9ª Sessão de Trabalho do Comitê Nacional de RH e 5º Encontro de RH Unimeds do Estado de São Paulo.

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Transcrição da apresentação:

9ª Sessão de Trabalho do Comitê Nacional de RH e 5º Encontro de RH Unimeds do Estado de São Paulo

As Melhores Práticas de Gestão de Pessoas Prof. Joel Dutra

Estimular os participantes a refletir sobre a importância da gestão de pessoas e na obtenção de resultados crescentes e sustentáveis Oferecer aos participantes instrumentos para que permitam o aprimoramento da gestão de suas equipes. Objetivos

Agenda Análise de Contexto Conceitos Básicos Desenvolvimento de Pessoas Desenvolvimento de Lideranças Agenda de Desenvolvimento Bibliografia

Análise de Contexto

FOCO Ambiente pouco competitivo Fischer, 2002 Ambiente competitivo Controle Desenvolvimento PAPEL DA PESSOA PAPEL DA EMPRESA PASSIVO Objeto do controle ATIVO Gestão do seu desenvolvimento e da sua carreira ATIVO Controle das pessoas: econômico e político ATIVO Suporte ao desenvolvimento das pessoas Individual Organizacional Mudança de Referências na Gestão de Pessoas

MERCADO DEMANDANTE CARACTERIZADO POR: Pleno Emprego pela primeira vez desde 1978 Maior número de demissões a pedido desde 2000 Maior número de acordos trabalhistas com ganhos acima da inflação Todas as categorias elevaram seus pisos salariais últimos dois anos MUDANÇA NAS EXPECTATIVAS DAS PESSOAS DIVERSIDADE ETÁRIA Desafios do Presente

O que faz uma empresa ser um excelente lugar para se trabalhar? (%) Atração e Retenção de Talentos

Índices Identidade89,5288,5088,5287,30 Satisfação e Motivação82,3580,5280,6879,78 Aprendizado e Desenvolvimento79,0678,7779,1578,55 Liderança82,5181,5081,9281,16 IQAT82,8881,6081,8480,98 Evolução do IQAT As Melhores Empresas Para Você Trabalhar - Edição 2012

As Melhores Empresas Para Você Trabalhar - Edição 2012 Evolução do IQGP

Ambiciosos e insatisfeitos; “quero sempre mais” Disponíveis e flexíveis “estou sempre pronta” Objetivos e ágeis “não perco tempo” Dedicados e pró- ativos “não sou mão cansada” Agressivos e ousados; “aposto naquilo que acredito” Organizados e meticulosos “sou chata e organizada” Antenados e criativos; “sempre procuro ser inovador” Características e qualidades que procuram destacar: Pontos que reconhecem a necessidade de aprimoramento / desenvolvimento: Saber vender as idéias / fazer o marketing pessoal; Respeitar ‘lidar com hierarquias; Ter auto- crítica condizente com a realidade; Ser menos ansioso e paciente com processos e pessoas; Ser + persistente / tolerante a frustração; Delegar tarefas, dividir trabalhos; Ser mais organizado e menos dispersivo (homens); Como esses jovens se auto-definem como profissionais?

Mas para a maioria, é também fonte de prazer e satisfação: Traz vivências de reconhecimento e realização - fundamentais para a nutrição da auto-estima; “é minha gasolina” (M)/ “não me imagino sem” (H) Formata e ‘enobrece’ o caráter do jovem, nutrindo-o com valores sociais relevantes, propiciando o amadurecimento, crescimento; “Faz o papel dos pais na idade adulta” (H) É, inegavelmente, uma fonte de sobrevivência e independência: Vem a suprir necessidades de alimentação, de diversão e, muitas vezes, de moradia, além de viabilizar a concretização de sonhos; “eu preciso, moro sozinha”/ “trabalho é meu ganha-pão” (M) É uma ferramenta que proporciona maior liberdade e a autonomia do jovem; “Moro só e meus pais não me bancam. Sou livre ”(H) Apenas pontualmente é visto como uma obrigação (ênfase homens): Algo ‘custoso’, que toma o tempo e aborrece; “com certeza estaria fazendo outras coisas se eu não tivesse que trabalhar. Estaria viajando, curtindo a vida” (H) O que significa trabalho para os entrevistados?

Há os que priorizam obter estabilidade financeira: Não se preocupar com dinheiro no futuro; Sustentar a família; Sair da situação financeira precária. “cansei da degustação do prazer” (H) Outros priorizam obter a realização e prazer: Fazer o que gostam da melhor forma; Executar muito bem o que fazem. “fico mais feliz e com energia quando faço o que gosto”(M) Há os que colocam a frente status e reconhecimento - social, familiar “Quero ser importante”(H) “Quero que meus filhos tenham orgulho de mim”(H) “quero que minha família veja que venci”(M) Mas muitos hoje priorizam obter boa qualidade de vida e tempo livre “Quero ganhar bem e fazer o que gosto, mas sem qualidade de vida nada disso adianta”(M) “quero poder curtir a vida (H) Mas, invariavelmente há sempre um fator que ‘fala mais alto’... É quase unânime a busca do equilíbrio entre quatro fatores: Estabilidade financeira Realização e prazer Status e reconhecimento - social, familiar. Qualidade de vida Maior presença entra amostra

GERAÇÕES SAINDO E ENTRANDO NO MERCADO; DIVERSIDADE NA GESTÃO DE PESSOAS; IMPACTO DA TECNOLOGIA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO; MUDANÇAS NO COMPORTAMENTO DAS PESSOAS NA RELAÇÃO COM O TRABALHO; Tendências e Desafios Futuros

Atividade 1 Qual o seu desafio em relação à gestão de pessoas para assegurar o alcance dos objetivos e propósitos de sua Unidade/Instituição?

