Segmentação e Posicionamento

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Natureza do Marketing
Advertisements

Comportamento do Consumidor
Estudo de Mercados.
GESTÃO DE PESSOAS Cultura Organizacional
MARKETING DE SEGMENTOS
Cultura e Cultura Popular
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMÉRCIO ELETRÔNICO Marketing LIMEIRA, T. M. V. E-Marketing: o marketing na internet.
Capítulo 2: O Comportamento do Consumidor e o Gerente de Marketing
Fundamentos de Marketing
Marketing: Introdução
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Segmentação de mercado
Etapas do Marketing Estratégico Moderno
MERCADO CATARINA E FABIANY
A conquista de Mercados: Planejamento estratégico Orientado para o Mercado Kotler – Capítulo 03.
Segmentação de Mercado Prof. Jorge Henrique França
Comportamento do Consumidor
Marketing Marketing é hoje uma das palavras mais usadas e menos entendidas pela maioria das pessoas. Marketing não é = vendas. Marketing não é = propaganda.
Aula 2 Ambiente de Marketing.
Aula 4 Comportamento do consumidor Segmentação de mercado Posicionamento competitivo.
DISCIPLINA: Gestão em Marketing Segmentação de Mercado
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES
Segmentação de Mercado
Marketing Administração de Marketing Kotler e Keller
Pesquisa em Comunicação I Capítulo 2 - A Pesquisa como ferramenta do processo comunicativo PESQUISA EM COMUNICAÇÃO PESQUISA DE OPINIÃO PESQUISA DE.
Aula 1 Lançamento de Produtos e Serviços Prof. Renan Barroso.
Publicidade e Propaganda: Categorias e Conceitos
Bruno de Oliveira Figueiredo Bacharel em Administração pela UFRRJ, mestre em Educação pelo PPGEduc/UFRRJ e membro do GTPS.
Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO – O que é e como fazer?
FUNDAMENTOS DE MARKETING PARA A ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Prof. Marcelo Bárcia Viabilidade Mercadológica: Um Fator Crítico de Sucesso Para Avaliação de Novos Negócios.
DIVERSIDADE CULTURAL Cultura Erudita, Cultura Popular, Cultura de Massa e Indústria Cultural.
ESTRATÉGIAS EMPRESARIAIS E COMPETITIVIDADE PARA PEQUENAS EMPRESAS
Capítulo 1 O marketing e a comunicação integrada de marketing (CIM)
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA II
ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
FUNDAMENTOS DE MARKETING
MICROAMBIENTE FATORES INCONTROLÁVEIS EMPRESA FORNECEDORES CONSUMIDORES
Prof. MSc. Cláudio Cabral.  Cultura organizacional é um conjunto de crenças e valores que são desenvolvidos e reforçados com o decorrer do tempo.  Refere-se.
PERFIL DA PESQUISA DE MARKETING NA TOMADA DE DECISÕES Sérgio Caldas.
Marketing® CEDUP -- Centro de Educação Profissional Diomício Freitas Curso Técnico em Administração Disciplina : Marketing II Conteúdo : Segmentação de.
Adm. do Relacionamento com o Cliente
Douglas Pereira da Silva
Planejamento Estratégico de MKT
Diagnóstico Organizacional
O Ambiente de Marketing
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
- 1 - Jogos de Empresas I - Prof. Luís Carlos Padrão Segmentação Posicionamento de produto Estratégias de Desenvolvimento de Negócios Composto de Marketing.
Segmentação e Posicionamento de Mercado
Capítulo 9 Desenvolvimento de Novos Produtos e Estratégias para o Ciclo de Vida dos Produtos.
MARKETING GLOBAL Prof. Ms. Luciane Chiodi.
Prof. MSc. Cláudio Cabral Gestão de Produto.  O PDP é um Plano que visa minimizar incertezas para se desenvolver um produto desde a identificação da.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
SEGMENTAÇÃO DE MERCADO
Comportamento do Consumidor
AMBIENTES DE MARKETING
Segmentação Prof. Eduardo Vilela.
COMPOSTO DE MARKETING O Mix de Marketing é composto pelos 4 P’s:
Introdução à Administração
O comportamento do Consumidor
Disciplina: Técnicas de Vendas Aula 1
Profª. Mestranda Janaina Naves Fagundes, PMP Vendas – foco necessidades – vendedor; foco no produto; orientação para vendas e lucros. Já dizia Henry Ford:
CULTURA.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
Segmentação de Mercado
REFERÊNCIAS CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary.
Comportamento do Consumidor
Transcrição da apresentação:

Segmentação e Posicionamento Aula 9 AVA – Aulas 5 e 6 Segmentação e Posicionamento de Mercado Estratégias de Marketing

SEGMENTAÇÃO de Mercado MARKETING de MASSA Processo de usar uma estratégia padrão para vender produtos padronizados e fabricados em massa para todos os consumidores no mercado. MARKETING de SEGMENTO Processo de selecionar grupos de clientes dentro de um mercado maior e desenvolver produtos e programas de marketing voltados para suas necessidades e desejos específicos. NICHO de MERCADO Segmento muito pequeno identificado através da segmentação de mercado MERCADO-ALVO ( Target ) Grupo de pessoas e organizações a cujas necessidades um produto é especificamente projetado para satisfazer.

