Princípios de Marketing, 12/E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Administração de Marketing
Advertisements

Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Equação de Valor Valor da imagem Valor dos funcionários Valor total
Muitas empresas desconhecem o significado real do marketing e todo o seu potencial na geração de resultados. Acham que marketing consiste apenas de propaganda.
Profa. Msc. Daniela Ferreira Suarez
MERCADO Profª. Econ. Msc. Jarmonielle de Oliveira
Fundamentos da Formação de Preços
PREÇO.
Determinação do Preço dos Produtos: Considerações e Abordagens
ESTRATÉGIAS E PROGRAMAS DE PREÇOS
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Comportamento do Consumidor Prof Rosana Augusto1.
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
Custos de Produção. A lei da oferta: Firmas estão dispostas a produzir uma quantidade maior de bens quando o preço do bem é mais alto Por essa razão a.
Disciplina JOGOS DE EMPRESAS Simulação Empresarial
Marketing Mix Professor Geovani Carvalho. “O cliente está disposto a consumir o produto que lhe convier, pelo preço que achar justo, no local que desejar,
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 10 Administração de marketing.
Prof Fabio Uchôas de Lima 7 - Preço. 1)Estratégia premium QUALIDADE DO PRODUTO AltoMédioBaixo Baixa Média Alta 2)Estratégia de alto valor 4)Estratégia.
Desenvolvendo Estratégias e Planos de Marketing Mercadologia I Introdução;
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
TEORIA DOS PREÇOS Universidade Federal do Espírito Santo Centro de Ciências Agrárias Prof. D. Sc. Wendel Sandro de Paula Andrade.
Análise do Mercado – Oferta e Demanda AULA 4 PROF. ANTONIO ELDER Rio de Janeiro, 13 de Maio de 2011 AULA 3.
A Logística e a Fidelização do Cliente Mais clientes satisfeitos X Grupos específicos de clientes mais satisfeitos.
Monopólio Hal R. Varian Intermediate Microeconomics, 8th edition Capítulo 24 Tradução: Sergio Da SilvaSergio Da Silva.
Aula 3 – Oferta e Demanda.
Jurandir Peinado GESTÃO DE OPERAÇÕES Localização de instalações.
ESTRUTURAS DE MERCADO Fundamentos de Economia e Mercado.
Aula 7-Planejamento Estratégico
AGREGADOS MACROECONOMICOS
Comércio Exterior Prof. Joelma Kremer, Dra.  Apresentar os conceitos de oferta, demanda, processo de formação de preços e a noção de equilíbrio.  Compreender.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 3- Análise Interna.
Métodos Quantitativos Aplicados em Marketing Introdução.
3. SELEÇÃO DE PRESTADOR DE SERVIÇOS LOGÍSTICOS 3
ESTRATÉGIAS DE PREÇO. PAPEL DO PREÇO NA ESTRATÉGIA DO PRODUTO O preço transmite uma informação ao consumidor. O fabricante usa o preço para comunicar.
Formação de Preços de Venda Fauzi T Jorge Preços e concorrentes Parte I Jorge, Fauzi Timaco & Morante, Antonio Salvador. Formação.
Capitalista Socialista Misto
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Cap 27 – O oligopólio. Sumário Introdução Diferentes estratégias – Liderança Quantidade – Liderança Preço – Simultâneo Quantidade – Simultâneo Preço –
Aula 7 Críticas à teoria da concorrência Perfeita Profa. Eliana Tadeu Terci.
Análise de Custos Fauzi T Jorge Custo-padrão Martins, Eliseu. Contabilidade de Custos. 10ª. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
FINANÇAS BÁSICA GLAUCO J. CARVALHO. Oportunidade de negócio ou simples idéia? Qual a diferença? Pode-se dizer que, se tem alguém querendo comprar o que.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
ADMINISTRAÇÃO DE PROGRAMAS DE PREÇO Isadora M.Weydmann Juliana Fernandes.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Faculdade Cenecista de Campo Largo Teoria das organizações: Estratégias funcionais nas organizações.
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
Necessidade de planejamento Empreendedores tendem a negligenciar o estágio de planejamento de um novo negócio O plano de negócio é fundamental pois descreve.
Determinação do nível de renda e produto nacional Aula 6.
- Orçamento de Produção
Sumário indica: Relação dos principais seções de informações contidas no Plano. Sumário Executivo apresenta: Síntese das análises, objetivos,
Esalq/USP Curso de Ciências dos Alimentos Les 144-Introdução à Economia Teoria do funcionamento do mercado.
Orçamento Empresarial Aula 04. Relação com outras áreas Periodicidade Plano de projetos Aquisição de uma máquina, construção de fábrica contrato de fornecimento.
Churchill&Peter © Editora Saraiva Gilbert A. Churchill, Jr. J. Paul Peter Capítulo 14 Administrando os Canais de Distribuição Marketing.
CICLO DE VIDA PRODUTO LILIANE CABRAL.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 8. SIE SCM Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Exemplo de Plano de Negócios. Nome da Empresa/Ideia Plano de Negócios.
UNIP – Universidade Paulista Prof. Wesley Vieira Borges Jogo de Empresas Todos os direitos reservados Fase de Preparação.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
Projetos Organizacionais e Eficiência Administrativa
Conceituação de marketing “A empresa orientada para marketing, está voltada para as necessidades do comprador / cliente”. (Levitt) “O marketing deve ser.
PARTE 1 O PROCESSO ESTRATÉGICO: ANÁLISE Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H. Rocha.
PIB. .. O PIB (Produto Interno Bruto) é uma das mais importantes estatísticas de um país, por destinar-se ao estudo dos valores agregados da produção,
ABUSO DE PODER ECONÔMICO DIREITO CONCORRENCIAL. Poder econômico = Acúmulo de riquezas. O poder econômico surge das atividades de prestação de serviço.
Economia 2009 Prof. Fabiana. Conceito Origem – grego. Economia, ciência social que estuda os processos de produção, distribuição, comercialização e consumo.
20091 COMÉRCIO EXTERIOR 2 Prof. Ricardo S. N. Nóbrega.
Fundamentos do Marketing – Prof. Alexandre Melo Administração Mercadológica Prof. Alexandre Melo Administrador de Empresas Mestre em Administração.
INTRODUÇÃO ao 2o.P do Composto de Marketing
Transcrição da apresentação:

