Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEORIA DE ADMINISTRAÇÃO
Advertisements

Teoria Geral da Administração Introdução Logística - Modulo I
Teoria Geral da Administração Introdução 1º PERÍODO – AULA 01
INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO I
ADMINISTRAÇÃO Processo Decisório sobre utilização de recursos e alcance de objetivos; Management – inglês Gestion – Espanhol.
OS NOVOS DESAFIOS DA GESTÃO DE PESSOAS
Administração Geral Professora : Cláudia Araújo claudia
Curso Técnico em Serviços Públicos
- Minister (subordinação ou obediência)
TGA TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
O que é Gestão: Gestão significa gerenciamento, administração, onde existe uma instituição, uma empresa, uma entidade social de pessoas, a ser gerida.
TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO
EVOLUÇÃO DA ADMINISTRAÇÃO
Teoria Estruturalista Flávio Oliveira
PROCESSO SELETIVO.
A ADMINISTRAÇÃO HOJE 1.
Introdução à Administração
A Administração e suas perspectivas
Processos Administrativos Aula 1
e gerenciamento da cadeia de abastecimento
TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
Administração Geral Habilidades
ADMINISTRAÇÃO E SUAS PERSPECTIVAS
Central de Aquisições e Contratações Públicas: O uso dos padrões e-Ping na estruturação do planejamento das contratações Brasília, 18 de junho de 2013.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS - ASSOCIAÇÕES DE SUJEITOS DE DIREITO INTERNACIONAL (normalmente, Estados) - EXPRIMEM UM ATO COLETIVO DE VONTADE DE COOPERAÇÃO.
Estrutura Organizacional
Sistemas de Informação Capítulo 2 O uso consciente da tecnologia para o gerenciamento JADIEL MESTRE.
MOTIVANDO PARA VENCER MOTIVAÇÃO São os Motivos – de Ordem Lógica – Que Nos Levam Por Um Caminho e Não Por Outro; ou Seja, São os Motivos Que Nos Levam.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE CACOAL CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO Adm. Flávio de São Pedro Filho, Dr. CRA / BA número 2758 O PEPEL.
GESTÃO ORGANIZACIONAL
Administração de vendas Gerenciamento de uma Organização Planejamento; Implementação; Avaliação. PDCA.
Para entender o que é política pública Produção cultural
Levantamento de dados Podem ser utilizados três procedimentos para obterem-se os dados: Pesquisa documental Pesquisa bibliográfica Contatos diretos.
CRITÉRIO ENACTUS REVISADO: CONDUZINDO UMA AVALIAÇÃO DAS NECESSIDADES.
Administração: teoria e prática no contexto brasileiro — © 2008 Pearson Prentice Hall Capítulo 5 Planejamento e estratégia.
Principais motivos sobre a viabilidade e sustentabilidade dos RPPS: Favoráveis ao Executivo: 1º - No caso de extinção, o art. 5º da portaria nº 2/09 do.
Situando os conceitos essenciais Ambiente: Instrumentos Produtos & Serviços Helgo Max EmpresaMercado troca $ retribui > oferta Implementação Negociação.
Adriano Mendonça Dante Guilherme Diego Juvêncio Eduardo Coelho Márcio R. Oliveira CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA.
Segundo as informações do SITE DO SEBRAE  - as MPEs representam 98% das 4,1 milhões de empresas formais na indústria, comércio e serviços - respondem.
Introdução à Administração
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Capitalista Socialista Misto
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA Campus de Ribeirão Preto Curso de Engenharia Mecatrônica Economia / Administração Administração Estratégica Aluno Cleber Tasso.
Empreendedorismo e Plano de Negócios. Profa. Bruna Panzarini.
Qual a Importância do Líder Para as Organizações ? Que Características Deve Possuir o Líder Ideal ? Você Possui Características de Liderança? Como Desenvolver.
PROFª DRª GECIANE PORTO CRIAÇÃO DE NOVOS NEGÓCIOS ORGANIZAÇÃO, GERÊNCIA E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DO NEGÓCIO.
Administração de Vendas Treinamento de Vendas José Afonso da Silva.
GESTÃO DE PROJETOS. 1. Introdução ao Gerenciamento de Projetos 1.1. Definições de Projeto, Programa e Portfólio. Relações entre Gerenciamento de Projetos,
INICIAÇÃO AO ESTUDO DA ADMINISTRAÇÃO Eng. Mecânica EM10P18 Daniel Tronto RA: A535JF-1 João Henrique de Godoy RA: GRUPO 1 Prof. Dra. Simoni M.
Gestão das organizações. O que é uma organização? Organização: “Grupo social em que existe uma divisão funcional do trabalho e que visa atingir através.
Gestão de Pessoas Profª. Mara. Objetivos da Gestão de Pessoas: Ajudar a organização a alcançar seus objetivos e realizar sua missão. Proporcionar competitividade.
UEMS – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Professora: Msc.:Marta Sulema M.González Biolchi.
Prof. Marcelo Santana Silva Macroeconomia 1 Teoria e Política Macroeconômica Instrumentos de Política Macroeconômica Atuação do Governo Capacidade Produtiva.
O PROBLEMA DA ESCASSEZ Necessidades humanas X Recursos produtivos
Detalhamento da estrutura de um Plano de Negócios Parte 2
O que é ? O primeiro setor é o governo, que é responsável pelas questões sociais. O segundo setor é o privado, responsável pelas questões individuais.
Teoria Geral de Sistemas
1 Factores de Produção
Fundação Governamental de Direito Privado (Fundação Estatal) Dispositivo público para um novo modelo de gestão Arthur Chioro.
Fundamentos da Administração
ENAP/Brasília junho/2010. Antes de 1930 – Fase contábil - Preocupação com a saúde física 1930 a 1950 – Fase Legal - Instituição da CLT - Estudo das relações.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Definição de indicador com exemplos de indicadores do Programa Bolsa Família, do Conselho Nacional de.
Fundamentos da Administração
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
 Mapeamento de seus cenários internos e externos, identificando requisitos essenciais a serem atendidos;  Tradução de requisitos em informações a serem.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
Plano de Negócios TGA2 PLANO DE NEGÓCIOS Um negócio bem planejado terá mais chances de sucesso que aquele sem planejamento, na mesma igualdade de condições.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Fatores de Avaliação Know-how : É a soma total de quaisquer habilidades, conhecimentos e experiências requeridas por um cargo, de maneira a propiciar um.
Transcrição da apresentação:

Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Teoria Geral da Administra ç ão Fundamentos da Gestão do Esporte e do Lazer

Definindo Conceitos Uma tarefa que possibilita alcan ç ar os objetivos previamente definidos com maior eficiência, ou seja, com menor dificuldade e maior rapidez. Administra ç ão A palavra Administra ç ão vem do latim, ad – que significa dire ç ão,tendência para, e minister – que significa subordina ç ão ou obediência, ou seja, quem realiza uma fun ç ão sob comando de outra ou presta servi ç o a outro, (CHIAVENATO, 2003). Administra ç ão é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos com a finalidade de alcan ç ar os objetivos das organiza ç ões.

A tarefa b á sica da administra ç ão é a de fazer as coisas por meio de pessoas. A administra ç ão est á sendo considerada uma das principais chaves para a solu ç ão dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno Peter Drucker, afirma que não existem pa í ses desenvolvidos e paises subdesenvolvidos, mas sim pa í ses que sabem administrar a tecnologia existente e seus recursos dispon í veis e potenciais e pa í ses que ainda não o sabem, ou seja, existem pa í ses administrados e pa í ses subadministrados.

 A Teoria Geral da Administra ç ão (TGA) surgiu no momento em que as organiza ç ões alcan ç aram um certo tamanho e complexidade (no in í cio do s é culo XX).  É um conjunto orgânico e integrado de teorias, hip ó teses e id é ias a respeito da administra ç ão como ciência, t é cnica e arte.  Essa teoria oferece aos dirigentes das organiza ç ões modelos e estrat é gias adequados para a solu ç ão de problemas empresariais.

