DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é Marketing. Muitas pessoas pensam que marketing é apenas venda e propaganda. Não é de se admirar, pois todos os dias somos bombardeados por comerciais.
Advertisements

Os quatro Ps do Marketing
CONCEITO DE MARKETING Philip Kotler:
Marketing: o que é isto afinal ?
Plano de Marketing. O CONCEITO DE MARKETING O CONCEITO DE MARKETING.
MERCARI Expressão anglo-saxonica derivada da palavra MERCARI do Latim, que significa Comércio ou ato de transacionar.
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Marketing Conceitos Básicos.
Faculdade da Ciência Aplicada e Sociais de Petrolina FACAPE
Marketing no Século XXI
Conceitos de Marketing Professor: Sérgio Henrique Barszcz
FUNDAMENTOS DO MARKETING
HISTÓRIA DO MARKETING Desde o início da humanidade as pessoas vendem e compram bens, fazendo trocas. Com o crescimento das cidades , o comércio aumentou.
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
VENDAS NO CONTEXTO DE MARKETING
MARKETING Conceitos básicos HEITOR MARBACK
Administração de Marketing
Para Gestão de Marketing
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
PUC BETIM ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Administração 4º PERÍODO – noite PROF. LOURIVAL ARRUDA.
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
GESTÃO DE MARKETING O Que É Marketing Prof. Paulo Gonzaga, MSc.
AVALIANDO O AMBIENTE EXTERNO
Administração de Marketing I
Marketing de Serviços Turísticos.
Disciplina: Marketing Aula 1
Introdução Ao Marketing
FUNÇÃO DE MARKETING X FUNÇÃO DE VENDAS
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
Função da Administração:
Definição de marketing para o século XXI
SATISFAÇÃO, VALOR E RETENÇÃO DE CLIENTES
Marketing de Relacionamento
Administração de Marketing
Introdução ao Marketing
Aula 3 e 4 - Orientação da Empresa para o Mercado
Administração de Marketing
O QUE É MARKETING?.
Funções de marketing Marketing Estudos de Comercialização Mercado
Módulo II – O Composto de Marketing
Marketing no Século XXI -Kotler
Lançamento de Produtos e Serviços
Professora: Andréa Trierweiller
Gestão de Marketing de Moda Definição dos Mix de Marketing
Mercadologia Prof. Magera/Prof. Marcelo D.
DISCIPLINA : GESTÃO DE PRODUTOS E MARCAS
MARKETING: DO QUE ESTAMOS FALANDO?
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
ADMINISTRAÇÃO EM MARKETING.
Administração de Marketing
FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO
MARKETING I.
O COMPOSTO DE MARKETING
Composto de Marketing Tecnólogo em Logística Marketing – ADM353
O que é Planejamento de Marketing? Plano de Marketing
O que é Marketing? Prof. Rafael Oliveira Faculdade Ateneu.
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
FACULDADE ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Prof.: Reofran P. Santos APOSTILA 01.
Marketing “É o processo de planejar e executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de idéias, bens e serviços a fim de criar.
Universidade Federal de Santa Catarina | Centro de Comunicação e Expresssão | Departamento de Expressão Gráfica disciplina: egr5187 – marketing Professor.
Disciplina de marketing
Administração de empresas Estratégias de Marketing Profa. Ms. Márcia Sedevitiz Fundamentos do Marketing Composto de Marketing 4 P's vs. 4 C's Bibliografia:
Marketing Wilson Junior (JAPA) AULA 1 Realizar a 1ª Atividade.
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.
OBJETIVOS O que são satisfação e valor para o cliente e como as empresas líderes os criam e os fornecem? O que faz um negócio ser classificado como de.
Plano de Marketing e Análise de Mercado Profa. Bruna Panzarini
Princípios Fundamentais do MKT Troca –Conceito central de MKT e envolve o processo de obtenção de um produto desejado de alguém oferecendo-se algo em troca.
Transcrição da apresentação:

DEFINIÇÃO DO TERMO “Marketing é um processo social e administrativo pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que necessitam e o que desejam, através da criação de troca de produtos e valor com outras pessoas” Philip Kotler

NECESSIDADES X DESEJOS O Marketing pode criar necessidades? O marketing não cria necessidades; as necessidades existem antes do marketing. Homens de marketing mostram como certo bem específico pode satisfazer aquela necessidade. Os homens de marketing tentam estimular a demanda, tornando o produto atrativo, acessível e fácil de ser encontrado.

