AÇÕES CULTURAIS PROMOVIDAS PELO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DE SUA FUNDAÇÃO DE CULTURA Cultura: Uma garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Plano Safra da Agricultura Familiar 2016/2017 Alimentos Saudáveis para o campo e a cidade.
Advertisements

Uma agenda positiva para a promoção de direitos de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Ouvidoria Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Espaço de Cidadania e Instrumento de Gestão Adalberto Fulgêncio dos Santos Júnior Diretor do Departamento.
Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das APAEs do Estado do Paraná (FEAPAEs/PR) Gestão: 2012/ 2014 Diretrizes Estratégicas 2012/2014 Federação das.
PROGRAMA ESCOLA DE CONSELHOS PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO, CULTURA E ASSUNTOS ESTUDANTIS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL.
ORIENTAÇÕES PARA OS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO
CARTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO FÍSICA O Manifesto Mundial da Educação Física da Fédération Internationale D´Education Physique (FIEP), a Educação.
Um Novo Olhar... Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
FORMAÇÃO CONTINUADA. Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Dr. Juares da Silva Thiesen (UFSC) Ma. Maria Aparecida H. Turnes (UNIVALI) Ma. Maria Aparecida.
30/5/2016 Ministério do Turismo Plano Nacional de Turismo Diretrizes,Metas e Programa
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Mortalidade Materna no Brasil JUREMA WERNECK Médica, doutora em Comunicação e Cultura, integrante de CRIOLA e da AMNB.
PROGRAMAS DE COMUNICAÇÃO Desenvolver, coordenar, apoiar e estimular ações voltadas para a construção, fortalecimento e manutenção de uma imagem positiva.
Brasília, 27 de agosto de 2012 Política Nacional dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes e o Plano Decenal – Audiência Pública - Publicidade.
A POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS E O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
Conecta as unidades municipais à Prefeitura de São José dos Campos 690 km de fibra ótica ligando 913 pontos pela cidade.
Comitê Gestor Estadual para a Criança e o Adolescente do Semiárido Mineiro.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
COORDENADORIA DE POLÍTICAS PARA A DIVERSIDADE CODIED/SUPED/SED
Aula 5 e 6: CF de 1988: artigos de educação.  Retomada da aula anterior  Discussão dos artigos da CF 88.
ATIVIDADES ACADÊMICO- CIENTÍFICO-CULTURAIS Professor Domingos Aguiar.
METODOLOGIA DO DIAGNÓSTICO RÁPIDO PARTICIPATIVO - DRP
A Educação Ambiental e a Escola como Espaço Educador Sustentável
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Audiência Pública Estruturação dos Destinos Turísticos Brasileiros.
... Só enxergaremos as pegadas de um tempo novo se compreendermos o olhar dos nossos
FUST E NOVO SERVIÇO EM REGIME PÚBLICO - COMENTÁRIOS Márcio Wohlers - Assessor Especial Ministério das Comunicações 47 o Painel TELEBRASIL Brasília - 14.
S E D S Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Curso de Gestão Democrática CENTRO MUNICIPAL DE ESTUDOS E PROJETOS EDUCACIONAIS JULIETA DINIZ – CEMEPE Júnia Alba Gonçalves Iraídes Reinaldo da Silva.
FORMAÇÃO CONTINUADA DE SOCIOEDUCADORES MATO GROSSO DO SUL Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP Secretaria de Estado de Trabalho.
POR UMA EDUCAÇÃO QUE O BRASIL MERECE. 28 CENPEC anos À SERVIÇO DE UMA EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE PARA TODOS.
A cultura e suas transformações, ou seria imposições?
Brasil sem homofobia Programa de combate à violência e à discriminação contra GLBT e de promoção da cidadania homossexual Giovanna Zimmermann Tamara Nassar.
“CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE” 2012 Dalva Apª da Silva Sunada.
Panorama (rápido) da Educação Básica no Brasil O desafio da equidade Brasília, 11 de abril de 2012.
GERÊNCIA DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÇÃO DIGITAL. À Gerência de Acessibilidade e Inclusão Digital, subordinada Diretoria de Governança Eletrônica compete:
EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença. ESCOPO  Programa de âmbito nacional;  Portaria MF/MEC Nº 413 /2002;  Secretarias Estaduais de Fazenda.
XXIV Fórum Estadual da UNDIME-RS Relações entre órgãos normativos e executivos no Regime de Colaboração. Prof. Diego Tormes Coord. Estadual da UNCME-RS.
O Observatório de Favelas atua como uma rede sócio-pedagógica, com uma perspectiva técnico-política, integrada por pesquisadores e militantes vinculados.
Universidade Federal do Pará Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras Disciplina: Política e Legislação Educacional Prof.ª Sônia Rodrigues.
