendas Já começa a queda nos preços Os lucros começam a cair Época em que o pessoal de mkt deve estar atento a novas oportunidades. Época que a empresa pode usar seus ativos

Declínio Época que não Basta ser bom Marketeiro, deve Começar a rezar É o período que as vendas diminuem e os lucros caem O preço muito próximo do prejuízo. Concorrência muito grande Produção com custos médios Grande necessidade de eficiência operacional Grande controle dos custos Criar várias estratégias de preços e promoções. O ciclo de vida do produto pode ser uma ferramenta importante para o profissional de mkt decidir suas ações de trabalho futuras. Desenvol- vimento. introdução crescimento maturidade Declínio (+) Lucro e vendas

44 Obrigado!