INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROVOCAÇÕES CONTEMPORÂNEAS Desafios à Educação do agora.
Advertisements

Reunião Pedagógica Educação Infantil 2012 Coordenadora Pedagógica: Ana Cristina Fonseca 1.
GEOMETRIA PARA ALUNOS SURDOS POR MEIO DO TANGRAM
Currículo e Ensino de Ciências I (23 de outubro).
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Bases Legais e Concepção A perspectiva orientadora da educação de jovens e adultos (EJA), em grande parte implementada nos.
Instituição do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica Profa. Dra. Catarina de Almeida Santos – Faculdade de Educação/UnB Campanha Nacional Pelo.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Currículo e Ensino de Ciências. Utopia Finalidade da educação Objetivos Valores Concepções de educação Não neutralidade do currículo, interesses, contexto.
Escolas Sustentáveis. Caderno temático Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis ://conferenciainfanto.mec.gov.br/index.php/
COMO PREPARA-SE PARA SER UM PROFESSOR INCLUSIVO Profª. Yara Antoniette.
Residência Pedagógica e processos de valorização e formação de professores para a educação básica: impasses e desafios Comissão de Educação, Cultura e.
Ensino médio integrado aos cursos técnicos de nível médio Colóquio A Produção do Conhecimento em Educação Profissional IFRN, Natal, 19 e 20/05/2011 Prof.
CURRÍCULO E DIVERSIDADES: EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ETNICORRACIAIS E EDUCAÇÃO PARA OS DIREITOS HUMANOS NOS CURSOS DE BACHARELADO E TECNOLOGIA.
Formação de Recursos Humanos para Ciência, Tecnologia e Inovação, com especial enfoque para o Programa Ciências sem Fronteiras Isaac Roitman Núcleo de.
PROJETO DE INTERVENÇÃO  Disciplinas: Estágio III / Planejamento e Gestão em Serviço Social Apresentação – o que fazer? Justificativa – Por que fazer?
CARACTERIZAÇÃO DO OBJETO DE ENSINO: LÍNGUA ESTRANGEIRA.
Conhecimentos Pedagógicos – Aula 5 Professores PI e PII CMA Concursos
A História, área disciplinar estruturante Porquê? Porque não existe desenvolvimento abrangente e equitativo sem análise crítica da tessitura histórica.
Avaliação Pedagógica Política Nacional do Livro Júnia Sales Pereira Coordenadora Geral de Materiais Didáticos Secretaria de Educação Básica Ministério.
Olá, cursistas, Estamos felizes em contar com a participação de vocês no curso Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC.
O estágio supervisionado e a formação do professor parceiro Estágio supervisionado: possibilidades de articulação entre a formação inicial e a formação.
Seminário “O PNE e o futuro da Educação Brasileira" Luiz Dourado CNE.
Instrutivo para Recrutamento e Seleção da Equipe Regional 2011 PROGRAMA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – PIP/CBC IMPLEMENTAÇÃO DOS CBC – ANOS FINAIS DO ENSINO.
Prefeitura de Santos Secretaria de Educação Centro de Tecnologia Educacional – CTE Núcleo Tecnológico Municipal – NTM UME Professor Avelino da Paz Vieira.
RELATO DE EXPERIÊNCIA: A FORMAÇÃO DE UMA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL NO CUIDADO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA. H SPED INTRODUÇÃO O Projeto Cuidado Integral.
O Papel do Professor e do Aluno no Ensino a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Parâmetros Curriculares Nacionais. A elaboração e implantação dos PCNs justifica-se por razões como: Cumprir o artigo 210 do capítulo III da Constituição.
Em 1909, o Presidente Nilo Peçanha criou 19 escolas de aprendizes artífices; Estas escolas tinham um caráter assistencialista e eram destinadas a “amparar.
elementos para a reflexão do nosso saber fazer pedagógico
COMPONENTE EXTERNA DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE.
Curso: Licenciatura Plena em Física Disciplina: Didática Prof. Giovana Gomes Albino Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções.