Conceitos Básicos

INPUTS OUTPUTS Conhecimentos Habilidades Atitudes CAPACIDADES Contribuição Agregação de Valor MOBILIZAÇÃO DAS CAPACIDADES Conceito de Competência

GESTÃO DE DESENVOLVIMENTO Níveis de Agregação de Valor  NÍVEL ESPECÍFICO DE COMPLEXIDADE DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES  REQUISITOS DE ACESSO  COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS ESPAÇOS OCUPACIONAIS Sistema de Gestão por Competências

Eixo de Desenvolvimento Estratégica Tática Operacional Organização Várias unidades de negócio Unidade de negócio Área Atividades Baixo nível de padronização, estruturação e rotina Alto nível de padronização, estruturação e rotina Decide / Responde Participa da decisão Analisa e Recomenda Sistematiza / Organiza Coleta Nível de Atuação Escopo de Responsabilidade Nível de Estruturação das Atividades Tratamento da Informação Internacional Nacional Regional Local Abrangência da Atuação Baixo nível de autonomia Baixo nível de autonomia Alto nível de autonomia I II III IV V VI Autonomia e Grau de Supervisão Variáveis Diferenciadoras

RemuneraçãoRemuneração Níveis de Agregação de Valor de Valor Níveis de Agregação de Valor de Valor Sistema de Gestão por Competências Remuneração

ESPAÇO OCUPACIONAL NA ORGANIZAÇÃO ESPAÇO OCUPACIONAL NA ORGANIZAÇÃO GESTÃO DE CARREIRA Níveis de Agregação de Valor  NÍVEL ESPECÍFICO DE COMPLEXIDADE DE ATRIBUIÇÕES E RESPONSABILIDADES  REQUISITOS DE ACESSO  COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS ESPAÇOS OCUPACIONAIS COMPETÊNCIA INPUTSOUTPUTS Conhecimentos Habilidades Atitudes Entrega Agregação de Valor $ Níveis de Agregação de Valor AGREGAÇÃO DE VALOR Níveis de Complexidade de Atribuições e Responsabilidades Níveis de Agregação de Valor Competências Individuais ESPAÇO OCUPACIONAL Necessidades da Organização Competências Individuais e Coletivas Conceitos Básicos do Novo Modelo

Atribuições e responsabilidades de mesma natureza Trajetória A Trajetória B Caracterização da trajetória

Bem Estar, fluência e efetividade Fonte: Stamp (1989) Adaptada Conjunto de Capacidades Escala de Desafios (Competências) Ansiedade Medo Perplexidade Aborrecimento Frustração Ansiedade Integração Entre Capacidade e Complexidade

Desenvolvimento de Pessoas

Foco do Planejamento de Carreira Auto-desenvolvimento Foco-objetividade Visão ampliada de oportunidades Armadilhas Profissionais Falta de Foco Visão Restrita de Oportunidades Pessoa Identificação de Oportunidades de Carreira

 TF - Competência Técnica ou Funcional  GG - Competência Gerência Geral  AI - Autonomia e Independência  SE - Segurança e Estabilidade  CE - Criatividade Empreendedora  SD - Senso de Serviço e de Dedicação à Causa  DP - Desafio Puro  EV - Estilo de Vida Preferência Individual por Carreiras (Edgar Schein)

B1B1 B2B2 B3B3 C1C1 C2C2 Alta Pressão Baixa Pressão Tempo Real ou Social A1A1 A2A2 A3A3 A4A4 A 1 Adolescência A 2 Crise dos 30 A 3 Crise da Meia Idade A 4 Crise da Velhice A Ciclo Biossocial C 1 Casamento e Nascimento dos Filhos C 2 Adolescência dos Filhos e Saída de Casa C Ciclo Familiar ou de Procriação B 1 Entrada na Carreira B 2 Consolidação na Carreira B 3 Retirada da Carreira B Ciclo Profissional ou de Carreira Ciclos de Influências sobre as Pessoas (Edgar Schein)

Auto Conhecimento Conhecimento do Mercado Opções e Tendências Objetivos de Carreira Estratégia de Implementação Plano de Ação para Implementação Acompanhamento do Plano Etapas para Construção de Plano de Carreira