CONCEITOS DE MARKETING Necessidades: estado de privação de alguma satisfação básica. Desejos: carências por satisfações específicas para atender às necessidades. Demanda: são desejos por produtos específicos, que são respaldados pela capacidade e disposição de comprá-los. Produto: é tudo aquilo capaz de satisfazer uma necessidade ou desejo (bens ou serviços).

CONCEITOS DE MARKETING Troca: é o ato de obter um produto ou serviço de alguém, oferecendo-lhe algo em contrapartida. Mercado: é o conjunto de todos os atuais e potenciais compradores de um produto/serviço. Valor: é a estimativa do consumidor em relação à capacidade global do produto satisfazer as suas necessidades.

CONCEITOS DE MARKETING Transações: consiste na negociação de valores entre duas partes. Consumidor: é para onde o produto ou serviço se destina.Poderá ser individual, em grupo ou outra empresa. Relacionamentos: é o ganha ganha com clientes, fornecedores, distribuidores, etc.

CONCEITOS DE MARKETING Custo: o que será desembolsado pelo consumidor. Custo Monetário Custo de Tempo Custo de Energia Física Custo Psíquico “ O preço real de algo envolve o esforço de sua aquisição.” Adam Smith

CONCEITOS DE MARKETING Satisfação do Consumidor: é o nível de sentimento do consumidor resultante da comparação do desempenho ou resultado de um produto em relação as suas expectativas. Desempenho percebido x Expectativas

COMPOSTO DE PRODUTOS PRODUTO PROMOÇÃO PRAÇA PREÇO

COMPOSTO DE PRODUTOS PRODUTO Teste e desenvolvimento Qualidade Embalagem Marca registrada Serviços Assistência técnica Garantia PREÇO Política de preços Métodos para determinação Descontos por quantidades especiais Condições de pagamento PRAÇA Canais de distribuição Transportes Armazenagem Centro de distribuição PROMOÇÃO Propaganda Publicidade Promoção de vendas Venda pessoal Relações públicas Marca nominal merchandising

HIERARQUIA DAS NECESSIDADES

EVOLUÇÃO DO MARKETING PRODUÇÃO PRODUTO VENDA MARKETING MARKETING SOCIAL

EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE PRODUÇÃO – sustenta que os consumidores preferem os produtos acessíveis e baratos. Ex: as empresas não levam em consideração o que o consumidor quer, e sim o que pode ser mais barato para ele adquirir, por exemplo, os carros pretos da Ford.

EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE PRODUTO – sustenta que os consumidores preferem produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Esforço para aprimorar permanentemente seus produtos. Ex: faculdades subestimaram o desafio das escolas técnicas, achando que os alunos desejavam educação na área de ciências humanas.

EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE VENDA – sustenta que os consumidores só compram bastante produtos de uma empresa, quando ela despende um grande esforço em vendas e promoção. Ex: Sem levar em conta a satisfação posterior do consumidor, fazendo vendas de curto prazo e lucratividade alta, sem preocupação com quem compra e porque compra.

EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE MARKETING – sustenta que para atingir as metas organizacionais é preciso determinar as necessidades e desejos dos mercados-alvo e proporcionar a satisfação desejada de forma mais eficiente que sues concorrentes. Ex: As empresas estão mais interessadas nas necessidades do consumidor, produzindo o que estes necessitam e desejam, obtendo lucro disto.

EVOLUÇÃO DO MARKETING CONCEITO DE MARKETING SOCIAL – sustenta que a organização deve determinar necessidades e desejos dos mercados-alvo, e então proporcionar aos clientes um valor superior de forma a manter ou melhorar o bem-estar do cliente e da sociedade. Ex: ISSO 14000, aerossol sem CFC, campanhas contra doenças, etc.