Implantação:2007 O Programa Gestão Nota 10 é um programa dirigido aos gestores de educação (diretores de escolas e equipe das secretarias de ensino)
Porto Alegre, 3 de abril de MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FÓRUM ESTADUAL DA UNDIME RIO GRANDE DO SUL.
EIXO 3 PROTAGONISMO E PARTICIPAÇÃO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Fomento de estratégias e mecanismos que facilitem a participação organizada e a expressão.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Conselhos e Fundos Municipais de Direitos da Criança e do Adolescente.
SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Educação e Arte. Desenvolver programas educativos junto às comunidades circunvizinhas a sede da Escola Ecológica para a construção da consciência planetária,
Patricia Santin Brasília, 11 de outubro de Fundação Telefônica | Vivo A Fundação Telefônica | Vivo QUEM SOMOS:  Presença em 14 países  13 anos.
Curso de Extensão e Aperfeiçoamento em Gestão Cultural Empreendedorismo Cultural e Criativo.
CARTA DE INTENÇÕES- LITORAL ENCONTRO REGIONAL PARA IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE ATENDIMENTO SÓCIO EDUCATIVO - SINASE - NO ESTADO DE SÃO PAULO As.
Pioneiro de uma concepção ampla e diversificada de patrimônio cultural e de sua documentação e promoção, Mário de Andrade foi um dos mentores da criação,
Patrimônio cultural.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO – processo de formação do ser humano e de preparação para a vida em sociedade. EDUCAÇÃO FISCAL EDUCAÇÃO FISCAL - amplo projeto educativo.
POTÉ. ENCONTRO DOS FORMADORES EM BELO - HORIZONTE.
Ministério das Comunicações Secretaria de Inclusão Digital.
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Mesa Temática II: Esporte Rodolfo Novellino Benda Centro Esportivo Universitário Diretor.
Secretaria do Esporte e do Turismo A Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo faz no seu portfólio a: Gestão do Esporte Gestão do Turismo Centro de.
Finalidades e princípios constitucionais da educação. QUARTO CAPÍTULO DO CURSO DE DIREITO EDUCACIONAL.
I ENCONTRO ESTADUAL DE GESTORES MUNICIPAIS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MS CENTRO DE CONVENÇÕES RUBENS GIL DE CAMILO DATA: 10,11 E 12 DE FEVEREIRO DE 2009.
OFICINA DA REDE DE OBSERVA Ç ÃO 18 de agosto de 2006 OBSERVATÓRIO DA EQÜIDADE Campo de observação na fase piloto O campo de observação é indicado pelo.
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
Missão Elaborar as políticas de atendimento que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes, articulando ações junto aos poderes constituídos.
PAIR MINAS – Ribeirão das Neves. SEMINÁRIO MUNICIPAL DE ADESÃO AO PAIR MINAS Local: CAIC – Auditório Interno Data: 03 de junho Horário: 8h às 12 h.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Tripartição dos poderes Funções/atuações São funções institucionais do Ministério Público: Promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da.
Transcrição da apresentação:

AÇÕES CULTURAIS PROMOVIDAS PELO GOVERNO DE MATO GROSSO DO SUL, POR MEIO DE SUA FUNDAÇÃO DE CULTURA Cultura: Uma garantia dos Direitos de Crianças e Adolescentes em Mato Grosso do Sul. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL A cultura é uma pasta que não prioriza segmentações, por ser aberta a toda população de um modo geral, restringe apenas, em determinadas ações, a idade mínima em oficinas, exibições teatrais e de filmes. Consideramos que atividades culturais específicas são poucas, pois partimos do pressuposto que cultura tem a função estruturante na criação de paradigmas para ampliar o olhar e o senso crítico do cidadão evitando a visão segmentada das manifestações artístico-culturais. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa Da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL O perfil de nossas atividades está ancorado na crença do direito a universalização do atendimento às demandas e ao acesso às manifestações culturais com direito a uma cidadania mais plena. A oferta de atividades múltiplas tem como meta atender a todas as faixas da população. Trabalhar com a formação de público para as diversas áreas que compõem as nossas atividades parece ser o mais adequado como política pública de cultura. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ou seja, oportunizar a uma parcela maior da população a maior diversidade das manifestações artístico-culturais para que ela desenvolva melhor senso crítico e estético para fazer a sua própria escolha de fruição aos bens e serviços culturais ofertados pelo Estado. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Assentos da FCMS Comitê de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas; Comitê Estadual de Enfrentamento da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes; Comitê Proler (Programa Nacional de Incentivo a Leitura); Conselho Estadual de Cultura (Presidencia); Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Conselho Estadual de Direito do Negro; Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (Presidencia); Conselho Estadual LGBT; Fórum Estadual de Cultura; Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico Racial; Rede Estadual pela Primeira Infância. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esferas nacional e internacional Festival de Inverno de Bonito - Eco Espaço Criança - Oficinas - Teatro - Mamulengo Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67) ART. 59 – Cap. IV - Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esferas nacional e internacional Festival América do Sul Soy loco por ti América Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual Gerência de Atividades Artesanais consegue contemplar o interior do Estado como um todo, elaborando oficinas, por meio do Projeto Artesania, em assentamentos, comunidades quilombolas, aldeias indígenas, grupos de mulheres e cooperativas de artesãos. Essas ações não limitam a faixa etária, dá oportunidade tanto para quem nunca fez artesanato. A gerência realizou em Campo Grande, a “Oficina Bichos do Pantanal em Cerâmica” instalada na Unei (Unidade Educacional de Internação) Feminina Estrela do Amanhã. Uma clara demonstração de preocupação do governo com a ressocialização de internos, por meio da cultura. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual A Gerência de Difusão Cultural promove, por meio de sua unidade, o Centro Cultural José Octávio Guizzo, um leque extenso de oportunidades. Suas atividades trabalham as questões culturais étnicas com a capoeira e as danças árabes e folclóricas. Trabalha a questão da cultura como meio de socialização para crianças e adolescentes com as oficinas de cerâmica artística, mangá, dança de salão, musicalização infantil, violão popular e teatro. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual A Gerência de Patrimônio Histórico Cultural (GPHC), e suas unidades: Museu de Arte Contemporânea (Marco), Museu da Imagem e do Som (MIS), Arquivo Publico Estadual (APE) E Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim desenvolvem atividades nas áreas do patrimônio histórico, literatura, educação patrimonial e atividades de capacitação museológica. Nestas atividades procura-se delinear uma tipologia de público para atender a todas as faixas etárias. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual Ação educativa nos museus - Visita mediada por arte-educadores com o objetivo de proporcionar uma leitura mais ampla das artes em geral, visita agendada para estudantes do ensino fundamental, médio e universitário. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual Atividades de incentivo a leitura - Encontro com o escritor, - Férias na Biblioteca, - Ciclo de palestras, - Atividades de leitura e palestras - Encanto com a leitura - Atividade de leitura de livros infanto-juvenis em instituições educacionais e organizações não governamentais que atendem crianças e adolescentes. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual Educação patrimonial - atividades de alfabetização cultural que atendem desde o maternal até o ensino médio em 05 municípios, atividades de reflexão sobre a cultura afro-brasileira que atende 03 comunidades quilombolas em Campo Grande (São João Batista, Tia Eva e Chácara Buriti). Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Ações nas esfera Estadual Fundo de Investimento Cultural (FIC) O governo do Estado investe R$ ,00 do em projetos oriundos da sociedade civil. A avaliação do mérito dos projetos é feita pelo Conselho Estadual de Cultura, que é paritário e deliberativo e visa atender todas as classes, segmentos e vertentes culturais. Desde o inicio desta gestão, não ficou nenhuma vertentes cultural, classe social, étnica, religiosa, de gênero ou idade sem ser contemplada com o FIC. Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67)

CULTURA: UM DIREITO UNIVERSAL Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67) Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul - (FCMS) Memorial da Cultura e da Cidadania - Apolônio de Carvalho Av. Fernando Correa da Costa, 559 – 5º Andar CEP – Campo Grande – MS Assessoria de Imprensa da FCMS Jornalistas responsáveis Gisele Colombo Márcio Breda Rodrigo Ostemberg

Rodrigo Ostemberg- Técnico em Atividades Culturais – Jornalista e Assessor de Imprensa da FCMS – Presidente do CEDCA – Conselho Estadual do Direito da Criança e do Adolescente (67) MIS - Museu da Imagem e do Som Coordenador: Rodolfo Ikeda Telefone: (67) Centro Cultural José Octávio Guizzo Coordenadora: Fabíola Marques Relações Públicas: Jefferson Benício Telefone: (67) Casa do Artesão de Campo Grande Coordenador: Oscar Niedermeyer Veraldi Telefone: (67) Marco - Museu de Arte Contemporânea Coordenadora: Maysa Barros Telefone: (67) Marco - Museu de Arte Contemporânea Coordenadora: Maysa Barros Telefone: (67) Biblioteca Estadual Dr. Isaías Paim Coordenadora: Juciene Arruda Telefone: (67) Concha Acústica Helena Meirelles Coordenador: Samir Kalil Georges Telefone: (67) Arquivo Público Estadual (APE/MS) Coordenadora: Lira Dequech Telefone: (67)