PREÇO É o volume de dinheiro cobrado por um produto ou serviço. É a soma dos valores que os clientes trocam pelo benefício de possuir ou de fazer uso do produto/serviço.
FATORES QUE INFLUENCIAM NA DETERMINAÇÃO DO PREÇO Objetivos: sobrevivência maximização dos lucros liderança na participação de mercado liderança na qualidade do produto Estratégias do composto de marketing Custos Demanda Concorrência
MÉTODOS GERAIS DE DEFINIÇÃO DE PREÇOS Preços baseados em custos Preços baseados no mercado Preços baseados na concorrência
ESTRATÉGIAS DE PREÇOS 1. ESTRATÉGIAS DE PREÇOS P/ NOVOS PRODUTOS a) Preços para um produto inovador - Preços para desnatar o mercado - Preços para penetração de mercado b) Preços para a imitação de novo produto Qualidade e preço em relação à concorrência. 2. ESTRATÉGIAS DE PREÇOS P/ MIX DE PRODUTOS a) Preço de linha de produto b) Preço de acessórios opcionais c) Preço para produto cativo
ESTRATÉGIAS DE PREÇOS 3. ESTRATÉGIAS PARA ADEQUAÇÃO DE PREÇOS a) Descontos e Bonificações - Descontos por pagamentos à vista, por aquisição de grande volume, em mercadorias fora de estação; - Bonificações b) Preço Diferenciado - Preço por segmento - Preço por versão de produto - Preço por localização - Preço por período.