BSC Balanced Scorecard

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Transcrição da apresentação:

BSC Balanced Scorecard Faculdade Salesiana de Vitória Disciplina: Administração e Planejamento em Serviço Social II. Profª.: Juliane Barroso.

BSC – Balanced Scorecard HISTÓRICO Criado na década de 90 por Robert Kaplan e David Norton Surge da dificuldade percebida de traduzir a estratégia em termos operacionais.

BSC – Balanced Scorecard O QUE É? É uma ferramenta empresarial que “mede o desempenho organizacional sob quatro perspectivas equilibradas: financeira, do cliente, dos processos internos da empresa, do aprendizado e crescimento”. (KAPLAN e NORTON)

BSC – Balanced Scorecard

BSC – Balanced Scorecard O QUE FAZ? Traduz a missão e a estratégia da organização, em um conjunto compreensível de medidas de desempenho – Mapa Estratégico Busca a conexão e integração das estratégias individuais – O todo deve exceder a soma das partes Todos devem ter clareza da estratégia e possam contribuir em suas atividades diárias para seu sucesso A estratégia é um processo contínuo e está vinculada a elaboração orçamentária A Estratégia demanda trabalho em equipe para coordenação das mudanças

BSC – Balanced Scorecard Como se faz? 1º Passo Visão Missão Análise SWOT – Força X Fraqueza (Interno) Ameaça X Oportunidade (Externo)

BSC – Balanced Scorecard Como se faz? 2º Passo Definição dos Temas Estratégicos São temas de grande relevância para a organização que tenham relação com o alcance da visão

BSC – Balanced Scorecard 3º Passo - Mapa Estratégico Tema Estratégico 1 – Desenvolvimento Social Perspectivas Objetivos Estratégicos Indicadores Metas Ações - Projetos Responsável 2009 2010 2011 2012 Sociedade Fortalecer rede de atendimento social Número de instituições contactadas 40% 60% 80% 100% Elaboração cronograma de visitas Aprimorar atendimento interno Número de encontros realizados 12 06 Elaboração de Plano de Capacitação em Atendimento Procedimentos Internos Informatizar registros de atendimento Número de registros inseridos no banco de dados 15 mensal Constante Aprendizagem e Crescimento Ampliar conhecimento sobre legislação do terceiro setor Documentos produzidos Realização de estudos e participação em cursos Orçamento Buscar recursos junto a órgãos federais Número de solicitações realizadas Á definir Levantamento de possibilidades e elaboração de plano de captação

BSC – Balanced Scorecard Na área social Embora a aplicação inicial do BSC estivesse voltada para empresas com fins lucrativos, Kaplan e Norton reconhecem a possibilidade do Balanced Scorecard melhorar a administração de empresas públicas e instituições sem fins lucrativos, que lidem com ativos intangíveis (KAPLAN E NORTON; 1997 p. 188).

BSC – Balanced Scorecard Na área social Ainda que não precisem gerar lucro, as organizações do Terceiro Setor demandam, cada vez mais, uma gestão profissionalizada, que lhes permita avaliar adequadamente a utilização dos recursos aplicados no alcance de sua missão, especialmente porque esses recursos são, na maioria das vezes, oriundos de doações ou de receitas públicas.

BSC – Balanced Scorecard Na área social As organizações do Terceiro Setor, por sua própria natureza, tendem a ser conduzidas por indivíduos abnegados, mas com pouca ou nenhuma experiência administrativa, atuando apenas com base em voluntariado e dedicação. Porém, é cada vez mais corrente a constatação da necessidade de gestão profissional em organizações do Terceiro Setor e fator decisivo, a competência dos recursos humanos e a capacidade de mobilizá-los em uma visão compartilhada que nasça de sua missão. Considera Salamon (1998) a esse respeito: (...) mesmo com o seu dinamismo, o Terceiro Setor permanece vulnerável a várias tensões internas e repressões externas. (...)Apesar de sua tão propalada flexibilidade, organizações sem fins lucrativos continuam sendo organizações. À medida que crescem em escala e complexidade, são vulneráveis a todas as limitações que afligem outras instituições burocráticas - faltam de sensibilidade,morosidade e rotinização.