Segmentação de Mercado Níveis MARKETING DE MASSA MARKETING DE SEGMENTO MARKETING DE NICHO MARKETING UM A UM

Exemplos de Segmentos Ads by Browse to Save

Case – Produto Massificado ( MKT Um a Um ) https://www.youtube.com/watch?v=5YrSfDW4O1Y

COMO REALIZAR o PROCESSO de SEGMENTAÇÃO de MERCADO ? 1- Identificar bases para fazer a segmentação dos mercados 2- Desenvolver perfis relevantes dos segmentos 3- Prever o mercado potencial total para cada segmento 4- Analisar as forças competitivas dentro de cada segmento 5- Determinar o Composto de Marketing para atender os segmentos e prever a fatia própria do mercado 7- Determinar se os benefícios são compatíveis com os objetivos da empresa e se justificam o desenvolvimento de cada um dos segmentos

Nicho de Mercado Definição Corresponde a um segmento de mercado constituído por um reduzido número de consumidores, com características e necessidades homogêneas e identificáveis através de análises ambientais e pesquisas.

Diferenças entre: Target e Nicho de Mercado Kotler ( 2000 ) - A Impossibilidade das organizações conseguirem cativar todos os consumidores de um mercado ou pelo menos de o alcançar com a mesma metodologia. A diversidade dos consumidores e as diferentes capacidades das empresas obrigam a que estas identifiquem partes do mercado que possam servir melhor.

Diferenças entre: Target e Nicho de Mercado Target - Consiste na identificação de segmentos de mercado, selecionando um ou mais, desenvolvendo o marketing mix adequado a cada um ( idade, sexo, classe social ). Nicho de mercado - Consiste em grupos distintos de consumidores com diferentes necessidades, características ou comportamentos, que possam carecer de produtos específicos.

Nicho de Mercado Cultura Inclui: Os Objetos Materiais de uma Sociedade: Idéias e Valores Instituições Símbolos As Maneiras que Nos Vestimos, Pensamos, Comemos, e Gastamos Nosso Tempo de lazer

Cultura . . É um comportamento aprendido. Enculturação é aprender nossa própria cultura. Aculturação é aprender uma nova cultura.

Cultura . . . É adaptativa, isto é, muda a medida em que a sociedade encara novos problemas e oportunidades... . . . Satisfaz as necessidades provendo normas (regras de comportamento)... . . . Fornece valores que delineiam o que é correto, bom e importante para a sociedade.

Rituais Culturais . . . . . . São seqüências de ações socialmente padronizadas que são periodicamente repetidas, fornecem significado e envolvem o uso de símbolos culturais.

Cultura Popular . . . . . . É a cultura de apelo de massa e tem as seguintes características: Penetra na experiência e valores de uma porção significativa da população Não é necessário nenhum conhecimento especial para compreendê-la É produzida de maneira que um grande número de pessoas tenha acesso a ela. Na maioria das vezes influencia comportamento.

Subculturas . . . . . . a subdivisão de uma cultura nacional que é baseada em alguma característica unificadora. . . . Membros compartilham diferentes padrões de comportamento que são distintos daqueles da cultura nacional. 3

Subculturas da Idade Consumidores experimentam mudanças previsíveis em valores, estilos de vida, padrões de consumo na medida em que se movem em seu ciclo de vida. 5 5

Nichos de Mercados – Grupo de referência É Formado por pessoas que mantêm uma relação de interdependência, na qual o comportamento de cada membro influencia o comportamento de cada um dos outros. Partilham as mesmas crenças, valores e desejos em relação ao comportamento de compra. São exemplos: Na infância - a família Mais tarde - colegas, parentes e outros grupos Adultos - colegas de faculdade de trabalho, clube, etc.

Nicho de Mercado – O Idoso Os brasileiros de 60 anos ou mais chegam a 15 milhões, representando cerca de 8% da população. Os idosos se apegam mais a seus antigos costumes ao invés de trocá-los por novos. A idade não apaga as diferenças sociais, culturais, geográficas, etc, Tendem a manter-se fiéis aos produtos e serviços de outras fases da vida. 11

Etnia . . . . . . Refere-se a um grupo unido pelos laços de homogeneidade cultural (isto é, ligados por valores, costumes, vestimentas religião e língua semelhantes). 13

Subculturas Regionais . . . . . . Apresentam estilos de vida distintos que resultam das variações no clima, cultura e mistura étnica de pessoas. Consequentemente, existe preferências diferentes quanto ao produto. 19

Market Share A expressão tem como tradução participação no mercado e designa a fatia de mercado detida por uma organização. Sua medida quantifica em porcentagem a quantidade do mercado dominado por uma empresa. Divide-se o número total de unidades que a empresa vendeu pelo total de unidades vendidas no segmento em que a empresa atua. O valor pode ser obtido ainda da divisão do valor total em vendas da empresa pelo valor total em vendas do segmento.

Cálculo do Market Share Divide-se o número total de unidades que a empresa vendeu pelo total de unidades vendidas no segmento em que a empresa atua.

Market Share Segundo Kotler (2000), se as vendas de determinada empresa crescerem 5 por cento ao ano, mas as vendas do setor crescerem 10 por cento ao ano, a empresa estará perdendo participação no mercado, pois não estará conseguindo acompanhar o crescimento setorial.

Modelo de Market Share