CRISES EMPRESARIAIS COM A OP

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CRISES EMPRESARIAIS COM A OP
Advertisements

O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Como Influenciar a Política Pública: Lobby e Advocacia Gratuita
Os sete passos da venda Prospecção É fundamental saber quem É e quem Não É meu potencial cliente. Hoje o mercado é segmentado, e antes de ir a campo vender,
ARH como processo, Políticas e Objetivos
Objetivos do Capítulo Explicar por que o conhecimento dos sistemas de informação é importante para os profissionais das empresas e identificar as cinco.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL
Governança Corporativa e Responsabilidade Social
FASES DE DESENVOLVIMENTO EMPRESARIAL.
Segurança da Informação
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
Profª. Fernanda Alves Rocha Guimarães
Responsabilidade Social
Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.
Estratégia Empresarial
Aula 7 – Diagnóstico e Análise de Sistemas
Atributos Modelo de Gestão Estratégico Integração de disciplinas
LUGAR DAS RP NO MARKETING
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
MÓDULO: ORÇAMENTO EMPRESARIAL
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Elementos Promocionais
Orientação da Empresa Orientação para a PRODUÇÃO
Apresentação. Apresentação Apresentação Marketing, planejamento, criatividade e monitoramento. Quatro palavras e uma missão: uma Agência de Marketing.
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Prof. José Ernesto Lima Gonçalves Fundação Getulio Vargas
AULA 6 - Pesquisa e diagnóstico do Clima Organizacional
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Auditoria da Qualidade
Noções de Relações Públicas
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Sistema de Informação Pós graduação em gestão de RH
11 - Gerenciamento de Riscos
VALORES ORGANIZACIONAIS E RESPONSABILIDADE EMPRESARIAL
Comunicação de crise.
Áreas de Conhecimento:  RISCOS  COMUNICAÇÃO. Gerência de Riscos Processos necessários para a identificação, análise e resposta aos riscos do projeto,
Definição (+ Evolução Histórica / + Processo)
“O pensamento prevencionista é a base da modernidade”.
Brand Equity.
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
A Gestão de Marketing O ponto de partida da Gestão
Comunicação Integrada Empresarial Aula 12. Assessoria Integrada Empresarial Instituições Categorias profissionais Empresas, empresários Artistas Enfim,
A cidadania e a responsabilidade social e ambiental.
Introdução ao Marketing
WORKSHOP SOBRE COMUNICAÇÃO E TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA
UMA METODOLOGIA PARA ELABORAÇÃO DO BALANÇO SOCIAL
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Presidente – Planejamento Diretor de Criação Auxiliar Diretor de Mídia Auxiliar Diretor Gráfico Auxiliar Diretor de Atendimento Auxiliar Diretor de Produção/MKT.
CONTABILIDADE GERENCIAL
CRISES EMPRESARIAIS COM OPINIÃO PÚBLICA Estágio avançado dentro de um processo que tem começo, meio e fim.
Profª. Ms.Vera Márcia Gabaldi
VISÃO ESTRATÉGICA NO GERENCIAMENTO DE PESSOAS
Planejamento de Marketing
Estratégias de Comunicação Prof. Dr. Basile Emmanouel Mihailidis.
Elaboração e Análise de Projetos
Todas as empresas precisam estar preparadas para enfrentar crises.
COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL Prof. Esp. Cassius Breda Pereira.
BRIEFING DE WEB SITE.
LOGÍSTICA E ESTRÁTEGIA OPERACIONAL
Representar, organizar, defender, promover o desenvolvimento social, político, econômico e jurídico da Categoria, além de colaborar com o Estado como órgão.
Prof. Rosana Augusto1 O Cliente e a Empresa Síntese.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Assessoria Jurídica e Empresarial
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Disciplina: Direção Estratégica
Facebook, Twitter, Instagram e Youtube Certamente, você já ouviu falar de alguma destas redes sociais e, por algum motivo, faz parte de pelo menos uma.
Administração Estratégica. MISSÃO  É A FINALIDADE PRÓPRIA DA EMPRESA, O QUE A DIFERENCIA DE SUAS SEMELHANTES.
Programa de Capacitação em Gestão Categoria: Educação Cooperativista Responsável: Gerência de Atendimento ao Cooperado.
NOVOS CENÁRIOS E PARADIGMAS GERENCIAIS
Transcrição da apresentação:

CRISES EMPRESARIAIS COM A OP Quando escrito em chinês a palavra crise compõe-se de dois caracteres: um representa perigo e o outro representa oportunidade. John Kennedy

GERÊNCIA DE CRISES Disciplina nova na ciência do Management Gerência de Crises Empresariais com a Opinião Pública: CREDIBILIDADE REPUTAÇÃO IMAGEM EMPRE. BONS ANTECEDENTES BOA IMAGEM; não cria imunidades mas ajuda muito a sair de uma CEOP.

