O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Advertisements

QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
Sistema de Informação Gerencial
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Revisão Atenção: aproveitem para corrigir suas atividades
TEORIA COMPORTAMENTALISTA
Administração Estratégica
Liderança, Motivação e Avaliação de desempenho
O mais importante é a remuneração
Fundamentos Psicológicos do Comportamento Individual
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Desenvolvimento organizacional
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Unidade I: Fundamentos do Comportamento Organizacional Profa: Tereza Cristina Batista.
Gestão de Ergonomia e Qualidade de Vida
CAPÍTULO 11 Motivação.
POLÍTICA SALARIAL.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
GQT – Gestão Pela Qualidade Total
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
TEORIA CONTINGENCIAL SEMINÁRIO ADMINISTRAÇÃO
Conceitos e Perfil do Profissional
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: UMA PEQUENA INTRODUÇÃO
PMBOK 5ª Edição Capítulo 9
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Comportamento Organizacional
AS PESSOAS COMO ELEMENTO BÁSICO DAS ORGANIZAÇÕES
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
Modelo dos Nove Baldes ou Nove Metacompetencias de Liderança
TEORIA GERAL DE SISTEMA
Gestão por Competências
Administração de Recursos Humanos II
Sistema de Administração de Carreiras
Organizações, Sistemas e Métodos (OSM)
Unidade VIII Arquitetura Organizacional
O RH nos Processos de Seleção de Candidatos
TRABALHO EM EQUIPE I.
Tipos de Organização: Mecanicista Orgânica
O Atual Papel do RH nas Organizações
O ENFOQUE DO COMPORTAMENTO HUMANO NA ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 1 A administração hoje.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Gestão Com Pessoas.
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
Profº Wagner Tadeu TCA Aula 14
RECURSOS HUMANOS Aplicada na Produção.
Conceito de Mudança Mudanças organizacionais são alterações efetuadas pela administração na situação, processo ou ambiente de trabalho. O GESTOR DEVE SABER.
Organização e Normas ORGANIZACÕES DO QUE??????
Gestão de Pessoas.
Gerenciamento de Risco e Pessoal em Projetos de TI
GESTÃO DE PESSOAS Prof. Itair Pereira da Silva
Administração de Recursos Humanos
TEORIA do DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL
Variáveis Básicas do D.O.
Processos e Agentes da Gestão da Qualidade
INOVAÇÃO: CONDIÇÃO NECESSÁRIA PARA A INSERÇÃO COMPETITIVA NOS MERCADOS ATUAIS.
Unidades IV – Motivação e Trabalho em equipe
Comportamento Organizacional
Avaliação 360 Graus.
MBA de RH Prof Fabio Uchôas. Refere-se as práticas e as políticas para conduzir os aspectos relacionados as pessoas no trabalho de gerenciamento: ◦
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Processo Administrativo Prof. Alexandro Bernhardt UCS 2007.
GESTÃO DE PESSOAS E CLIMA ORGANIZACIONAL
AS PESSOAS E AS ORGANIZAÇÕES
Somos todos seres sociais
Aulas 3 e 6 Instituições Sociais
Transcrição da apresentação:

O indivíduo como um todo: fatores genéticos e ambientais - Indivíduo – É considerado na psicologia o ser humano ou animal que possui um conjunto de características que o distingue como espécie biológica e dentro desta, os traços peculiares de uma categoria ou classe de seres. (I=fg x fa). - Pessoa – É o ser humano dotado de capacidade para desempenhar suas funções biológicas e psicológicas adequadas as suas finalidades vitais. A pessoa é adotada de personalidade que é um atributo peculiar e pode ser definida como “a soma total das qualidades biológicas e psicológicas refletindo-se num padrão de comportamento único entre as espécies”. (P= I+p).

As pessoas interagem, agrupam-se e formam as instituições, organizações, Empresas, Sociedades, etc. visando alcançar objetivos comuns e ainda objetivos pessoais e organizacionais. - O relacionamento entre Pessoa e Organização nem sempre é um relacionamento cooperativo, satisfatório, pelo contrário, é muito mais tenso e conflituoso. Isto deve-se basicamente ao fato de que nem sempre os objetivos pessoais são correlacionais aos objetivos organizacionais.

- Na realidade existe um sistema de interdependência: As pessoas precisam das organizações e estas necessitam das pessoas para funcionar e alcançar o sucesso. - De acordo com ARGYRIS, a maior parcela de responsabilidade pela integração entre os objetivos pessoais e objetivos organizacionais é da ADMINISTRAÇÃO OU DA GESTÃO. Enquanto as pessoas buscam satisfazer suas próprias necessidades, atingir seus objetivos como melhores salários, segurança no cargo, conforto, lazer, etc, as organizações buscam atingir seus objetivos tais como, aumento de capital, prédios, equipamentos, potencial humano, lucratividade, oportunidades de mercado, etc. Como integrar tais objetivos?

- A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica - A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica. Para BARNARD, as pessoas precisam ser EFICAZES, isto é, atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação e EFICIENTES, satisfazer suas próprias necessidades mediante sua participação nas organizações, para sobreviver no sistema. - Na área de Gestão de Pessoas, podemos estudar as pessoas sob três aspectos relevantes e integrados: 1) As pessoas enquanto pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações, objetivos individuais, dentre outras.

- A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica - A INTERAÇÃO entre as pessoas e organizações é complexa e dinâmica. Para BARNARD, as pessoas precisam ser EFICAZES, isto é, atingir os objetivos organizacionais por meio de sua participação e EFICIENTES, satisfazer suas próprias necessidades mediante sua participação nas organizações, para sobreviver no sistema. - Na área de Gestão de Pessoas, podemos estudar as pessoas sob três aspectos relevantes e integrados: 1) As pessoas enquanto pessoas, dotadas de características próprias de personalidade, individualidade, aspirações, valores, atitudes, motivações, objetivos individuais, dentre outras.

2) As pessoas enquanto potencial organizacional, dotadas de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias à realização das tarefas organizacionais. 3) As pessoas enquanto colaboradores da organização que investem através do seu esforço, dedicação, responsabilidade e comprometimento, estabelecendo, por conseguinte, uma RECIPROCIDADE entre pessoas e organizações.

VARIÁVEIS INTERVENIENTES A pessoa na Organização recebe influência de: FATORES INTERNOS Personalidade; Aprendizagem; Motivação; Percepção; Valores, dentre outros; FATORES EXTERNOS Ambiente organizacional; Regras e regulamentos; Cultura; Políticas; Métodos e processos; Recompensas e punições; Grau de confiança; Pressões do superior; Influência dos colegas; Mudanças na tecnologia; Demandas da família, dentre outros.