Fundamentos do Marketing Endomarketing Cultura organizacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Conceitos Básicos em Marketing
COMUNICAÇÃO E PROMOÇÃO
Gerenciando o marketing
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Administração II Profª Eliete Angela Roman Duarte
Marketing: Valor Para o Cliente
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Marketing: Introdução
“Marketing é o processo gerencial de entender e atender o mercado.”
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
CONCEITOS BÁSICOS CLIENTES
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Definições de Marketing
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS E ORGANIZACIONAIS
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Criando Valor para os Clientes
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA EMPRESAS DE SERVIÇOS
Administração de Marketing I
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
ENDOMARKETING.
Introdução Ao Marketing
Função da Administração:
ENDOMARKETING.
Copyright © 2010 Laury A. Bueno – Programa de Pós-Graduação Administração Mercadológica Marketing e a Geração de Valor Criando Valor para os Clientes.
Marketing Criando Valor para os Clientes
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
Administração de Marketing
DEFINIÇÃO DE MARKETING
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Cap. 2 – Satisfação, valor e retenção do cliente
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
Gestão Estratégica de Pessoas
Planejamento Estratégico de MKT
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
BEM-VINDO À DISCIPLINA
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
1 Função Marketing “Tarefa de criar, promover e fornecer bens e serviços a clientes (pf e pj) podendo ser: marketing de bens, serviços, experiências, eventos,
Prof. Ricardo Oliveira. Marketing Mix..
ORIENTAÇÃO PARA EMPRESAS E PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE
Estratégia de Marketing
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
Pesquisa de Marketing ou Pesquisa Mercadológica
Análise Ambiental Mercadológica Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.
Introdução à Administração
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Criando Valor para os Clientes
COMPOSTO MERCADOLÓGICO
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
Administração Mercadológica I
Conteúdo da seção I. Seção I  Definindo o Marketing  Definindo os conceitos fundamentais em marketing  Marketing como uma função da empresa  A evolução.
MARKETING E VENDAS NO SÉCULO XXI As Razões Pelas Quais Todas as Pessoas Precisam Entender Um Pouco de Marketing e De Vendas Quanto Mais as Empresas Se.
Professor André Villaschi Marketing Criando Valor para os Clientes Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter.
BIBLIOGRAFIA CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, 2000 COBRA, Marcos. Serviços: como.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos do Marketing Endomarketing Cultura organizacional Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IES/GF Faculdade de Santa Catarina – FASC Curso de Administração Disciplina: Gestão Mercadológica Fundamentos do Marketing Endomarketing Cultura organizacional Prof. MSc Ricardo Delfino Guimarães

MARKTING Propaganda Vendas Satisfação do Cliente Satisfação do Produtor Fidelidade com o Cliente Pós Venda

DEFINIÇÃO DE MARKETING Desenvolvimento, Produção, Venda e Sustentaçao de um Produto ou Serviço no Mercado. Conjunto de atividades desenvolvidas por uma organização que tem como objetivo satisfazer clientes e fornecedores ( troca).

TIPOS DE CLIENTES DO MARKETING Compradores Organizacionais Compram Bens e Serviços em Grande Quantidade para suas Empresas ou Orgão Públicos ou para vender a outras organizações ou consumidores. Consumidores São constituidas pelas familias que compram produtos para satisfazer suas necessidades.

As necessidades são coisas que os compradores organizacionais e os consumidores adquirem para suas sobrevivência. Seja numa empresa ( compra de computadores). Seja um consumidor( compra de comida).

TIPOS DE NECESSIDADES Básica – Comer, vestir, morar, beber. Desejos – São mais especificas( ex. necessidade de comer, porém comer um Big Mac.

TIPOS DE MARKETING Descobrir e satisfazer as necessidades e desejos dos clientes é uma constante no trabalho de marketing. Existem vários tipos de marketing cada um voltado para um foco.

TIPOS DE MARKETING PRODUTO Descrição:Trocas entre bens tangíveis. Exemplo: Estratégia para vender produtos das Casa Bahia. SERVIÇO Descrição: Trocas entre bens intangíveis. Exemplo: Estratégias de um banco para atender seus clientes 24h.

