SEJAM BEM-VINDOS!.

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Transcrição da apresentação:

SEJAM BEM-VINDOS!

REUNIÃO PAIS EDUCAÇÃO INFANTIL 2016

“Se há amor, a obediência é espontânea e natural “Se há amor, a obediência é espontânea e natural. Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos.” Augusto Cury

Equipe Diretiva: Direção: Ilze S.Chiarello Coordenadora Ed. Infantil: Marli Wojeicchowski Supervisão Pedagógica: Giselle Santore Orientação Educacional: Miriane S. Tesser Secretária: Silvana Salamoni Revisora de Provas: Pâmela Agostini Colaboradora: Andressa Faria

Professores das Turmas: Infantil 3A - Prof. Ednéia Corrêa Auxiliar: Sandriane Infantil 3B - Prof. Gislaine Dal Pizzol Auxiliar: Pamela Infantil 4A - Prof. Mariluci Ferreira Alves Oliveira Auxiliar: Dirlene Infantil 5A - Prof. Rosana Barzotto Auxiliar: Eliziane Infantil 5B - Prof. Dayane Regina Lunardelli Auxiliar: Elenice

Professores das Atividades Complementares: Artes - Prof. Valéria Cristine Risson Capoeira - Prof. Joel Caetano Dança - Prof. Kathellen Klein Ed. Física - Prof. Jaqueline Telis de Souza Inglês - Prof. Luzia Dobrochinski Leitura - Prof. Pâmela Paola Agostini

CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS O Colégio de Aplicação da UNIARP entende educação como uma construção constante, que se dá a partir de interações que os sujeitos estabelecem entre si e com o meio em que vivem. O conhecimento que se constrói a partir destas relações mobiliza, no indivíduo, a significação e a ressignificação de conceitos construídos, levando a novas investigações. As crianças e os adolescentes são protagonistas dessa aprendizagem, sujeitos históricos e sociais, que exercem papel ativo, com características próprias de sua idade e do contexto onde se inserem.

EDUCAÇÃO INFANTIL. PRESSUPOSTOS: Nenhuma prática pedagógica é neutra; apoia-se numa concepção de aprendizagem. A concepção de aprendizagem que embasa o trabalho da Educação Infantil é denominada interacionista, também chamada de construtivismo, sócioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Esta concepção se fundamenta nos psicólogos clássicos: Piaget, Vygotski e Wallon. Esta concepção coloca o aluno no centro do processo de aquisição do conhecimento, considerando a PARCERIA/INTERAÇÃO com seu grupo social: adultos, professores e familiares. Afirma que as crianças se desenvolvem em situações de interação social.

PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: PROPOSTA PEDAGÓGICA: A proposta da Educação Infantil favorece dinâmicas de aprendizagens interativas, a fim de atingir avanços no desenvolvimento físico, intelectual e social da criança. PAPEL DA ESCOLA E DO PROFESSOR: Propiciar situações de aprendizagem que garantam a troca entre crianças e adultos num ambiente acolhedor. Cabe ao professor a MEDIAÇÃO entre o saber e a criança para que ela se aproprie do conhecimento.

ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO E OS EIXOS DO CONHECIMENTO: Identidade e autonomia Corpo e movimento Linguagens da arte Natureza, cultura e diversidade Relações matemáticas Cultura oral e escrita Avaliação.

Elementos importantes no desenvolvimento infantil: a imitação o faz-de-conta a linguagem a imagem corporal a brincadeira A partir destes elementos a criança abstrai, interpreta e entende a realidade.

Material Didático do Sistema Positivo de Ensino: INFANTIL 3: O Material do Positivo é composto por: 3 livros (1 volume por semestre) 1 livro Registrando Acontecimentos. INFANTIL 4 e 5 - O Material do Positivo é composto por: 4 livros (1 por bimestre) A organização deste material segue as determinações do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCN). Para essa etapa de ensino reconhece a sua função pedagógica de favorecer o Desenvolvimento Infantil a ampliação e a aquisição de novos conhecimentos referentes ao Meio Físico e Social, dividido dessa forma: CONHECIMENTO DE MUNDO (movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática). FORMAÇÃO PESSOAL E SOCIAL (Identidade e Autonomia)

ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA: O Material Didático Positivo está organizado por UNIDADES DE TRABALHO, possibilitando um manejo integrado entre as diferentes áreas do conhecimento e articulado pelas intervenções pedagógicas do professor. As Unidades de Trabalho são uma forma de organização didática que o Sistema Positivo Ensino priorizou para o trabalho com o saber escolar, visando a fornecer condições para um bom planejamento: - a organização dos saberes em função das crianças, isto é, atendendo a necessidades, possibilidades e interesses das crianças. - a continuidade das experiências, possibilitando a integração de eixos de conhecimento, sem interrupções. O OBJETIVO maior é colocar os alunos em situações nas quais aprendam a expressar ideias, sentimentos, necessidades e desejos, avançando no processo de construção de significados, que lhe permitam elaborar e reelaborar as aprendizagens, interagindo socialmente, estabelecendo vínculos afetivos com outras crianças e adultos. Por meio do BRINCAR, conhecem e exploram manifestações culturais, expressam emoções e pensamentos, demonstrando respeito e aprendendo a valorizar.