Princípios de Marketing, 12/E 10 Capítulo Princípios de Marketing, 12/E

Princípios de marketing 10 Princípios de marketing Determinação do preço dos produtos: entendendo e conquistando o valor para o cliente

Objetivos de aprendizado Ao término do estudo deste capítulo, você saberá: Responder à pergunta “O que é preço?” e discutir a importância da determinação de preços no ambiente dinâmico de hoje. Discutir a importância de compreender as percepções que o cliente tem do valor ao determinar os preços. Discutir a importância dos custos do produto e da empresa na determinação dos preços. Identificar e definir os outros importantes fatores externos e internos que afetam as decisões de preço de uma empresa. 10-2

Conceitos do capítulo O que é preço? Definição de preços: fatores a considerar 10-3

O que é preço? Preço é a quantia em dinheiro que se cobra por um produto ou serviço. É a soma dos valores que os consumidores trocam pelos benefícios de obter ou utilizar um produto ou serviço. O preço é o único elemento do mix de marketing que produz receita; todos os outros representam custos. 10-4

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor A determinação de preços eficaz e orientada ao comprador envolve saber qual é o valor que os consumidores percebem nos benefícios que recebem do produto e estabelecer um preço para esse valor. 10-5

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor A determinação de preços com base no valor usa a percepção de valor dos compradores e não o custo do vendedor como fator fundamental para a determinação do preço. O preço é levado em consideração antes do estabelecimento do programa de marketing. A determinação de preços com base no valor é orientada ao cliente. A determinação de preços baseada em custo é orientada ao produto. 10-6

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor Determinação de preços com base no valor Determinação de preços com bom valor Determinação de preços de valor agregado 10-7

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor Uma boa determinação de preços com base no valor envolve oferecer a combinação exata de qualidade e bons serviços a preço justo. Marcas existentes são re-elaboradas para oferecer mais qualidade por certo preço ou a mesma qualidade por preço menor. 10-8

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor Preços baixos todos dia (EDLP) envolve cobrar preços baixos constantemente, todos os dias, com pouco ou nenhum desconto temporário sobre eles. A determinação de preço alto-baixo (high-low pricing) implica cobrar preços mais altos diariamente, mas realizar promoções freqüentes para reduzir temporariamente os preços de itens selecionados. 10-9

Definição de preços: fatores a considerar Percepções de valor do consumidor A determinação de preços de valor agregado envolve acrescentar características e serviços de valor agregado para diferenciar as ofertas da empresa e justificar os preços superiores. O poder de determinação de preços é a capacidade de escapar da concorrência por preço e justificar preços e margens superiores sem perder participação de mercado. 10-10

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa A determinação de preços baseada em custo envolve o estabelecimento de preços com base nos custos de produção, distribuição e venda do produto, mais uma taxa de retorno justa pelo esforço e pelo risco envolvidos. 10-11

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Tipos de custos: Custos fixos Custos variáveis Custos totais 10-12

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Custos fixos são os custos que não variam em função dos níveis de produção ou de vendas. Aluguel Ar-condicionado Juros Salários dos executivos 10-13

