CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AVALIANDO O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE RH
Advertisements

Daciane de Oliveira Silva
BSC – BALANCED SCORECARD
BALANCED SCORECARD Origem: Justificativa: Foco:
Sistema de Indicadores de Desempenho e o Balanced Scorecard
Governança de TI BSC Indicadores Balanceados de Desempenho
Balanced Scorecard Integrantes do Grupo: Janice Zambon Juliana Fonseca
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard BSC
“O que não é medido não é gerenciado”. Medir é importante? “O que não é medido não é gerenciado”. “Também não se pode medir o que não se descreve”.
Sistemas de Informação para Apoio à Tomada de Decisão- Balanced Scorecard (BSC) Prof. Cláudio.
Secretaria de Administração e Gestão Estratégica do Estado de Roraima
Planejamento Estratégico e BSC - Balanced Scoredcard
GTI Claudia Salles Haddad
MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO
BALANCED SCORECARD BUSINESS WAREHOUSE.
INTRODUÇÃO AO BALANCED SCORECARD
Prof. Esp. Sandro Everton Leão
Ciências Contábeis - Executivo Contabilidade Gerencial
Marcela Araujo Outubro
Sérgio Lemos Duarte Valdiney Alves de Oliveira
ADM01003 – Visão Sistêmica nas Organizações
Balanced Scorecard Abordagem geral
INTRODUÇÃO A ESTRATÉGIA EMPRESARIAL Ph.D in Business Administration
Balanced Scorecard DEFINIÇÃO IMPLANTAÇÃO
Balanced Scorecard A Estratégia em Ação Medições que impulsionam o
Transformando estratégia em ação
CAPITAL INTELECTUAL §“É a soma de conhecimento de todos em uma empresa, o que lhe proporciona vantagem competitiva” §O Capital intelectual constitui a.
Controle da estratégia e Balanced Scorecard (BSC)
Aula 7 Processos Administrativos
POR QUE A EMPRESA NECESSITA DE UM BALANCED SCORECARD ?
Planejamento Estratégico: uma abordagem prática
Diagnóstico Organizacional
GESTÃO ESTRATÉGICA Balanced Scorecard
1 ENCONTRO COM EMPRESÁRIOS
Balanced Scorecard (BSC)
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Balanced Scorecard.
Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia SANTINI Júnior, Nelson. ALMEIDA, Sérgio Roberto Porto.
Faculdade Castro Alves
BALANCED SCORE CARD.
ADMINISTRAÇÃO Aula 09 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONSTRUÇÃO.
BSC Jefferson Bueno.
“O que não é medido não é gerenciado”.  ERA DA INDUSTRIALIZAÇAO CLÁSSICA- Burocrática, Centralizadora e verticalizada. ( )  ERA DA INDUSTRIALIZAÇÃO.
FILOSOFIA EMPRESARIAL
Gerencial e Contabilidade Prof. Cláudio Wanderley, PhD
CONSTRUINDO O BALANCED SCORECARD
Balanced Scorecard A estratégia em ação. 2 O Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que auxilia as organizações a traduzir a estratégia em objetivos.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
BALANCED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO CONACI
BSC - Balanced Scorecard
Estratégias: formulação, implementação e avaliação
BSC BALECED SCORECARD É uma metodologia de gestão, com foco na implementação da estratégia da empresa e das táticas correlacionadas.
Balanced Scorecard (BSC)
BSC Balanced Scorecard
Balanced Scorecard (BSC) Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
CONTROLADORIA Prof. André da Costa Ramos, M.Sc.
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
COGPL/SPOA BALANCED SCORECARD “ Medir é importante: O que não é medido não é gerenciado ”
COMPETITIVIDADE E DESEMPENHO EMPRESARIAL
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
Administração Estratégica Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP 1/10 Aula 12 Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
INDICADORES DE DESEMPENHO
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
Abordagens para a Gestão de Processos Prof. Pedro Xavier da Penha Faculdades Integradas Funcec Curso de Administração Setembro/2009.
FUNDAÇÃO HEMOMINAS Outubro/2010. OBJETIVO Direcionar os rumos da instituição e dar a ela sustentabilidade, produzindo respostas consistentes a três questões.
Transcrição da apresentação:

CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ADMINISTRAÇÃO Aula 08 ESTRATÉGICA II BALANCED SCORECARD CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

BSC PROCESSO ESTRATÉGICO E BALANCED SCORECARD Intenção estratégica Objetivos Análise externa interna Formulação Implementação e controle Missâo Visâo Valores Diagnóstico estratégico Escolha da estratégia BSC

O balanced scorecard é um planejamento estratégico e de gestão que BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO O balanced scorecard é um planejamento estratégico e de gestão que é amplamente utilizado pelas instituições para alinhar as atividades de negócios para a visão e a estratégia da organização, melhorar a comunicação interna e externa e monitorar o desempenho estratégico da empresa contra os objetivos.

