ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral.

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Transcrição da apresentação:

ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA Faculdade: Novos Horizontes Professora : Liliane Cabral

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS CHURCHILL JR, Gilbert A., PETER, J. Paul. Marketing: Criando valor para o cliente. São Paulo: Saraiva, KOTLER, Philip. Administração de Marketing A Edição do Novo Milênio. 10ª Edição São Paulo: Prentice Hall, 2000 KOTLER, Philip & ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

DEMOGRAFIA AMBIENTE NATURAL CULTURA POLÍTICA TECNOLOGIA ECONOMIA Microambiente MACROAMBIENTE

ANÁLISE DO AMBIENTE EXTERNO Constituído por forças incontroláveis que condicionam as ameaças e oportunidades da organização As principais variáveis macroambientais: –Demográfica –Econômica –Tecnológica –Política e Cultural – Natural

ECONOMIA –Fatores que afetam o poder de compra e padrões de gastos: renda (bruta, disponível e discricionária), preços, poupança, juros. –Ciclo de negócio prosperidade x recessão x recuperação

POLITICO - LEGAL –Leis e órgãos governamentais, regulamentação. – Influenciam as estratégias de mkt através de leis. (teste de produtos, embalagens, propaganda, vendas, concessões)

DEMOGRAFIA –Estudo da população humana: Taxa de natalidade, taxa de mortalidade, tamanho, densidade, localização, idade, sexo, raça, ocupação, instrução, estado civil. –Mudança da estrutura etária da população –A mudança na constituição da família –Aumento da escolaridade e do número de executivos –O numero de idosos no Brasil é um dos maiores do mundo 8,7% da população brasileira. Em 2020 o numero de pessoas com 60 anos será o dobro (IBGE) –Nos USA o numero de famílias negras será de 5x mais do que de o de famílias brancas.

TECNOLOGIA –O conhecimento cientifico, a pesquisa, as invenções, as inovações que resultem em produtos e serviços novos ou aperfeiçoados. –Velocidade da mudança tecnológica, erros e acertos (oportunidades e ameaças) – Celulares, internet –Concentração em pequenos aprimoramentos –Orçamentos elevados em P&D

CULTURA –Instituições e forças que afetam os valores básicos, percepções, crenças, preferências e comportamentos. – Persistência de valores culturais –Mudanças de valores culturais secundários –A visão das pessoas sobre si mesmas –A visão das pessoas sobre a sociedade –A visão das pessoas sobre a natureza

NATURAL –Matérias-primas, energia, poluição, recursos naturais. –A organização pode sofrer uma falta de produtos simplesmente porque a oferta de um recurso natural está se esgotando. (madeireira, embalagens)