Administração na Sociedade Moderna O papel do administrador: ◦ Ele não é o executor, mas o respons á vel pelo trabalho dos outros; ◦ Forma ç ão ampla e diversificada (matem á tica, sociologia, Psicologia, etc) ◦ Respons á vel por diminuir ou extinguir qualquer possibilidade de de erro para a organiza ç ão.

Cinco variáveis básicas na TGA.  Tarefas  Estruturas  Pessoas  Tecnologia  Ambiente  Essas vari á veis constituem os principais componentes do estudo da administra ç ão nas organiza ç ões das empresas.

1. Ênfase nas tarefas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência aplicada na racionaliza ç ão e no planejamento das atividades operacionais.  2. Ênfase nas estruturas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que cuida da configura ç ão e estrutura ç ão das organiza ç ões.  3. Ênfase nas pessoas: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência aplicada sobre as pessoas e suas atividades dentro das organiza ç ões..  4. Ênfase na tecnologia: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que cuida da aplica ç ão bem-sucedida da tecnologia na atividade organizacional.  5. Ênfase no ambiente: é o foco das teorias que consideram a administra ç ão uma ciência que busca a adequa ç ão das organiza ç ões à s demandas e situa ç ões que ocorrem em seu contexto externo.

HABILIDADES FUNDAMENTAIS Habilidade T é cnica – é a maneira pela qual se compreende e domina determinado tipo de atividade. Envolve conhecimento com o fazer pr á tico, com objetos f í sicos e concretos; consiste em saber utilizar m é todos e equipamentos necess á rios para realiza ç ão de tarefas espec í ficas. Habilidade Humana – é a capacidade e aptidão de trabalhar com pessoas para obter resultados eficazes por meio delas, refere-se à facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolve capacidade de se comunicar, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos. Est á relacionada à intera ç ão com pessoas e por meio delas. Implica possuir facilidade para o desenvolvimento da coopera ç ão dentro da equipe encorajamento da participa ç ão dos mesmos.

Habilidade Conceitual: é a habilidade que requer maior conhecimento, pois exige visualiza ç ão do conjunto organizacional com suas partes integradas, formando um conjunto harmonioso. Implica a facilidade em trabalhar com id é ias e conceitos, teorias e abstra ç ões. As habilidades conceituais estão relacionadas com o pensar, com o raciocinar, com o diagn ó stico das situa ç ões e com a formula ç ão de alternativas de solu ç ão de problemas.

Para ser plenamente capaz de administrar uma organiza ç ão, o administrador deve ter algumas competências que são essenciais:  Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência m ú tua de outras fun ç ões;  Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informa ç ões, e mantendo sua lideran ç a;  Ser pr ó -ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organiza ç ão;  Ser comunicativo, negociador e mantenedor de rela ç ões de natureza profissional e interpessoal.

Organiza ç ões do Governo – que são administradas pelo governo e têm como objetivo prestar servi ç os à comunidade em geral, e são mantidas pela arrecada ç ão de impostos, taxas e contribui ç ões;  Organiza ç ões Empresariais – são organiza ç ões que têm como finalidade o lucro na produ ç ão e/ou comercializa ç ão de bens e servi ç os, podendo ser classificadas de acordo com o seu tamanho, natureza jur í dica e á rea de atua ç ão. São criadas com recursos pr ó prios (dos propriet á rios em forma de capital social) e tamb é m com recursos de terceiros, como fornecedores e credores em geral (como empr é stimos e financiamentos). O seu resultado é distribu í do aos s ó cios e o restante é mantido como reservas de lucros para a empresa.

Organiza ç ões do Terceiro Setor – compreende as organiza ç ões de utilidade p ú blica, sem fins lucrativos, e são criadas por pessoas sem v í nculo com o governo, entre elas estão as ONGs (organiza ç ões não- governamentais) e outras entidades com fins filantr ó picos.

DIVISÃO DOS GRUPOS Escola Secretaria Municipal ou Estadual de Esportes Clube Academia Federa ç ão Empresa Esportiva