Mecanismos Públicos de Incentivo à Cultura Curso – Agente Cultural (FIC) Disciplina – Políticas Públicas para a Cultura Professor – Dirceu Leite.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA NACIONAL DE INFORMAÇÕES E INDICADORES CULTURAIS SNIIC
Advertisements

Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Proposta de Projeto Político Pedagógico EJA-FIC (contribuição do projeto piloto de Diadema, Guarulhos e Osasco ao PROEJA-FIC) Assessoria técnica: IIEP.
Rosana de Lemos Vasques Coordenado do SEBPRS
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
SECRETARIA DAJUSTIÇA E DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL COORDENADORIA DA POLÍTICA DO IDOSO n Lei nº de julho de 2000, estabelece diretrizes e competências.
Ministério da Cultura.
Ministério da Cultura. EIXO IV – Cultura e Economia Criativa ¹ Foco: Economia criativa como estratégia de desenvolvimento.
Decreto nº de 24 de abril de 2007
PRONATEC: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Plano Nacional de Cultura
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR
Elaboração de Projetos Culturais
VIVA A ESCOLA O Programa Viva a Escola, instituído pela Resolução no 3683/08 e regulamentada pela instrução Normativa no 017/08, concebe como política.
O Procultura Nova Lei de Financiamento da Cultura Brasileira Fundação Joaquim Nabuco Recife 13 de agosto de 2012 Cultura em Debate.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Gestão da Cultura em Navegantes
Ministério da Cultura.
PRÉ-CONFERÊNCIAS SETORIAIS. As Pré-Conferências Setoriais de Cultura têm caráter mobilizador, propositivo e eletivo e são instâncias regionais da II Conferência.
Cinema brasileiro, Políticas de Estado e mercado nacional
Oficina de Projeto III Amara Rocha junho/2011. Questões das oficinas I e II -O que é um projeto? Empreendimento planejado que busca atingir objetivos.
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
ASPECTOS JURÍDICOS RELEVANTES DAS OSCIPS E ORGANIZAÇÕES SOCIAIS
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Faculdade de Produção Cênica
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
Implementação do Sistema Municipal de Cultura de Joinville
LEIS DE INCENTIVO À CULTURA
Brasília Ribeirão Preto São Paulo Incentivos Fiscais.
GESTÃO CULTURAL O caso de Ilha Solteira. REPRESENTATIVIDADE Gestores público e privados Classe artística Segmentos da Sociedade Civil.
TURISMO CULTURA E ESPORTE Políticas Integradas do Lazer.
“O desenvolvimento de uma comunidade está intrinsecamente ligado à existência de uma política cultural sólida, onde o conceito de cultura contemple.
A Lei de Acesso à Informação e os instrumentos de participação e controle social Nov.2014.
A seleção pública de projetos e iniciativas culturais é uma prática cada vez mais adotada pelo Ministério da Cultura, por empresas públicas e privadas,
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE
ATIVIDADES COMPLEMENTARES PERMANENTES
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
Lei Orçamentária Anual - LOA
PROJETO DE LEI 6722/ Procultura
O que é Microcrédito? Empréstimo de valores oferecido a Pequenos Empreendedores e as pessoas que vivem do que produzem. Pessoas com dificuldade de acessar.
SEITEC - Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura Formação dos Fundos e suas Aplicações.
EDITAIS DO MINC I ENCONTRO DO FÓRUM DE DIRIGENTES DO TERRITÓRIO BACIA DO JACUÍPE
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DE CONVÊNIOS Estrutura para Transferência de Recursos para Obras e Serviços (Convênios e Contratos de Apoio.
Em sua segunda edição, o Prêmio Fundação La Salle - Programa de Financiamento de Projetos - contemplará projetos em andamento e inéditos das Obras Assistenciais.
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
PROGRAMA DE APOIO A MICROPROJETOS CULTURAIS NO ESTADO DE PERNAMBUCO.
Sem fins lucrativos e com abrangência nacional, o Instituto Equipav é responsável pela estratégia e monitoramento dos investimentos sociais do Grupo Equipav.
As crianças atendidas nas Obras Sociais Senhora de Pompéia podem ter um amigo Você! E não precisa pagar nada por isso.
Plano Nacional de Educação Metas do PNE/PEE Plano Estadual de Educação
Controladoria-Geral da União Visão Geral do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal O pior do Brasil era a Corrupção Ela nunca foi tão combatida.
Desafios para o financiamento das políticas culturais Ms. Selma Santiago.