TIPOS DE MARKETING PESSOAL: Destinado a criar ações favoráveis a uma pessoa. Exemplo: Estratégias para melhorar a imagem de um candidato a um cargo político. LUGAR ( city marketing) : Destinado a criar ações para atrair pessoas a aquele país, região, cidade etc. Exemplo: Estratégias para melhorar a imagem da cidade do Rio para sediar as Olimpíadas.

TIPOS DE MARKETING CAUSA: Marketing destinados a criar apoio as idéias voltadas para as questões politicamente corretas ou hábitos indesejáveis socialmente. Exemplo: Campanha contra o fumo; aumentar o numero de doadores de sangue. ORGANIZAÇÃO: Marketing destinados a criar apoio as idéias voltadas para as questões sociais. Exemplo: Estratégias para arrecadação para o programa criança esperança da rede Globo.

NÍVEIS DE ANÁLISE DE MARKETING Definição: As formas e estratégias encontradas para desenvolver o marketing dependendo da amplitude da organização. Macromarketing: Cria estratégias globais e nacionais. Micromarketing: Cria estratégias abaixo das globais e nacionais.

EXEMPLOS DOS NÍVEIS DE ANÁLISE DE MARKETING GLOBAL – Fabricar carros menos poluentes e usar estratégias para incentivar o consumidor a utilizar meios que afetem menos o aquecimento global. NACIONAL – Crias estratégias para conscientizar o consumidor brasileiro a usar meios de transportes menos poluentes.

EXEMPLOS DOS NÍVEIS DE ANÁLISE DE MARKETING ORGANIZACIONAL- Criar estratégias para a GM desenvolver carro menos poluentes e melhora no consumo do combustível dos veículos PRODUTOS – Quais o modelos de carros a GM pode trabalhar essas estratégias. Carros de passeios, caminhões etc. MARCAS – A GM irá trabalhar estratégias menos poluentes na marca do carro de passeio Vectra.

ORIENTAÇÕES TRADICIONAIS DO MARKETING PRODUÇÃO VENDAS MARKETING VALOR

ORIENTAÇÕES TRADICIONAIS DO MARKETING PRODUÇÃO: Estratégias centradas no produto. Foco: O produto Objetivo: produzir bens e serviços informando o cliente sobre eles e deixem que os clientes venham até ele ( ex: produtos novos no mercado). Oferta Menor Demanda

ORIENTAÇÕES TRADICIONAIS DO MARKETING VENDAS: Estratégias centrada nas vendas. Foco: Vendas Objetivo: Produzir bens e serviços ir até o clientes para que possam compra-los.( ex: lojas de departamentos). Demanda Menor Oferta

ORIENTAÇÕES TRADICIONAIS DO MARKETING MARKETING : Estratégias para descobrir o que cliente deseja e necessita. Foco: Clientes Objetivo: Produzir bens e serviços que os clientes dizem desejar e oferecê-los.

LIMITAÇÕES PRODUÇÃO VENDAS MARKETING

ORIENTAÇÕES TRADICIONAIS DO MARKETING VALOR: Estratégias que além de descobrir o que seus clientes desejam, busca compreender o processo de forma sistêmica. Entendendo também seus stakeholders. Foco: Valorizar o Cliente Objetivo: Entender os clientes, concorrentes e ambientes, criar valor para o cliente.

COMO VALORIZAR O CLIENTE PRINCÍPIO DE CLIENTE PRINCÍPIO DO CONCORRENTES PRINCÍPIO PROATIVO PRINCÍPIO INTERFUNCIONAL PRINCÍPIO MELHORIA CONTÍNUA PRINCÍPIO DO STAKEHOLDER

PRINCÍPIO DO CLIENTE Saber o que necessitam e desejam. Ter o cliente como foco principal no negócio. Criar uma relação permanente e de longo prazo com o cliente.

PRINCÍPIO DO CONCORRENTE Conhecer meus concorrentes. - Oferecer produtos com qualidade superior ao concorrente. - Preços mais baixos. - Serviços diferenciados.