Atribuições e Responsabilidades Requisitos de Acesso SISTEMA ESCALA DE AVALIAÇÃO A NA S NA - Não atende A - Atende S - Supera PLANO DE AÇÃO Foco nas Competências Ações de Desenvolvimento Compromissos de Desenvolvimento Foco nos Requisitos Compromissos de Educação e Capacitação PORTFÓLIO DE AÇÕES DE DESENVOLVIMENTO Nível de Complexidade das Atribuições e Responsabilidades Ações formais Educação continuada Treinamento Educação básica Ações não formais Grupos de trabalho Trabalho com a comunidade Tutoria (coaching) Estágios Visitas Rotação Auto- instrução Ações de Desenvolvimento

Ciclo de Desenvolvimento Baseado no Modelo de Processo de Aprendizagem de David Kolb Reflexão sobre a nova experiência alinhando ao repertório individual já existente e busca por novos conhecimentos relacionados. Formação Experimentaçã Experimentação Experimentação Experimentaçã Vivência prática que apóia a construção do novo saber. Surgimento de uma nova experiência/ realidade Nova Experiência Reflexão Reflexão sobre a prática da nova experiência e sobre as lições aprendidas.

Atividade 2 No processo de gestão de pessoas qual é o papel da organização e qual é o papel da própria pessoa?

Desenvolvimento de Lideranças

o Novas arquiteturas organizacionais e de negócio – poder organizacional mais diluído e descentralizado o Globalização - influência de diversos atores sociais sobre as organizações o Maior complexidade organizacional - aumento da qualificação e nível de informação do trabalhador o Turbulência ambiental - aumento da importância da liderança organizacional o Ambiente incerto e ambíguo o Menor espaço para a dominação política e econômica o Diversidade cultural - valores, idioma, visão de mundo... o Mobilidade intensa da equipe o Conciliação de interesses diversos Desafios do Contexto Contemporâneo

Ter visão clara dos objetivos e transmiti-las - criar um projeto comum; Guiar-se por seus valores e pelos valores da organização e manter a coerência na adversidade; Estimular e criar as condições objetivas para o compartilhamento de informações, conhecimento e experiências - ajudar a equipe a aprender com a própria experiência; Preparar as pessoas para as situações adversas, capacitando-as para tanto e criando o suporte da equipe para cada um de seus integrantes; Esperar e cobrar um alto desempenho da equipe; Manter as pessoas focadas no que é essencial; Estimular o uso dos pontos fortes das pessoas e ampliação dos mesmos; Conquistar aliados para apoiá-lo nas situações difíceis; Possuir coragem para tomar as decisões necessárias. A indecisão pode ser tão danosa quanto decisões ineptas. Momento De Liderar (Michael Useem)

Relevância das Habilidades Comportamentais: Aceitar as pessoas como elas são, mesmo quanto diferentes de nós Confiar nas pessoas mesmo correndo riscos Estimular as pessoas a perseguirem seus caminhos mesmo quando não concordamos com os mesmos Aspectos Importantes da Liderança na Empresa Moderna

Quase todas as melhores empresas definem um perfil de lideranças com base em competências. No entanto, houve participação dos líderes em apenas 57% das empresas Apenas 36% das empresas divulgam formalmente o perfil de competências desejado para a liderança Em todas as 150 melhores, fica a cargo da liderança, o monitoramento do clima em suas equipes de trabalho 88% das melhores empresas desenvolveram planos de ação com a finalidade da melhoria do clima organizacional, sendo que, em 83% dos casos o processo é desenvolvido pelo gestor da equipe Liderança nas Melhores para se Trabalhar

Atividade 3 Quais são os principais desafios para preparar as lideranças da organização para as exigências do contexto contemporâneo?

Agenda de Desenvolvimento

Atividade 4 Prepare uma agenda de desenvolvimento. Considere os seguintes aspectos: Do conteúdo discutido nesta apresentação, o que posso utilizar imediatamente no meu dia a dia para aprimorar a gestão de pessoas? Que ações e/ou projetos posso implantar imediatamente?

Bibliografia

COMPETÊNCIAS: Estratégias Empresariais e a Formação de Competências – Maria Tereza e Afonso Fleury – ed Atlas Objetivo: Competência – Philipe Zarifian – ed. Atlas Competências: Conceitos e Instrumentos para a Gestão de Pessoas na Empresa Moderna – Joel Souza Dutra – ed. Atlas CARREIRA Gestão de Carreira na Empresa Contemporânea – Joel Souza Dutra – ed Atlas Gestão de Carreira na Era do Conhecimento – Hélio Tadeu Martins – ed. Qualitymark LIDERANÇA O Momento de Liderar - Michael Useem,– Negócio Liderando para o Alto – Michael Useem – Negócio O Pipeline da Liderança - Ram Charan, Stephen Drotter e James Noel – Elsevier - Campus O Poder da Inteligência Emocional - Daniel Coleman e Richard Boyatzis – Campus Leadership Theory and Practice - Peter Northouse - Sage Liderança de Alto Nível – Ken Blanchard – Bookman GESTÃO DE PESSOAS: Gestão de Pessoas no Brasil – Betania Tanure, Paul Evans e Vladimir Pucik – ed Campus. Gestão de Pessoas – Joel Souza Dutra – ed. Atlas; Bibliografia

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