Mobilização Social nas PECs. Participantes: comunidade local – moradores, trabalhadores, entidades locais, especialmente aqueles já atuantes na comunidade.
Ação de cidadania Planetária: Combater a pobreza energética (ou espiritual)
PROGRAMA DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROEXT 2013 – MEC/SESu MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA CULTURA MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL MINISTÉRIO DA.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
Prefeitura do Município de São Paulo SMC - Secretaria Municipal de Cultura São Paulo, dezembro de 2013.
Plano de Desenvolvimento Institucional IFSP – Câmpus São José dos Campos PDI
A PESQUISA COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO Ana Paula Palheta PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO.
DIREITO COMERCIAL I INSTRUMENTOS INTRODUTÓRIOS DE NORMAS DE DIREITO EMPRESARIAL.
( ). cultura CULTURA #ECONÔMICA #SIMBÓLICA #CIDADÃ.
SISTEMA ESTADUAL DE INCENTIVO AO TURISMO, À CULTURA E AO ESPORTE.
DEPARTAMENTO DA DIVERSIDADE COORDENAÇÃO DA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES DA
FUNDAÇÃO CATARINENSE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL - FCEE.
Metas Para NESTA ATIVIDADE ESTÃO INCLUIDOS OS PAGAMENTOS DOS SERVIDORES, OBRIGAÇÕES PATRONAIS, INDENIZAÇÕES TRABALHISTAS E DESPESAS DIVERSAS DA.
PREFEITURA M. DE CAMPO GRANDE SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE SECRETARIA EXECUTIVA DEPARTAMENTO DE.
Transcrição da apresentação:

Mecanismos Públicos de Incentivo à Cultura Curso – Agente Cultural (FIC) Disciplina – Políticas Públicas para a Cultura Professor – Dirceu Leite

Observações Iniciais Não cabe ao Estado produzir Cultura. Criação de mecanismos de incentivo à Cultura. Conflitos entre interesses públicos e privados no incentivo à Cultura. Paternalismo e assistencialismo cultural.

Lei Rouanet LEI Nº 8.313, DE 23 DE DEZEMBRO DE Programa Nacional de Apoio à Cultura. Fundo Nacional de Cultura – FNC. Fundos de Investimento Cultural e Artístico – FICART. Incentivo Fiscal (PF – 6% / PJ – 4% sobre lucro real).

SALIC Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura. SICONV para a Cultura.

SEITEC LEI Nº , de 08 de março de Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura. FUNCULTURAL.

SIGEF Sistema Integrado de Planejamento e Gestão Fiscal. Inscrição pelo SIGEF. Documentação na SDR.

Documentação na SDR Cópia autenticada do RG e do CPF. Comprovante de residência em SC por, no mínimo, 03 anos. Currículo e documentos que comprovem seu conteúdo. Cópia autenticada do registro profissional, quando houver. Comprovante legal de representação do menor de idade, se for o caso.

Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura Lei n.º , de 29 de junho de I - artes populares; II - artes Visuais; III - dança; IV - letras; V - música; VI - patrimônio cultural; VII - teatro.

IDCultura – SNIIC O ID da cultura é a aplicação de login único para acessar os serviços digitais do Ministério da Cultura. O serviço pioneiro a adotar o ID da Cultura é a Rede Cultura Viva. Rede Cultura Viva Integração do Sistema Nacional De Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) ao ID da Cultura.

Programa Cultura Viva Lei nº , 22 de julho de Desde 2004, já foram implementados Pontos de Cultura em todo o país. Até 2020 a SCDC pretende fomentar mais Pontos de Cultura para atingir a meta prevista no Plano Nacional de Cultura de 15 mil pontos em funcionamento. Termo de Compromisso Cultural

Marco Legal da Sociedade Civil Lei , de 31 de julho de Termo de colaboração ou fomento. Colaboração – Proposta do Poder Público. Fomento – Proposta da Sociedade Civil.

Instituto Federal Catarinense – IFC – Rio do Sul Fundação Cultural de Rio do Sul – FCRS Pronatec – Agente Cultural (FIC) Disciplina – Políticas Públicas para a Cultura Professor – Dirceu Leite Turma