Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correição x Controle Interno no TCE/PR
Advertisements

AGENDA REGULATÓRIA. Instituída pela primeira vez em 2009, a Agenda Regulatória destaca-se como iniciativa inovadora na Administração Pública brasileira.
AUDITORIA FISCAL Imposto sobre Importação e Exportação
Gargalos nas Liberações Aduaneiras Mercosul
ATRIBUIÇÕES DA GS/SDR REF. VIGILÂNCIA SANITÁRIA OBS. AÇÕES P/ PORTE I, II e III.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
SISTEMA TRIBUTÁRIO Diagnóstico e Elementos para Mudanças
Prof. Angello Reggio Neto
PROGRAMA PORTAL ÚNICO DE COMÉRCIO EXTERIOR
Prof. Angello Reggio Neto
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Receita Federal do Brasil COORDENAÇÃO GERAL DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA
Procedimentos Aduaneiros na Importação
Comercio internacional
SEMINÁRIO PRORROGAÇÃO DE CONCESSÕES DO SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO Seminário "Prorrogação de Concessões do Setor Elétrico Brasileiro” ABDIB e CNI César Ramírez.
24 de agosto de 2009 Câmara Americana de Comércio - AMCHAM, São Paulo - SP Facilitação de Comércio e Perspectivas do Pós-Crise LYTHA SPÍNDOLA Secretária-Executiva.
O Que Fazem Deputados Federais, Estaduais, Senadores e o Governador?
PRIVILÉGIOS ou PREFERÊNCIAS DO CRÉDITO TRIBUTÁRIO
Seminário Aduaneiro Internacional
ZONA FRANCA DE MANAUS Prof. Joel Brogio
AULA 3 JURISDIÇÃO ADUANEIRA.
Sistemática de Importação e Exportação
GGPAF ANVISA Gerência Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados ANVISA
LOGÍSTICA INTERNACIONAL
“Debates sobre definições estratégicas de políticas para os portos” – Ministério dos Transportes Wilen Manteli Presidente da Associação Brasileira dos.
Quatro Encontros no final de 2007: -Corumbá/MS -Santana do Livramento/RS -Boa Vista/RR -Foz do Iguaçu/PR.
SANT´ANA DO LIVRAMENTO-RS  Prefeito Municipal: Prof. WAINER MACHADO (PSB)  População: 85 mil habitantes  Extensão Territorial: 7 mil km²  Estradas.
PONTOS RELEVANTES Profº Carmênio Barroso
DIREITO TRIBUTÁRIO II AULA 13 DIA 05/11/12 1. CONTENCIOSO ADMINISTRATIVO FISCAL Todo contribuinte tem o direito de defender- se, caso seja autuado pela.
As operações de importação envolvem:
6.9 – TRATAMENTO TRIBUTÁRIO NA IMPORTAÇÃO
DESPACHO ADUANEIRO EXPRESSO LINHA AZUL
Direito à saúde e defesa do consumidor
Módulo: Administração de Empresa Professora: Ana Sabrina Silva Favacho
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
Gestão Portuária.
4 – SIST INFO COMEX.
UNIDADE I Tributos Incidentes no Comércio Exterior
II Imposto sobre a Importação
ACESSIBILIDADE NO TRANSPORTE COLETIVO AQUAVIÁRIO
MAGA Serviços Aduaneiros Ltda.
INSTITUIÇÕES INTERVENIENTES NO COMÉRCIO EXTERIOR
INTCEX 7 – ESTRUTURA DO COMEX.
CURSO DE DRAWBACK INTEGRADO NOÇÕES GERAIS DE COMÉRCIO EXTERIOR
FISCALIZAÇÃO DOS RPPS: O PAPEL DO VEREADOR
Limitações à concessão de antecipação de tutela e liminares em face da Fazenda Pública.
Operação Fronteira Blindada
Riscos Ocupacionais em segmentos específicos
Tributos Internacionais
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
IMPOSTO DE IMPORTAÇÃO Art. 153, I da Constituição Federal; Função extrafiscal; Fato gerador – sujeito passivo art. 19 CTN – desembaraço aduaneiro, entrada.
SISCOMEX O Siscomex começou a operar em 1993, para as exportações e, em 1997, para as importações. É administrado pelos chamados órgãos gestores, que são:
Prof. Dra. Evelyn Santinon  Luna (2000) conceitua o comércio internacional como o fluxo do intercâmbio de bens e serviços entre paises ou empresas.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
MISSÃO Fundado em 2006 tem por missão: “ Unir esforços no combate à pirataria, falsificação, descaminho, subfaturamento, contrabando, sonegação fiscal.
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Política de Defesa Agropecuária no Brasil: Defesa agropecuária e integração dos entes da federação e Sistema Unificado de Atenção à.
DIREITO ADMINISTRATIVO RECEITA FEDERAL 2012
SUBSECRETARIA DE ADUANA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS.
TEORIA GERAL DO PROCESSO II. Ministério Público É instituição estatal destinada ao zelo do interesse público no processo. No Capítulo IV – Das Funções.
Síntese do Diagnóstico Atualização Elaborado pela representação dos Servidores no GT criado pela Portaria SRH/MP nº 2951/08.
LOA – 2015 LEI ORÇAMENTARIA ANUAL. LOA 2015  Gerir, planejar, coordenar e fiscalizar o Trânsito de Veículos e Pedestres na cidade e o Transporte Urbano.
II Fórum Brasileiro de ZPE’s Alfandegamento e Controle Informatizado das ZPE’s DIVISÃO DE ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA – DIANA 3ª RF Recife – 21 de janeiro.
03/08/2009 Esta informação é para uso exclusivo da ABRAZPE. Nenhuma parte da mesma pode ser enviada ou copiada sem a devida autorização. HELSON BRAGA –
INTCEX IMPORTAÇÃO. REGISTRO DE IMPORTADOR As operações de importação somente poderão ser efetuadas por pessoas físicas ou jurídicas que estiverem inscritas.
ABIMO 338 associados divididos em 6 setores % 80% De todas as empresas do setor médico são associadas à ABIMO Do faturamento do setor médico vem.
1 BRASIL AGENDA PARA O SAIR DA CRISE APRESENTAÇÃO Brasília, 2016 Este documento foi desenvolvido tendo como referência a publicação Regulação.
Transcrição da apresentação:

