Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa.

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Itinerários de constituição e consolidação do ensino de História como campo de pesquisa

Eixos de discussão: A constituição do campo de pesquisa em ensino de História Os eventos e as publicações na área de ensino de História: estratégias de consolidação do campo As principais linhas de pesquisa: objetos, fontes e metodologia

Constituição do campo de pesquisa sobre o ensino de História: -Importância do surgimento e consolidação dos eventos nacionais sobre ensino de História -Aumento do número de Grupos de Trabalho sobre ensino de história em eventos da área da Educação (ANPED, ENDIPE) e da História (eventos regionais e Simpósio Nacional da Associação Nacional de História - ANPUH) -Atuação dos GTs de Ensino de História, em vários estados, vinculados à Associação Nacional de História -Ampliação da produção de dissertações e teses sobre ensino de História, principalmente em programas de pós-graduação na área de Educação

Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História 1988 – Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo Universidade Federal do Paraná Universidade Federal de Ouro Preto Universidade Estadual do Rio de Janeiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte Universidade Federal de Uberlândia Universidade Estadual de Campinas

Objetivos norteadores dos Encontros Perspectivas do Ensino de História: 1. Contribuir para a articulação e troca de experiências entre os professores que atuam na área do ensino e da pesquisa em História nos diversos níveis e modalidades da educação; 2. Promover o debate a reflexão sobre diferentes temas, problemas e fontes do ensino de História; 3. Socializar e debater experiências didáticas, saberes e práticas educativas, projetos e resultados de pesquisas no campo do ensino de História desenvolvidos em diversos espaços de produção e difusão dos saberes históricos; 4. Fortalecer e consolidar grupos, núcleos e experiências na área do ensino e da pesquisa em História; 5. Contribuir para a melhoria da educação básica e superior, da formação inicial e continuada de professores na área do ensino e aprendizagem em História (

Encontro Nacional dos Pesquisadores no Ensino de História - ENPEH Universidade Federal de Uberlândia Universidade Federal Fluminense Unicamp UNIJUI /RS Universidade Federal da Paraíba Universidade Estadual de Londrina Universidade Federal de Minas Gerais Universidade de São Paulo Universidade Federal de Santa Catarina Universidade Federal do Sergipe

Objetivos dos ENPEH: Propiciar a troca de experiência entre pesquisadores que tem o ensino de História como objeto de investigação Definir, ampliar e aprofundar a problemática referente a temas, a procedimentos metodológicos, a fontes de pesquisa pertinentes ao ensino de História Contribuir para a organização e consolidação de linhas de pesquisa na área Aprofundar a reflexão sobre os referenciais teórico-metodológicos das pesquisas no campo do ensino de História

Criação da Associação Brasileira de Ensino de História A ideia de criação da associação começou a ser discutida em 1999, durante o III Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e foi pauta de vários outros eventos da área. Em 2006, no VII Encontro Nacional dos Pesquisadores do Ensino de História, as professoras Ernesta Zamboni (UNICAMP) e Kátia Abud (USP) apresentaram um esboço dos estatutos para a associação, que foi discutido na Assembléia Geral. Em 2008, durante o Encontro Pesquisadores do Ensino de História, na USP, os estatutos da associação foram novamente discutidos e aprovados na Assembléia Geral. Aprovou-se também a primeira diretoria da Associação Brasileira de Ensino de História.

XXVII Simpósio Nacional de História (2013) – Simpósios Temáticos acerca do ensino de História: 001. "De que África estamos falando” (I) : perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XI à primeira metade do século XIX) 002. "De que África estamos falando” (II): perspectivas da pesquisa histórica e do ensino de História da África (do século XIX à configuração dos Estados independentes).” 015. Aprendizagem, competências e formação da consciência histórica 037. Didática da História: articulações entre pesquisa e ensino 040. Ensino de história: questões contemporâneas 043. Estudos regionais: história, educação e ensino de história - construindo caminhos 047. Formação de professores: saberes e práticas do Ensino de História 072. História e cinema: diálogos em pesquisa e ensino 079. História e Quadrinhos: Pesquisa e Ensino em História e as Interações com a Nona Arte 102. Livro Didático e história ensinada 104. MEMÓRIA, HISTÓRIA E ENSINO DE HISTORIA: DIÁLOGO ENTRE DIFERENTES SABERES Nas Oficinas da história: Ensino de História e historiografia 117. O ENSINO DE HISTÓRIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: FONTES, PROBLEMAS, TEMÁTICAS E LINGUAGENS (141 Simpósios Temáticos / 13 relacionados ao ensino de História )

Revistas dedicadas ao ensino de História Revista História Hoje / Revista da Associação Nacional de História – Ensino de História da África e da cultura afro-brasileira – Ensino de História Indígena Revista Ensino & História / Universidade Estadual de Londrina – 22 edições

Revista Brasileira de História – números temáticos dedicados ao ensino de História Vol. 9, nº 19 – set.89/fev. 90: História em quadro- negro – Escola, ensino e aprendizagem Vol. 13, nº 25/26 – set. 92/ago 93: Memória, História e Historiografia – Dossiê Ensino de História Vol. 18, nº 36 – 1998: Dossiê “Ensino de História: novos problemas” (disponível online) Vol. 24, nº : Dossiê “Produção e divulgação de saberes históricos e pedagógicos” (disponível online) Vol.30, nº 60, : Dossiê “História, educação e interdisciplinaridade” (disponível online)

Dossiê de Ensino de História em outras revistas nacionais: Revista Tempo - Universidade Federal Fluminense – v. 11, n. 21, Jun – Dossiê “Ensino de História” Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 25, dez – “Ensino de História” História Revista - Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História – v. 14, n. 1, 2009 – Dossiê “Ensino de História” Cadernos CEDES - Centro de Estudos Educação e Sociedade – v. 30, n. 82, dez – “Educar para a compreensão do tempo” Revista Educação & Realidade - Faculdade de Educação da UFRGS – v. 36, n. 1, jan./abr – Dossiê “Ensino de História” Revista de História - Departamento de História da USP – n º semestre de 2012 – Dossiê “Ensino de História” Em tempo de História – Corpo discente do Programa de Pós-Graduação em História da UNB – n. 21, 2012 – Dossiê “Ensino de História” Antíteses – Revista do Programa de Pós-Graduação em História Social da UEL – v. 5, n. 10, Dossiê “Educação Histórica, teoria da História e Historiografia” Revista Tempo e Argumento –Programa de Pós-Graduação em História da UDESC – v. 4, n. 2, 2012 – Dossiê “Ensino de História” História Revista –Faculdade de História e do Programa de Pós-Graduação em História – v. 17, n. 1, 2012 Dossiê “Linguagens escolares e educação história” Revista EntreVer – Universidade Federal de Santa Catarina – v. 2, n. 2, 2012 – Dossiê “Formação de Professores e Ensino de História”

Linhas de força da produção no campo de pesquisa sobre o ensino de História (Flávia Caimi): Linguagens e fontes alternativas de ensino História temática e relações históricas Livro didático História e aprendizagem escolar – Educação Histórica Produção do conhecimento histórico escolar Memória, identidades e educação patrimonial Currículos escolares de História Formação de professores Diversidade cultural e pluralidade racial História do ensino de História

Referência CAIMI, Flávia. Novas conversas e antigas controvérsias: um olhar sobre a historiografia do ensino de História. In OLIVEIRA, Margarida; CAINELLI, Marlene; OLIVEIRA, Almir (orgs.). Ensino de História: múltiplos ensinos em múltiplos espaços. Natal: EDFURN, 2008, p