Segundo Padoveze (2003), balanced scorecard é um sistema de BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO Segundo Padoveze (2003), balanced scorecard é um sistema de informação para o gerenciamento da estratégia empresarial. Traduz a missão e a estratégia da empresa em um conjunto abrangente de medidas de desempenho financeiras e não-financeiras que serve de base para um sistema de medição e gestão estratégica.

Tradução literal: “Equilibrado cartão de marcação” BALANCED SCORECARD: CONCEITO E DEFINIÇÃO Tradução literal: “Equilibrado cartão de marcação” ou “Cartão de marcação balanceado”

BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES

Em 1992 o BSC foi apresentado ao mundo organizacional. BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES Em 1992 o BSC foi apresentado ao mundo organizacional.

Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado BALANCED SCORECARD: ORIGEM E FUNDADORES Balanced Scorecard é uma metodologia disponível e aceita no mercado desenvolvida pelos professores Doutores da Harvard Business School, Robert Kaplan e David Norton, em 1992.

Medição de desempenho do negócio para o controle e o alinhamento OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD Medição de desempenho do negócio para o controle e o alinhamento estratégico da organização visando: 1) – Obter clareza e consenso sobre a estratégia do negócio; 2) – Proporcionar foco no negócio; 3) – Desenvolver a liderança da alta direção; 4) – Educar a organização;

5) – Alinhar programas e investimentos; OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD 5) – Alinhar programas e investimentos; 6) – Tornar a estratégia clara para toda a organização; 7) – Direcionar o processo de alocação de recursos e capital; 8) – Promover o aperfeiçoamento.

De acordo com Kaplan e Norton (1996), permite aos gestores visualizar OBJETIVOS DO BALANCED SCORECARD De acordo com Kaplan e Norton (1996), permite aos gestores visualizar e desdobrar as estratégias em quatro perspectivas equilibradas: - Financeira; - Dos clientes; - Dos processos internos; - Do aprendizado e crescimento.

PERSPECTIVA FINANCEIRA: A perspectiva financeira permite à empresa: - Entender que a estratégia financeira é o carro chefe de todo negócio. - Apontar se a execução da estratégia empresarial está realmente contribuindo para os resultados financeiros esperados. - Gerar retornos superiores a partir do capital investido. - Tornar os objetivos financeiros explícitos e ajustá-los nas diferentes fases do ciclo de crescimento do negócio.

PERSPECTIVA FINANCEIRA: Medidas essenciais: I. Retorno sobre o investimento; II. Lucratividade; III. Aumento de receita; IV. Produtividade da redução de custo.

PERSPECTIVA DO CLIENTE: A perspectiva dos clientes possibilita à empresa: - Alinhar suas medidas de resultado à sua satisfação; - Conquistar sua fidelidade; - Promover a retenção da marca no segmento e, com isso, aumentar a captação e lucratividade.

PERSPECTIVA DO CLIENTE: Medidas essenciais: I. Participação de mercado; II. Captação de Clientes: mede, a intensidade com que uma unidade de negócios atrai ou conquista novos clientes; III. Retenção de Clientes: controla, a intensidade com que uma unidade de negócios retém ou mantém relacionamentos contínuos com seus clientes; IV. Satisfação dos Clientes: mede o nível de satisfação dos clientes V. Lucratividade dos Clientes: mede o lucro líquido gerado por cliente ou segmentos, depois de deduzidas as despesas específicas necessárias para sustentá-los.

PERSPECTIVA DOS PROCESSOS INTERNOS: Tendo por base os objetivos e medidas das Perspectivas Financeiras e de Clientes, as empresas formulam os processos internos que conduzirão aos objetivos dos acionistas e clientes a partir: Processo de Inovação: Capacidade da empresa de criar e se “reinventar”; Operação: Inicia com o recebimento do pedido do cliente e termina com a entrega do produto ou serviço; Serviço Pós-venda: Trata da cadeia na qual se inclui garantia, correção de defeitos, devoluções etc.

PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: Segundo Campos (1998), o aprendizado e crescimento são as forças que vão mover a empresa para criar a infra-estrutura que a organização precisa para alcançar os ambiciosos objetivos definidos nas perspectivas financeiras, dos clientes e dos processos internos.

O BSC propõe que os funcionários sejam percebidos sob três aspectos: 1 – Capacidade do funcionário: satisfação, retenção e produtividade; 2 – Capacidade de atendimento das necessidades dos usuários internos e externos - clientes; 3 - Motivação: liberdade para decidir e agir, trazendo resultados positivos.

PERSPECTIVA DO APRENDIZADO E CRESCIMENTO: Medidas essenciais: I. Satisfação dos funcionários; II. Retenção de funcionários; III. Lucratividade por funcionário; IV. Produtividade por funcionário.

PERSPECTIVAS EM RESUMO: