RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMPETÊNCIAS PESSOAIS E SOCIAIS I e II 1.Lá Lá Lá 2.O meu melhor momento desta semana (pessoal e/ou académico). 3.Qual é a minha expetativa para a disciplina.
Advertisements

Atração e Seleção de Pessoas Profª Msc. Adriana Silva.
Informações Gerais  Coordenadores: profº Bruno Ceppi:  Mestre em Ciências do Comportamento (UnB); profº Carlos Eduardo:  Mestre em Farmacologia (UFC);
PÚBLICO ALVO O curso é destinado a professores que estejam atuando com o Ensino de Música na Educação Básica. Objetivos Analisar e discutir os pressupostos.
CARTILHA DE APOIO COMPUTACIONAL AO CÁLCULO Área de Conhecimento: Ciências Exatas e da Terra Autor: Christian Wagner Programa: PUIP Curso: Engenharia Civil.
Andrey Coatrini Soares Livia Maria de Castro Sousa Thiago Balan Moretti SFI PRÁTICAS PEDAGÓGICAS & COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO ORAL Profa. Dra. Nelma.
Edivaldo Moura (91) Coordenação Geral de Educação Superior.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Para compreender a educação a distância Profs. Cristiane Borges, Denys Sales e Iraci Schmidlin.
PROGRAMAS E BOLSAS NA UFAC DIRETORIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO DO ENSINO Prof. José de Ribamar T. da Silva Diretor.
Formação do professor da EB Ainda parte do problema.
CRTIC de Pombal 2012/2013 CENTRO DE RECURSOS T I C PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL DE POMBAL.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Formação Docente para o Ensino Superior Síntese dos encontros regionais do ForGRAD Espírito Santo – maio 2006.
ETEP – Equipe Técnico-pedagógica: trabalho e conquistas Vânia Nóbile - 4 de Novembro de 2015.
Antes de decidir, pense no estudante. Audiência Pública nº 02/2014 Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior – SERES Diretoria de Regulação.
Lei nº (14/04/04) Institui o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). Integra três modalidades de avaliação: Avaliação das.
SAMUEL MARTINS Experiência Educast na U.Porto Unidade Novas Tecnologias Departamento Universidade Digital Universidade do Porto.
RECUPERAÇÃO CONTÍNUA Resgatando Habilidades em Defasagem
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
Fórum Nacional de Educação Seminário Nacional - O PNE e o futuro da educação brasileira 25/06/2015 Mesa de debate: O PNE e a Qualidade da Educação Prof.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
Fonte: Pesquisa Nacional realizada pelo Conselho Federal de Administração O PERFIL, A ATUAÇÃO E AS OPORTUNIDADES DE TRABALHO PARA O ADMINISTRADOR PROFISSIONAL.
COMISSÃO DE ESTUDO SOBRE IMPLANTAÇÃO DO HORÁRIO DE TRABALHO PEDAGÓGICO – LEI 11738/2008.
DECRETO Nº 7.611, DE 17 DE NOVEMBRO DE 2011
INDICADORES DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO Compreendendo seus pontos fortes e fracos, a escola tem condições de intervir para melhorar sua qualidade conforme.
BOLSAS BITEC 2008 PROGRAMA BITEC 2008 IEL BAHIA. Conceitos / Objetivos O Projeto em questão tem por objetivo “descrever, equacionar ou resolver questões.
LAN 5844 PREPARAÇÃO PEDAGOGICA EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS 2014 Professor responsável Dra. Gilma Lucazechi Sturion
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC): elaboração e reformulação
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Universidade do Estado de Santa Catarina DEPS – Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas Estudo de Tempos e Métodos Estudo de Tempos e Métodos.
DIPRO – Diretoria de Assistência a Programas Especiais Programa Fundescola.
PDME | MAC | 2011 CULTURA DIGITAL Plano estratégico.
Transforma RIO 16 Transforma Educação Transforma é o programa de educação que leva os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 para dentro das escolas!
1/13 Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP Jogos de Empresas Prof. Fauzi Timaco Jorge UNIP.
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Setor: Coordenação Pedagógica & Avaliação PDU Company LOGO Outubro
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO Curso de Especialização em Negociação Coletiva Modalidade a Distância PPGA/EA/UFRGS e.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Caminhos da Inovação “ A CIÊNCIA NO FUTURO DA SAÚDE E DOS ESPORTES” “O papel da Educação de Base no Desenvolvimento da Saúde e dos Esportes: Desafios para.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO Formação continuada ANO 2015
NAF: NÚCLEO DE APOIO CONTÁBIL E FISCAL 1º Sem DIFUSÃO E VALORIZAÇÃO DO CONHECIMENTO CONTÁBIL, APOIO E ATENDIMENTO A CONTRIBUINTES DE BAIXA RENDA.
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Revisitando Teóricos da Pedagogia Philippe Perrenoud Prof. Dr. Robson Santos Slide:
Formação Pedagógica Inicial de Formadores Módulo 9 – Simulação Pedagógica Final Motivação Pedagógica no Desporto 23/02/2016 Formanda: Rita Ribeiro L31.
Elaborado por Prof. Denys Sales SISTEMA DE GERENCIAMENTO ACADÊMICO LV – MOODLE 1.9 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ INSTITUTO UNIVERSIDADE VIRTUAL.
PRÁTICA SIMULADA II Aula 1 – Apresentação do Plano de Ensino Profª. Andréa Cleto.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS PROF. ELCIO HENRIQUE DOS SANTOS – 2010.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Tarefas no EAD O Curso dos tutores é desenvolvido com uma carga horária total de 120 horas, dividido em dois módulos: -Módulo I, presencial, 40 horas (já.
ORIENTAÇÃO ACADÊMICA NO CURSO DE PEDAGOGIA PRESENCIAL UFRN – Campus Natal Setembro – 2013.
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
Educação a Distância Universidade de São Paulo Metodologia da Pesquisa e redação cientifica para Licenciatura Ana Carolina da Silva N° USP: Tamara.
Fundamentos da Administração
Profª Filomena Coser Marinho
Desafios da Implementação da BNCC Proposição de um novo Ensino Médio Participação de professores e estudantes na construção da BNCC Reorganização.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Departamento de Informática em Saúde Universidade Federal de São Paulo – UNIFESP Sessão 04 – Auditório ASPEN - 1/12 Experiências no Uso do Portfólio Eletrônico.
Professor de Matemática… E Agora? Saídas Profissionais.
NOME DA MATÉRIA NOME DO(A) PROFESSOR(A) Gerência e Organização.
Formação Acadêmica do Profissional de Secretariado Profa. Ivone Maria Bruno.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
Didática e Dinâmicas de Ensino e Aprendizagem
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM SAE
Trabalho Docente no Setor de Educação Profissional e Tecnológica da UFPR Imagem fonte:
Transcrição da apresentação:

