Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa.

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Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa (SAI – UFSM) Maria de Lourdes Severo Regio (CPD - UFSM) Vitor Francisco Schuch Junior (PPGA - UFSM) FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Recife- 03 a 06 de Dezembro de Introdução 2. Referencial Teórico 3. Procedimentos Metodológicos 4. Discussão e Resultados 5. Considerações Finais 6. Bibliografia Agenda FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Introdução Não sendo um fenômeno novo, a mobilidade acadêmica, tem se constituído em uma categoria de estudo particularmente acentuada no século XXI devido à intensidade com que o fenômeno se manifesta. (ALTBACH, 2009) Envolve a obtenção e transmissão do saber, e ligadas a condições apropriadas, contribuem com a formação e o aperfeiçoamento dos discentes, no sentido de adquirir novas experiências e a interação com outras culturas Levantamento junto a Secretaria de Apoio Internacional (SAI) e ao Sistema de Informações para o Ensino (SIE) Mobilidade Acadêmica.

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Introdução Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, uma Instituição Federal de Ensino Superior constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. A UFSM está localizada no interior do Rio Grande do Sul e foi criada pela Lei n C, de 14 de dezembro de 1960.

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 1. Introdução Objetivo Geral Identificar a mobilidade acadêmica, em nível de graduação, com foco no Programa Ciências sem Fronteiras do Governo Federal Brasileiro e em Cooperações Internacionais firmadas com a UFSM.

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 2. Fundamentação teórica conceitual EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL INTERNACIONALIZAÇÃO COOPERAÇÃO INTERNACIONAL E REDES ACADÊMICAS

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.1 Tipo de pesquisa Levantamento Descritiva Utiliza a combinação de métodos quantitativos e qualitativos. 3.2 População Alvo e Sujeitos Alunos da UFSM participantes do intercâmbio internacional de Convênios Específicos, BRAMEX PEC G e Programa Ciência sem Fronteiras nos anos de 2010, 2011, 2012 e primeiro semestre de Dados Primários Forma: questionário disponibilizado por meio do link da página da UFSM, sendo necessário utilizar o usuário e a senha do portal do aluno na UFSM. Coleta de dados: de junho a julho de Procedimentos Metodológicos

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 3.4 Coleta de dados SAI X SIE Para quantificar a mobilidade e intercâmbio dos estudantes da graduação, foi necessário cruzar as informações cedidas pela SAI com o sistema de informação da UFSM. 3. Procedimentos Metodológicos

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 Perfil dos Pesquisados FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4. Resultados VARIÁVEIS ANO Total SEXO (%) Feminino52,0864,8665,1273,53 Masculino47,9235,1434,8826,47 IDADE MÉDIA (anos) 27,6226,3524,6724,42 Perfil dos Pesquisados

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4. Resultados VARIÁVEIS ANO Total NACIONALIDADE (frequência) Alemã 132 Argentina Brasileira1431 Brasileira Naturalizada(o)3 Chilena22 2 Colombiana 2 Cubana1 Espanhola4233 Inglesa 12 Italiana621 Mexicana 25 Norte Americana2232 Paraguaia1641 Peruana 1 Uruguaia1231 Perfil dos Pesquisados

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4. Resultados Área de Conhecimento % Ciências Exatas e da Terra12,50 Ciências Agrárias15,00 Ciências da Saúde10,00 Ciências Humanas2,50 Ciências Sociais Aplicadas7,50 Engenharias20,00 Filosofia2,50 Linguística, Letras e Artes5,00 Aluno Intercâmbio25,00

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4. Resultados Pontos Positivos e Negativos No que se referem aos pontos positivos da mobilidade acadêmica internacional, os recorrentes apontados pelos alunos foram o conhecimento de novas culturas, a formação acadêmica, a aprendizagem da língua estrangeira, o crescimento e independência pessoal e a própria experiência internacional. Nos pontos negativos da mobilidade acadêmica foram destacados a dificuldade da língua estrangeira, a saudade da família, os trâmites burocráticos, a falta de um programa institucional de recepção na instituição estrangeira, e a dificuldade de achar hospedagem.

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4. Resultados Pontos Positivos e Negativos Pontos positivos Conhecer e viver uma cultura diferente; Aprender uma língua estrangeira; Experiência de convivência internacional; Aumento na da independência e do crescimento pessoal; Formação Acadêmica.. Pontos negativos Falta de apoio de programas de recepção na universidade estrangeira; Saudades da família; Dificuldade de estudar em outro idioma; Dificuldades em encontrar um lugar para morar; Trâmites burocráticos.

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 5. Considerações Finais Educação Superior brasileira é pautada nas parcerias internacionais, sejam elas convênios, redes universitárias ou programas de incentivos a mobilidade acadêmica internacionais. Perfil dos alunos Área de maior mobilidade

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA 5. Considerações Finais Destaque para os pontos positivos e negativos da mobilidade acadêmica. Neste aspecto podemos ressaltar que o domínio da língua estrangeira é um dos fatores impactantes na realização da mobilidade. Cabe referenciar que para o Programa Ciência sem Fronteiras foi possibilitado as Universidades a adesão ao Inglês sem Fronteiras Programa de Apadrinhamento

Recife- 03 a 06 de Dezembro de 2013 FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Recife - 03 a 06 de Dezembro de 2013 Obrigada! A configuração da Mobilidade Internacional em nível de graduação em uma IES Brasileira Liliane Gontan Timm Della Méa (SAI – UFSM) Maria de Lourdes Severo Regio (CPD - UFSM) Vitor Francisco Schuch Junior (PPGA - UFSM) FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA FÓRUM DA GESTÃO DO ENSINO SUPERIOR NOS PAÍSES E REGIÕES DE LÍNGUA PORTUGUESA