PLANEJAMENTO Profa. Helenita
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL MUDANÇA PROATIVO REATIVO
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL REATIVO Forças que desejam e preservam a estabilidade Apego às tradições Espírito conservador Incapacidade de adaptação a novas situações Processamento negativo do feedback que vem do ambiente
COMPORTAMENTO EMPRESARIAL PROATIVO Forças que impulsionam e desejam a mudança Capacidade de mudança Espírito renovador Antecipação de novas situações Processamento positivo do feedback que vem do ambiente
COMO APRENDER A LIDAR COM A MUDANÇA E SOBREVIVER A ELA? PLANEJAMENTO
DEFININDO A CAPACIDADE DE PLANEJAMENTO UM PROCESSO DESENVOLVIDO PARA O ALCANCE DE UMA SITUAÇÃO DESEJADA, COM O MELHOR USO DE RECURSOS E ESFORÇOS PELA EMPRESA.
VANTAGENS DO PLANEJAMENTO Facilita o posicionamento da organização em relação ao ambiente externo, na medida em que é possível obter maior controle sobre as incertezas que afetam as organizações Possibilita à organização intervir em determinada situação do presente, modificando o futuro da empresa Possibilita o estabelecimento de um padrão de procedimentos, ou comportamentos, coerentes e coordenados entre si, que permite que as diversas áreas da empresa caminhem numa mesma direção
PROCESSO DE PLANEJAMENTO DIAGNÓSTICO PLANEJAMENTO
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO ANÁLISE DO MACROAMBIENTE ANÁLISE DO MICROAMBIENTE Condições econômicas Condições tecnológicas Condições sociais Condições legais Condições políticas Condições culturais Condições demográficas Condições ecológicas Clientes Concorrentes Fornecedores Agências reguladoras
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO AMEAÇAS Força ambiental desfavorável para a empresa OPORTUNIDADES Força ambiental favorável para a empresa
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO Diferenciação conseguida pela empresa que lhe proporciona uma vantagem operacional PONTO FORTE Conhecer e melhor utilizar os pontos fortes Situação inadequada da empresa que lhe proporciona uma desvantagem operacional PONTO FRACO Conhecer e eliminar os pontos fracos
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO ANÁLISE DA SITUAÇÃO ATUAL Entrada de concorrentes potenciais RIVALIDADE ENTRE OS CONCORRENTES Poder dos compradores Poder dos fornecedores Produtos substitutos
PLANEJAMENTO Ferramenta que as pessoas e organizações usam para administrar suas relações com o futuro CARACTERÍSTICAS Intervenção na realidade para alcançar situação desejada Tomar decisões no presente que afetam o futuro
PLANOS: COMPONENTES OBJETIVO: resultado que se pretende alcançar META: quantificação do resultado a ser alcançado ATIVIDADES PRAZOS RESPONSÁVEIS
EFICÁCIA DOS PLANOS ASPECTOS CRÍTICOS Informações Alcance no tempo Freqüência de revisão Formalidade Elasticidade
NÍVEIS DE PLANEJAMENTO REALÍSTICOS DESAFIADORES Plano Estratégico Plano Tático Plano Operacional
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PLANO ESTRATÉGICO DEFINIÇÃO DA VISÃO DEFINIÇÃO DA MISSÃO DEFINIÇÃO DAS ESTRATÉGIAS DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
PLANO TÁTICO Coloca em prática o plano estratégico É o plano que define os objetivos específicos nas diferentes áreas funcionais É um processo sistêmico em que as partes são interdependentes e precisam ser administradas como tal Marketing Finanças Recursos Humanos Produção
DEFINIÇÃO E TIPOS DE DECISÃO TOMADA DE DECISÃO TOMADA DE DECISÃO DEFINIÇÃO E TIPOS DE DECISÃO “Decisão é uma escolha entre alternativas ou possibilidades. As decisões são tomadas para resolver problemas ou aproveitar oportunidades”. (MAXIMIANO, 2008, p. 58).
As decisões podem ser: Decisões programadas: resolvem problemas que já foram enfrentados antes e que se comportam sempre da mesma maneira. Decisões não programadas: são preparadas uma a uma, para atacar problemas novos que as soluções padronizadas não conseguem resolver.
PRCOCESSO DECISÓRIO Decisões Alternativas Avaliação Diagnóstico Problema Figura 4: Fases do Processo Decisório. Fonte: Adaptado pela Docente, a Partir de Maximiano (2008, p. 60).
RACIONALIDADE E INTUIÇÃO NA TOMADA DE DECISÕES Quanto maior a base de informações, mais racional é o processo. Quanto maior a proporção de opiniões e sentimentos, mais intuitivo se torna. A racionalidade e a intuição são atributos humanos complementares e não concorrentes.
FIM DA APRESENTAÇÃO