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Custos variáveis são custos que variam em função direta do nível de produção. Embalagem Matérias-primas 10-14

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Os custos totais equivalem à soma dos custos fixos e variáveis para qualquer nível de produção. 10-15

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Custo médio é o custo associado a um determinado nível de produção. 10-16

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa Curva de experiência (ou curva de aprendizagem) é quando o custo médio cai à medida que a produção aumenta porque os custos fixos são divididos por um número maior de unidades. 10-17

Definição de preços: fatores a considerar Custos do produto e da empresa A determinação de preços baseada em custo adiciona um markup-padrão aos custos do produto. Preço de markup = custo unitário (1 – taxa de retorno desejada) 10-18

Definição de preços: fatores a considerar Análise do ponto de equilíbrio e determinação de preços para lucro-alvo O preço de ponto de equilíbrio é o preço no qual os custos totais equivalem à receita total e não há lucro. A determinação de preço para lucro-alvo é o preço que a empresa tenta determinar para que os custos de produção e marketing se igualem ou sejam inferiores aos lucros almejados. 10-19

Definição de preços: fatores a considerar Análise do ponto de equilíbrio e determinação de preços para lucro-alvo Volume do ponto de equilíbrio = custo fixo (preço – custo variável) 10-20

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço As percepções de valor do cliente determinam o limite superior para os preços e os custos determinam o limite inferior. As empresas devem levar em consideração fatores internos e externos ao definir os preços. 10-21

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Fatores internos: Estratégias de marketing Objetivos Mix de marketing Fatores externos: Demanda de mercado Estratégias e preços dos concorrentes 10-22

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Os objetivos da determinação de preços incluem: Sobrevivência Maximização dos lucros Liderança de participação de mercado Retenção dos clientes e construção de relacionamentos com eles Atração de novos clientes Oposição às ameaças competitivas Maior entusiasmo em relação ao produto 10-23

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço A determinação de custo-alvo começa com um preço de venda ideal com base em considerações sobre percepções de valor do cliente e então visa aos custos que poderão garantir a cobrança desse preço. 10-24

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço As estratégias não baseadas no preço diferenciam a oferta de marketing para justificar um preço superior. 10-25

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço As considerações organizacionais incluem: Quem deve determinar o preço Quem pode influenciar os preços 10-26

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Mercado e demanda Antes de determinar os preços, a empresa deve compreender bem a relação entre o preço e a demanda para seus produtos. 10-27

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Tipos de mercados: Concorrência pura Concorrência monopolista Concorrência oligopolista Monopólio puro 10-28

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço A concorrência pura é um mercado com muitos compradores e vendedores que negociam uma mesma mercadoria uniforme e no qual nenhum comprador ou vendedor individual provoca muito efeito sobre os preços de mercado. A concorrência monopolista é um mercado formado de muitos compradores e vendedores que negociam com base em ampla faixa de preços, em vez de praticarem apenas um único preço de mercado com ofertas diferenciadas. 10-29

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço A concorrência oligopolista é um mercado constituído de poucos vendedores que são extremamente sensíveis aos preços e às estratégias de marketing dos outros concorrentes. O monopólio puro é um mercado dominado por um único vendedor. Em um monopólio regulamentado, o governo permite que a empresa defina preços que gerarão um “retorno justo”. Em um monopólio não regulamentado, as empresas são livres para definir um preço de mercado. 10-30

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço A curva de demanda mostra o número de unidades que o mercado comprará em dado período de tempo pelos diferentes preços eventualmente cobrados. Normalmente, a demanda e o preço são inversamente relacionados Preço mais alto = demanda mais baixa Para mercadorias de luxo, um preço superior pode equivaler a uma demanda superior quando os consumidores percebem preços mais altos como qualidade mais alta 10-31

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço A elasticidade de preço da demanda ilustra a reação da demanda a uma mudança no preço. A demanda inelástica ocorre quando a demanda praticamente não muda com uma pequena mudança no preço. A demanda elástica ocorre quando a demanda muda muito com uma pequena mudança no preço. Elasticidade de preço da demanda = % da mudança na quantidade demandada % de mudança no preço 10-32

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Fatores que afetam a elasticidade de preço da demanda: Produto singular Qualidade Prestígio Produtos substitutos Custo relativo à renda 10-33

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Estratégias e preços dos concorrentes Fatores a serem considerados: Comparação da oferta em termos de valor para o cliente Força dos concorrentes Estratégias de determinação de preços da concorrência Sensibilidade do cliente ao preço 10-34

Definição de preços: fatores a considerar Outras considerações internas e externas que afetam as decisões de preço Outros fatores externos: Condições econômicas Reação dos revendedores ao preço Governo Preocupações sociais 10-35