GRANDE OP Características: -públicos: infinidade de combinações - interesses em comum: difusos, vagos, imprecisos - Agenda: as grandes questões da sociedade e também as baixarias - nunca é unânime - organiza-se com dificuldade e lentamente -inconstante, mutante, dinâmica - influenciável pelo ‘ouvido’ - fortemente influenciada por veículos de comunicação de massa e por formadores de opinião - comportamento: fora os radicais; é tranqüila- low profile

PEQUENA OP Características: - os constituintes da empresa- stakholders - interesses conhecidos, determinados - Agenda: interesses imediatos - mobiliza-se rapidamente quando seus interesses estão em jogo - tende a ser maioria - fortemente influenciada pelos estereótipos negativos - comportamento: na defesa de seus direitos vira ‘bicho’

CONSTITUINTES INTERNOS Estão dentro do mesmo microssistema e tem ligações diretas com o negócio: Clientes, consumidores, usuários Acionistas Fornecedores, distribuidores, parceiros de negócio etc  

CONSTITUINTES EXTERNOS Indiretamente ligados Mídia Poder público Políticos Grupos de interesse Sindicatos Celebridades Concorrentes ao negócio Associações Comunidades: profissionais, religiosas, acadêmicas  

ANTES DA CRISE Identificando a empresa: como está em relação a cenários teste a vulnerabilidade de sua empresa: pertence a algum grupo de risco. qual o apoio da empresa para o trabalho de Crise de OP.  

ESTRATÉGIA 1- COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA ou 2- OPÇÃO INTERMEDIÁRIA 3- BÁSICA  

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Processo conduzido por uma direção colegiada: relações públicas, mkt e vendas, ag. de PP, RH, Ombudsman, advogados, etc. Temos cinco subprocessos: Planejamento estratégico da imagem- pesquisas de como a empresa é percebida pelos constituintes,análise do ambiente político/social/econômico e criação de ações estratégicas a serem implementadas.

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Issue Management- gerenciamento de questões da imagem da empresa – estigmas, Atributos- e questões públicas Gerência da Comunicação programada – administração da comunicação de que se tem relativo controle – publicidade, eventos, lobby etc, sinergia das mensagens.  

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL INTEGRADA Gerencia da comunicação simbólica – objetivo é controlar a comunicação espontânea- atitudes,posturas, símbolos. Gerencia de objetivos - estabelecer metas concretas

OPÇÃO INTERMEDIÁRIA Criar um Sistema de gerenciamento de crises - Treinando: O q. é uma crise; crises q. a empresa pode vir a viver; como a empresa esta organizada par enfrentá-las; qual deve ser o papel do público interno numa crise; como deve ser o relacionamento com os principais constituintes:mídia, autoridade e comunidade; exercícios e debate.   3- Básica

BÁSICA “Quebra-galho” Tenha à mão todos os telefones de atendimento médico de emergência Plano de saúde à mão e documentação Anote todas as providências : que informações devem estar disponíveis, quem avisar etc Reze p/ esse dia não chegar...

Cinco passos básicos para planejamento de crises Análise de problemas potenciais; tudo o que pode sair errado com a equipe de crises- três grupos: altos executivos, grupos de apoio (especialistas técnicos, gerentes de qualidade e de risco, rh e diretor de assuntos ambientais) e comunicação Desenvolva o apoio interno Proponha o processo

Cinco passos básicos para planejamento de crises Organize o Centro de Crises Avalia regularmente possíveis ameaças; desenvolve e testa cenários de crises, investiga problemas internos que possam levar a uma crise; prepare simulações e testes do plano de crises; organiza recursos internos e externos que possam ser utilizados em uma situação de crise. Treinamento/simulação

COMO FAZER 1- Crie um grupo de trabalho. N de profissionais: 6 a 8- n . 1 da org. e os responsáveis por: finanças mkt, produção, comunicação e legal. - Avaliar a estratégia de forma continuada. Acompanhar o IVE- Índice de Vulnerabilidade Empresarial. 2- Faça a análise da missão/valores/ética 3- Faça a análise de crises passadas 4- Faça o check-up da empresa Fontes: entrevistas internas c/ colaboradores; rondas periódicas; visitas de surpresas; sistemas q. captem reclamações internas; registro de empregados e de suas declarações antes de sair; análise de relatórios de auditoria; SAC

COMO FAZER 5- Crie um Issue Management 6- Designe o porta-voz. 7-Organize o banco de dados 8- Avalie a estratégia 9- Faça a simulação de crise 10- Prepare o Plano de emergência