Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Advertisements

Adriana Beiler Educação a Distância e a Internet Adriana Beiler
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
TABLET EDUCACIONAL - MEC. MÓDULO II  Apresentação do Tablet  Utilização do Tablet na educação - Discussão  Recursos Pedagógicos.
Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
EXPERIÊNCIA DO FILOSOFIA. Histórico A Olimpíada Internacional de Filosofia (International Philosophy Olympiad ou simplesmente IPO) é uma olimpíada de.
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Os recursos e ferramentas utilizadas em EaD
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL UNIVERSIDADE ESTADUAL DE GOIÁS Conversando sobre educação a distância Mirza Seabra Toschi setembro de 2009.
Reflexões Gerais. A importância do livro na sociedade atual “O livro é de fundamental importância para o desenvolvimento e para o crescimento intelectual.
FILOSOFIA PNLD Apresentação da área A Filosofia no Ensino Médio e no PNLD.
CONSELHO DELIBERATIVO ESCOLAR (OU CONSELHO ESCOLAR) ESPAÇO PARA EFETIVAÇÃO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA FULANO DE TAL GERED DE
Capacitação e integração de juízes em matéria ambiental 1ª Reunião Preparatória da XVII Cumbre Cândido Alfredo Silva Leal Júnior - Brasil.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão Diretoria de Políticas de Educação Especial.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
O Projeto Político Pedagógico é...
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
A necessidade da presença masculina no magistério Algumas reflexões brasileiras João Eduardo Bastos Malheiro de Oliveira Doutor em Educação pela Universidade.
CURSO DE APERFEIÇOAMENTO PROPOSTA CURRICULAR E METODOLOGIA NA EDUCAÇÃO INTEGRAL. Pará
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
 Discente: Fernanda Maria Da Silva  Docente: Dra. Giovana Gomes Albino  Disciplina: Didática  Curso: Licenciatura em Física.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL NA PERSPECTIVA FREIREANA Eliete Santiago UFPE/DAEPE Cátedra Paulo Freire/UFPE.
Escola Nacional de Administração Pública Educação a Distância na Escola Nacional de Administração Pública Tarcilena Polisseni Cotta Nascimento Coordenadora-geral.
Inscrição na Plataforma Plataforma Moodle. A facilidade de utilização, a versatilidade e interactividade fazem da plataforma um espaço de trabalho privilegiado,
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
MISSÃO: Constituir uma comunidade nacional de aprendizagem e geração colaborativa de conteúdos em torno do uso dos curtas metragens brasileiros em salas.
MAPAS CONCEITUAIS Curso Bacharelado em Enfermagem
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
Prof. Denys Sales 2013 O que é EaD? A EAD é caracterizada como “modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
O uso de blogs no ensino de ciências TATIANA NAHAS
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
Evolução da internet e os Recursos Educacionais Digitais para o Fortalecimento da Aprendizagem a Distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci.
“Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e a Lei n° , de 25 de junho de 2014,
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Núcleo Telessaúde SC Integra o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes, do Ministério da Saúde.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS AUTORES DE LIVROS EDUCATIVOS.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
PASSANDO DA SALA DE AULA PARA O CIBERESPAÇO PALLOF, Rena PRATT, Keith.
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA Educação a Distância Nosso Contrato Didático CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO.
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PELA MODALIDADE A DISTÂNCIA Prof. Fernando Amorim.
Novas Tecnologias para Educação Superior e os Procedimentos de Ensino Apuena Vieira Gomes Secretaria de Educação a Distância – SEDIS Universidade Federal.
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
PIBID- ESPANHOL E CULTURA Professora: Cristiane Marques Araújo SEED Londrina Alunos: Deise Cristina Pinaffi Custódio – G-UEL Vinícius – G-UEL Orientadora:
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
E DUCAÇÃO E APRENDIZAGEM A DISTÂNCIA Ana Lygia Cunha Instituto de Letras e Comunicação Faculdade de Letras.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Júlio Gregório Secretário de Estado da Educação do Distrito Federal SEMINÁRIO: “REFORMULAÇÃO DO ENSINO MÉDIO” MESA 3 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E GESTORES.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ ESCOLA DE VERÃO LEIS EDUCACIONAIS Iracema Pinho
A produção do conhecimento em Educação Profissional Ensino Médio integrado aos cursos técnicos de nível médio A produção do conhecimento em Educação Profissional.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
Gestão para o Sucesso Escolar – Supervisores O desafio da sustentabilidade das políticas educacionais e das propostas pedagógicas de melhoria da escola.
Conselho Estadual de Educação (CEE) Regime de Colaboração entre os Sistemas de Ensino de Mato Grosso do Sul EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA.
Transcrição da apresentação:

Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin

Objetivos Conhecer a história e origem da EaD Reconhecer a educação a distância no sistema educativo brasileiro Discutir o modelo de pedagogia a distância do IFCE Discutir a metodologia colaborativa em EaD

Tópicos 1.Surgimento e histórico da EaD 2.Definição da educação a distância 2.1 A evolução em educação a distância 2.2 Interação em Ambientes Virtuais de Aprendizagem 3.Modelo de pedagogia a distância 3.1 Metodologia colaborativa em EAD

Surgimento e histórico da EaD Em seus primórdios, a EaD foi marcada pelo uso de duas tecnologias principais: o material impresso e a correspondência. O conteúdo instrucional era desenvolvido de forma que o aluno pudesse estudar sozinho, sendo autoinstrucional.

Surgimento e histórico da EaD Brasil: correio e rádio Instituto Universal Brasileiro começou a oferecer cursos via correio Serviço de Radiodifusão Educativa do Ministério da Educação e Cultura passou a veicular uma programação educativa de caráter obrigatório por todas as emissoras de rádio do país.

Surgimento e histórico da EaD O reconhecimento formal da EaD veio com a LDB de 1996, que lhe dedicou todo o seu Artigo 80. UAB – Universidade Aberta do Brasil – Parceria entre Ministério da Educação (MEC) / Secretaria de Educação Básica (SEED), Banco do Brasil e algumas instituições federais e estaduais de ensino superior – Curso-piloto: Administração a distância – Aproximadamente 88 instituições entre universidades federais e estaduais e Institutos Federais (IFs).

Definição da educação a distância Modos de formação ou de aprendizagem cuja mediação estudante-professor-conteúdo é feita por alguma tecnologia e que, por isso, diferencia-se do modelo presencial clássico. “(…)modalidade educacional na qual a mediação didático- pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos. (BRASIL, 2005)

Definição da educação a distância “Educação a distância seria o aprendizado que ocorre normalmente em um lugar diferente do local de ensino, exigindo técnicas especiais de criação do curso e de instrução, comunicação por meio de várias tecnologias e disposições organizacionais.” (MOORE e KEARSLEY, 2007)

Interação e EaD

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) (...) reúnem em único espaço da WEB ferramentas diversas de comunicação (fórum de discussão, bate-papo, portfolio, ), ferramentas para apresentação e compartilhamento de materiais didáticos em diferentes formatos textuais (textos, vídeos, imagens) e ferramentas para organização e coordenação para o atendimento de uma determinada disciplina ou curso (YOUNG, 2008, p. 44).

Interação aluno/interface Linha vital entre o professor e o aluno. Se ela falha, o processo pedagógico (formação, treinamento e outros) também falha. Entre outras medidas, é necessário tornar a tecnologia o mais amigável e transparente possível.

Interação aluno/conteúdo O entendimento, a percepção e as estruturas cognitivas do aluno são transformados. A visualização dos conteúdos do programa de ensino é criada para estimular não só a percepção e a cognição, mas também a atenção e a motivação do aluno.

Interação aluno/professor O papel do professor-tutor é de organizar e orientar o processo de aprendizagem do estudante. O professor deve também estimular e motivar o aluno, manter seu interesse, dar apoio e encorajá-lo na sua aprendizagem.

Interação aluno/aluno Frequentemente, as mais produtivas experiências de formação. Oportunidade de os estudantes expandirem e aplicarem os conhecimentos de forma compartilhada, aspecto impossível no estudo solitário (HOFFMAN e MACKIN, 1996).

Modelo de pedagogia a distância É você quem escolhe o momento, o lugar e o seu ritmo de aprendizagem, levando em conta que este precisa estar de acordo, também, com o cronograma da disciplina que você está cursa. Concebido para a aprendizagem de adultos segundo os princípios da Andragogia.

Modelo de pedagogia a distância Andragogia ≠ Pedagogia Os adultos, além de independência, contam com sua experiência de vida que os influencia diretamente em sua aprendizagem autônoma.

Metodologia colaborativa em EaD Tem como fundamento a relação e troca de conhecimento entre os sujeitos aprendizes. Além da mediação do professor e de estudos individuais com materiais didáticos, é imprescindível o trabalho coletivo entre os alunos. Ideia-chave: diálogo

Metodologia colaborativa em EaD Necessário que tanto alunos quanto professores superem a ideia de que educar é transmitir conteúdo, pois, nessa concepção, não se valorizam os conhecimentos que os alunos já trazem quando entram em seus cursos e disciplinas.

Referências JOYE, Cassandra et. al. Educação a Distância. Fortaleza: IFCE, 2013.