PRINCÍPIO PROATIVO Não esperar que as mudanças aconteçam. - Não “manipular” os clientes para obter seus resultados. - Não compartilhar de praticas ilegais ou politicamente incorretas. Esse princípio defende atitudes reativas quanto proativas.

PRINCÍPIO INTERFUNCIONAL Fazer com que o departamento de marketing interaja com todos os departamentos da organização. Criar uma sinergia entre os departamentos e que esses percebam a importância do marketing na empresa.

PRINCÍPIO DO STAKEHOLDER Considerar o impacto das atividades do marketing a todos que integram ou fazer parte do processo de funcionamento da organização (proprietários, funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, meio ambientes etc).

VISÃO DOS CLIENTES NO MARKETING VOLTADO PARA O VALOR BENEFÍCIOS PERCEBIDOS : Serviço Diferenciado, Qualidade do Produto, no Status, Assistências e Garantias, na Preocupação da Empresa na Assistência ao Cliente.

TIPOS DE BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS FUNCIONAIS: Se o produto resolveu a necessidade ou o desejo do cliente. BENEFÍCIOS SOCIAIS : Compras relacionadas com status.

TIPOS DE BENEFÍCIOS BENEFÍCIOS PESSOAIS: Clientes adquirem o produto por uma causa pessoal. Consumo de produtos orgânicos, compra de uma bicicleta como meio de transporte. BENEFÍCIOS EXPERIMENTAIS: Clientes adquirem esses produtos pelo prazer sensorial. Comidas saborosas, perfumes agradáveis, roupas confortáveis, obras de arte.

TIPOS DE CUSTOS CUSTOS MONETÁRIOS: Refere-se quanto em dinheiro os clientes devem pagar para receber produtos e serviços. CUSTOS TEMPORAIS: Refere-se ao tempo que os clientes gastam na compra dos produtos ou serviços.

TIPOS DE CUSTOS CUSTOS PSICOLÓGICOS: São aquisições importantes feitas pelos clientes que envolveram tensão e gasto de energia mental por não terem certeza da funcionalidade do produto. CUSTO COMPORTAMENTAIS: São os custos relacionados com o deslocamentos dos clientes para aquisição dos bens e produtos.

VISÃO DO CLIENTE MARKETING VOLTADO PARA O VALOR EQUAÇÃO: Valor para o Cliente = Benefícios Percebidos – Custos Percebidos

MARKETING VOLTADO PARA O VALOR

ADMINISTRAR MARKETING Perceber às necessidades dos clientes e dos mercados; Fazer com que os produtos ou serviços e as marcas da organização sejam conhecidos e permaneçam no mercado; Estabelecer canais de acesso para os clientes;

ADMINISTRAR MARKETING Firmar padrões de tratamento das solicitações, sugestões ou reclamações dos clientes; Avaliar constantemente a satisfação, fidelidade e insatisfação dos clientes; Desenvolver ações de intensificação da satisfação dos clientes.

ADMINISTRAR MARKETING PARA O VALOR CRIAR PLANOS E ESTRATEGIAS DE MARKETING - Objetivos, análises mercado e clientes, execução, conclusão e reestruturação. COMPREENDER CLIENTES E MERCADO - Saber tendência de mercado e procurar seu público alvo.

ADMINISTRAR MARKETING PARA O VALOR DESENVOLVER COMPOSTO DE MARKETING - Criar ferramentas do marketing ( 4Ps) Produto - Tudo o que se refere ao produto ou serviço em si, como formulação física, características, produção, qualidade, marca, design, embalagem, etc.

ADMINISTRAR MARKETING PARA O VALOR Preço- política de preços, descontos, e formas e prazos de pagamento. Ponto de distribuição - Política de logística, variedades, estoque usada para que o cliente possa adquirir o produto ou serviço. Promoções – Política de comunicação que visam promover o consumo do produto ou serviço, promoção de vendas, publicidade, força de vendas, relações públicas, marketing direto, etc.

CONCLUSÃO O marketing voltado para o valor estabelece conceitos e paradigma que vão além do simples contato com o cliente. Esse tipo de marketing estabelece uma teia de fidelidade e responsabilidade da empresa com todos seus stakeholders.