RCM 5873 “Tópicos Em Educação nas Profissões da Saúde II” Prof. Dr. Antonio Pazin Filho Profa. Dra. Margaret de Castro Profa. Dra. Maria Paula Panuncio-Pinto

Docentes (Equipe) Profa. Dra. Cacilda Souza Dra. Cristiane Martins Peres Prof. Dr. Jayter de Paula Prof. Dr. Luis Ernesto de Almeida Troncon Dra. Maria de Fátima Aveiro Colares Profa. Dra. Maria de Lourdes V. Rodrigues Prof. Dr. Marcos Borges Prof. Dr. Valdes Roberto Bollela

Histórico A disciplina foi oferecida como “Curso de Extensão” pelo CAEP; Tornou-se RCM em 2012, mantendo o mesmo formato e conteúdo; (mesmo histórico de Tópicos I)

Contextualizando Desde 2007 PRG vem discutindo e investindo na formação e desenvolvimento docente => Cursos de Pedagogia Universitária Tema atual e alvo de muita discussão e controvérsia;

Contextualizando Pesquisadores da área da educação têm feito as seguintes provocações: (1)Educação é uma área do conhecimento, com escopo próprio (2)Docência é uma atividade profissional específica e exige formação específica; (3) “Não basta saber para ensinar” “ Um brilhante cientista-pesquisador pode ser um professor ruim”