Um retrato do abandono da aduana brasileira

De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão e controle das mercadorias, bens, pessoas e veículos que entram e saem do território nacional.

Um retrato do abandono da aduana brasileira O exercício da administração aduaneira compreende a fiscalização e o controle sobre o comércio exterior, essenciais à defesa dos interesses fazendários nacionais, em todo o território aduaneiro (Constituição Federal, art. 237). O controle aduaneiro, promovido pela Receita Federal, não tem caráter arrecadatório. O bem tutelado pelo Estado não é o tributo, mas a segurança da sociedade.

Um retrato do abandono da aduana brasileira É preciso destacar que as atividades de fiscalização, vigilância, repressão e controle do comércio exterior na Aduana são atribuições exclusivas dos servidores da Carreira Auditoria da Receita Federal do Brasil. Reforço que a Carreira Auditoria da Receita Federal é formada pelos cargos de nível superior de Analista- Tributário e Auditor-Fiscal

Um retrato do abandono da aduana brasileira A Receita Federal tem hoje servidores da Carreira Auditoria, Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. Desse total, apenas estão lotados na Administração Aduaneira.

Um retrato do abandono da aduana brasileira Apenas 15,6% da força de trabalho da Receita Federal atua na Aduana. São somente Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais trabalhando no controle de entrada e saída de pessoas, veículos e mercadorias em todos os postos de fronteira, portos, aeroportos e na repressão em todo o País

Um retrato do abandono da aduana brasileira

Nos 27 postos de fronteiras da Receita Federal o contingente da Aduana é de 510 Analistas-Tributários e 296 Auditores-Fiscais Esse número reduzido de servidores é responsável pelo controle de mais de 16,8 mil quilômetros de fronteiras.

Um retrato do abandono da aduana brasileira

Portos e Aeroportos Nos portos e aeroportos a Receita Federal mantém apenas 935 Analistas-Tributários e Auditores-Fiscais. Esse efetivo reduzido controla mais de 90% do fluxo comercial – importações e exportações – do País. Aeroportos - 35 terminais de passageiros e 41 de cargas; Portos - 38 terminais organizados, nas 44 instalações portuárias fluviais e lacustres e nas 165 instalações portuárias marítimas;

Um retrato do abandono da aduana brasileira Horário Outro grave problema é a restrição no horário de funcionamento da Aduana. Durante a tramitação da Medida Provisória 595 de 2012, que foi transformada na Lei dos Portos, o Sindireceita atuou no Congresso Nacional em favor da Aduana 24 horas.

Um retrato do abandono da aduana brasileira Conclusões O Sindireceita vem alertando para a necessidade de uma política nacional de fortalecimento da Aduana brasileira, por meio do projeto “Fronteiras Abertas” Nossas propostas tem por objetivo: -ampliar as ações de fiscalização e controle aduaneiro, que envolvem a análise de risco, vigilância e repressão em todo o território nacional.

Um retrato do abandono da aduana brasileira Propostas Realizar imediatamente concurso para o cargo de Analista-Tributário; Garantir em Lei as atribuições do Analista-Tributário; Implementação imediata Indenização de Fronteira, nos termos previstos na Lei nº /2013; Regulamentar o porte de arma ostensivo para servidores da Carreira Auditoria - Aprovação da MP 693/2015,

Um retrato do abandono da aduana brasileira Propostas Revogar atos legais e infralegais que restringem a atuação do Analista- Tributário; Investir em cursos de formação, infraestrutura e aquisição de equipamentos para operações de fiscalização, vigilância e repressão; Garantir a operação da Aduana 24 horas nos portos, aeroportos e postos de fronteira; Criar o Adicional Noturno, nos termos expressos na Proposta de Emenda à Constituição 339/2009, em tramitação no Congresso Nacional;

Um retrato do abandono da aduana brasileira Proposta Assegurar maior participação do Analista-Tributário nos procedimentos de gestão de risco; Garantir a atuação do Analista-Tributário no despacho aduaneiro; Garantir as condições de operação e estímulo para manutenção das equipes de vigilância que operam as lanchas da Receita Federal.

Um retrato do abandono da aduana brasileira

Obrigado a todos