Horários de Funcionamento Tarde: 13h15min às 17h30min Chegadas tardias e saídas antecipadas Será permitida a entrada atrasada de alunos em sala de aula somente com justificativa dos pais e/ou responsável, via agenda. A tolerância para atrasos sem justificativas, é de 5 minutos, o aluno que chegar após essa tolerância deverá aguardar, na sala de aula o sinal da 2ª aula (14h05min). nos dias em que for atividade complementar As saídas antecipadas só serão permitidas com autorização dos pais e/ou responsável, anotada na agenda. Comunicamos que o portão lateral (cantina) estará disponível para acesso ao Colégio nos horários de entrada e saída.

Uso do Uniforme O uniforme é uma forma de identidade visual do Colégio, que reflete a sua filosofia e sua linha pedagógica de atuação. O uso do uniforme completo será obrigatório em todas as atividades do Colégio. Para as atividades complementares como Ed. Física será obrigatório vir de tênis. Paras aulas de Capoeira e Dança será obrigatório o uniforme específico. Os pais serão comunicados, via agenda, em caso de reincidência da falta de uso do uniforme. Obs.: Os uniformes estão disponíveis para compra nas lojas Supera e Loja Sete.

Uso da Agenda Escolar A agenda escolar é um meio de comunicação entre pais e escola e deve estar com o aluno diariamente. Pais, olhem a agenda de seu filho, colocando o visto diariamente, pois serão utilizadas para os os comunicados, cardápios e anotações. A primeira página da Agenda Escolar apresenta os dados pessoais do seu (a) filho (a) e devem ser preenchidos no ato do recebimento.

Medicamentos De acordo com a Resolução RDC nº 344 (12/05/1998), assim como o Decreto do COREN 50.387 em seus artigos 2º e 15º proíbem a administração de medicamentos sem receita médica. O Colégio de Aplicação cumpre esta Resolução por compreender que estamos ajudando também na conscientização sobre o perigo da automedicação. Obs.: Caso o aluno (a) apresente febre ou dores agudas a família será acionada, via telefone e, imediatamente, os pais deverão buscar seu (a) filho (a) na escola.

Eventos Dia das Mães: A comemoração, será no Auditório da Reitoria, com horário específico para cada turma, enviado anteriormente. Dia dos Pais: Segue o mesmo formato do Dia das Mães. Festa Junina: Será nas dependências do Colégio, no horário de aula, somente com professores e alunos. Os pais serão convidados para as apresentações de seus filhos (as).

Lançamento do Livro Jovens Ideias: (Infantil 5) Durante o primeiro semestre os alunos realizam produções textuais, que passarão por uma comissão avaliadora e serão selecionados para compor o livro. Noite Cultural: A organização será de responsabilidade do professor de dança, capoeira, com o apoio dos professores de artes e educação física.

Avaliações A avaliação em todos as turmas é descritiva e semestral. Durante o semestre os pais serão chamados para uma conversa com a professora, referente ao desenvolvimento do aluno. No Calendário anual estará especificada a data de entrega de boletins e a presença dos pais é indispensável.

Comunicado aos Pais: A entrega do Livro Integrado (Apostila do Positivo) será feita somente mediante pagamento, conforme contrato de matrícula. Não é permitida a reprodução de apostilas e livros literários. Os pais serão comunicados, via e-mail, em caso de inadimplência. Não trazer brinquedos, álbuns, joias e/ou qualquer objeto valioso ou que tire a atenção do aluno durante o período que estiver no Colégio. Os alunos terão o Dia do Brinquedo na sexta-feira, pedimos especial atenção para qual brinquedo seu filho poderá trazer.

Solicitamos atenção ao Cardápio do lanche coletivo, para que respeitem o pedido da professora, à qualidade, quantidade e pontualidade da entrega do lanche. Respeitem a individualidade do desenvolvimento de seu filho, a professora estará disponível para qualquer observação ou dúvida que possa ocorrer. Para o período de adaptação do aluno é de extrema importância a postura dos pais, quando se refere à escola. Estamos à disposição para conversar sobre qualquer assunto pertinente a seu (a) filho (a), rendimento escolar e colocações específicas que reportem ao aluno (a).

“Se há amor, a obediência é espontânea e natural “Se há amor, a obediência é espontânea e natural. Não há coisa mais linda, mais poética, do que pais serem grandes amigos dos seus filhos.” Augusto Cury

ACREDITAR NO PODER DA EDUCAÇÃO. Acreditar na imaginação, na criatividade, na curiosidade e na superação como importantes recursos para que a educação de qualidade e para a vida seja alcançada. O Colégio de Aplicação agradece a presença dos senhores pais. (Visita Guiada)