Contextualizando (4) conceito de ensino (ensinagem= ensino que resulte em aprendizagem): transmitir informações é diferente de "ensinar" não se vira um bom professor apenas com boas técnicas didáticas não existe uma técnica que permita ensinar tudo a todos ensino como fenômeno complexo realizado por e entre seres humanos modificado pela ação intersubjetiva

Contextualizando Professor Universitário não tem um curso que o forma: tem estratégias que o preparam (não é formação, é preparação) - dorme médico - acorda professor - existe um campo de conhecimento especifico da área pedagógica: didática - Conhecimentos necessários para o desenvolvimento de competências e habilidades

Contextualização PR-G quer discutir e desafiar os PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO: QUE PROPOSTAS TÊM PARA A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO DOCENTES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR?

Contextualização CAPES PPG Pró Ensino nas Profissões da Saúde

Objetivos Ao término do desenvolvimento desta disciplina, espera-se que o estudante seja capaz de: Compreender as várias formas de desenvolvimento do processo ensino-aprendizado nas profissões da saúde; Conhecer e desenvolver diferentes estratégias de ensinagem; Enumerar os métodos mais usuais de ensino clínico, em ambientes concomitantes de assistência à saúde, em unidades próximas à comunidade ou de nível mais especializado;

Objetivos Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de simulações nas várias atividades formativas dos programas educacionais na área da saúde; Compreender os princípios básicos e as técnicas mais usuais para o emprego de recursos de tecnologia de informação e comunicação e de ensino à distância nos programas educacionais na área da saúde;

Objetivos Compreender as variáveis envolvidas no desenvolvimento psicossocial do adolescente e do adulto jovem, de modo a prover apoio ao estudante; Enumerar as etapas da formação básica do professor e compreender as estratégias para o contínuo desenvolvimento do docente da área da saúde; Compreender a importância de atribuição de mérito acadêmico às atividades educacionais e enumerar os principais meios de valorização da carreira na docência.

Estratégias Os oito temas propostos para a disciplina serão desenvolvidos, sob orientação dos docentes responsáveis, por equipes de PGs, a cada semana; A equipe de PGs responsável pelo tema deverá preparar a aula e apresentar o tema, de acordo com o cronograma e a distribuição tema-equipe feita na primeira aula; Estratégias de Ensinagem (todos os grupos) EAD Ensino clínico em cenários tradicionais; Simulação; Capacitação e desenvolvimento docente; Desenvolvimento psicossocial do adulto jovem/apoio ao estudante; Mérito acadêmico Ensino na Comunidade.

Estratégias Utilização da plataforma de ensino-aprendizagem Moodle Stoa para : Apresentação do curso, objetivos, avaliação. Comunicação ( s, avisos, etc.) Disponibilização de bibliografia Postagem pelos PGs da tarefa semanal;

Sobre “Estratégias de Ensinagem” Portfólio Oficina/workshop Lista de discussão por meios informatizados Grupo de verbalização e observação Tempestade cerebral/ensino por pesquisa Juri simulado

Avaliação A avaliação terá dois componentes principais: AVALIAÇÃO DO ESTUDANTE (1)Reflexão sobre o aprendizado em cada tema da disciplina (Preenchimento do Arquivo 1 pelo grupo responsável pelo tema) (2) Elaboração e apresentação do tema atribuído a cada grupo de PGs

Avaliação Para todas as atividades em que os estudantes serão avaliados, os professores utilizarão uma escala que considera três situações possíveis: Desempenho insatisfatório (abaixo das expectativas)= 1 Desempenho satisfatório (dentro das expectativas)=3 Desempenho exemplar (acima das expectativas)=3

Avaliação AVALIAÇÃO DA DISCIPLINA Formulários estarão disponíveis no moodle na penultima semana da curso para preenchimento e devem ser trazidos preenchidos na última aula. 1.Ficha de Avaliação da Disciplina 2.“Ficha de Auto Avaliação do Aproveitamento do PG

Divisão temas X equipes