ENDOMARKETING O QUE É: Conjunto de ações de marketing destinadas a melhorar o público interno ( funcionários, acionistas,colaboradores) com o intuito de melhor atender os clientes externos.

ENDOMARKETING OBJETIVO: Utilizar ferramentas do marketing, da comunicação, psicologia e recursos humanos para promover integração do público interno.

ENDOMARKETING Surge como uma ligação entre o funcionário, produto ou serviço e o cliente.

ENDOMARKETING PROPÕE: Integrar o funcionário a empresa; Criar integração dos funcionários entre os diversos departamentos da empresa; Consolidar a cultura organizacional da empresa

ENDOMARKETING Melhorar o nível de comunicação entre os departamento; Identificar a percepção de satisfação dos funcionários; Estimular mudanças de hábitos e quebras de paradigmas.

ENDOMARKETING IMPORTÂNCIA É dar valor e visibilidade a integração entre os funcionários em todos os níveis. Que os funcionários tenham uma visão compartilhada da empresa, de seus objetivos, processos e resultados.

ENDOMARKETING CONCLUSÃO É de supra importância que os gerentes e diretores tenham conhecimento do que significa a aplicação do endomarketing nas empresas, pois funcionários satisfeitos e motivados produzem com muito mais perfeiçao, rapidez e prazer.

CULTURA ORGANIZACIONAL Expressa a maneira como a organização gerência seus stakeholders.

CULTURA ORGANIZACIONAL É expressada pela maneira como empresa faz seus negócios, a maneira como trata seus clientes, funcionários, fornecedores a comunidade. O grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios. O grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa.

CULTURA ORGANIZACIONAL Por exemplo, numa empresa que tem como lema o cliente sempre tem razão, é inaceitável responsabilizar os clientes quando surgem problemas, ou seja a cultura da empresa diz aos gestores qual a atitude aceitável ( não responsabilizar o cliente) e qual a não aceitável (responsabilizar o cliente).

CULTURA ORGANIZACIONAL Porém, há outras que responsabilizem o cliente ou o funcionário. Importante é saber e ficar atento para a cultura da organização, é ela que vai auxiliar o administrador, seja de marketing ou outro departamento, a tomar decisões.

CLAREZA PARA A ORGANIZAÇÃO OBTER SUCESSO CLAREZA DE OBJETIVOS, VALORES E PRINCÍPIOS: A empresa devera deixar claro sua missão o que produz perante seus stakeholders. IMAGEM DE PRODUTOS E SERVIÇOS: A empresa permitirá que seus stakeholders tenham conhecimento da qualidade ou serviço dos seus produtos

CLAREZA PARA A ORGANIZAÇÃO OBTER SUCESSO Integração e comunicação: A empresa deverá ter uma comunicação interna e externa entre os diversos níveis de departamento de forma simples e aberta.

CLAREZA PARA A ORGANIZAÇÃO OBTER SUCESSO Abertura a novas idéias; Desempenho profissional e aprendizagem; Valorizar seu funcionário; Critérios para recrutamento, seleção, promoção de empregados.

CULTURA ORGANIZACIONAL CONCLUSÃO Para que haja sucesso na aplicação de ferramentas da implementação de uma cultura organizacional em uma organização, é necessário a interação e integração de todos seus stakeholders.

Bibliografia Bekin, Saul Faingaus. Conversando sobre endomarketing.Sao Paulo: Makron Books.1995. CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing: criando valor para o cliente. 2 ed. São Paulo: Saraiva, 2005. FernandoC. Prestes Motta, Miguel P. Caldas – Cultura porganizacional e cultura brasileira – São Paulo : Atlas , 1997. KISSIL, Marco; Gestão da Mudança Organizacional. Instituto para Desenvolvimento da Saúde / Universidade Federal de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública. série Saúde e Cidadania, vol 4, São Paulo, 1998. KOTLER, Philip; KELLER, Michael. Administração de Marketing. 12 ed. São Paulo: Prentice Hall. 2006.