Prof. Dr° Vagner Custódio
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Práticas de Gestão e Resultados Curso de Administração Prof. Fabio Uchôas de Lima.
Avaliação da Aprendizagem. O que é avaliação? O que é avaliação escolar? O que é avaliação no ciclo de alfabetização?
IV JUNIC IV SEMINÁRIO DE PESQUISA 2009 Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica –PMUC Acadêmico Natalia Paris Rodrigues Comunicação Social.
Faculdade de Saúde Pública Departamento saúde materno infantil PLANO DE AÇÃO – Pós graduação– 2010/2011.
L ITERATURA E ESTUDOS CULTURAIS Pontos para debate sobre a obra Teoria literária: uma introdução, de Jonathan Culler. Professor: Marcel Lúcio Matias Ribeiro.
ANÁLISE ERGONÔMICA DOS POSTOS DE TRABALHO (Material Adaptado do Programa de Pós-Graduação da Engenharia de Produção e Sistemas da Universidade Federal.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (Ilma Passos Alencastro Veiga, 2006, Papirus Editora)
Ministério da Educação Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade –
Avaliação de impacto de programas de formação docente: a experiência do Programa Letra e Vida Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa.
Adriana Bauer Orientadora: Sandra Zákia Lian Sousa
A inclusão na perspectiva do novo paradigma da ciência Autor: Reinoldo Marqueza Fonte: Revista Educação Especial. N° 26, 2005.
Curso - Avaliação e Aprendizagem Atividades no município abril/maio.
Tendência Progressista Libertadora Origem e concepções
Celso Antunes Síntese para estudo pedagógico Eloí Batista
AULA INTRODUTÓRIA SAÚDE E TRABALHO AVANÇOS E PERMANÊNCIAS.
Fundamentos da Administração
ALUNOS: ALMIR ROGÉRIO MARQUES NºUSP: GABRIELA ROMANO ULIAN NºUSP: LETÍCIA GLIARDIN FERNANDES NºUSP: PROF. DR. MARCELO ALVES BARROS.
ESTUDO DA REALIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO CIDADÃ NA ORGANIZAÇÃO DE UMA PROPOSTA CURRICULAR PARA O ENSINO DE TEATRO. Introdução: O ensino de.
DOCÊCIA NA UNIVERSIDADE MARCOS MASETTO (ORG.). Professor universitário O professor universitário é um profissional da educação na atividade docente. Mas.
Ensino tradicional.
A Sociedade em Rede A revolução da Tecnologia da Informação
CURSO BÁSICO DESPORTO. Objeto e Âmbito Experiência-piloto a iniciar no ano escolar de A experiência-piloto integrará alunos do 7.º ano de escolaridade.
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E A DIDÁTICA
XIII Seminário Internacional de Educação Novo Hamburgo Espaço de Sociabilidade e Cultura da Paz Direitos Humanos, escola e sociedade Como lidar com a violência.
ADMINISTRAÇÃO  Profª. Kelly Magalhães. Conteúdo da Seção  Introdução à Administração e às Organizações  Organizações e a Administração  Processo de.
MODELOS DE ENSINO E SELEÇÃO DE CONTEÚDOS Aula 9 – 12/maio/2014.
ATIVIDADES COMPLEMENTARES - PJU. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO Indicadores de desempenho são necessários para criar parâmetros de acompanhamento, tais.
MÚSICAS DO MUNDO Magda Dourado Pucci Berenice de Almeida Vivemos um momento especial da história da Educação Musical Brasileira merecedor de um “abre-te.
PLANEJAMENTO DA AÇÃO DOCENTE Erika dos Reis Gusmão Andrade Rosália de Fátima e Silva DEPED/PPGEd/UFRN 1.
PROMOVER 2012 Campo Grande - MS. A importância das avaliações de larga escala.
Docente: Marcos Camara de Castro Discente: Louise Gomes Wiezel.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE A CRÔNICA ALÉM DA SALA DE AULA Ana Paula Fidelis RUFINO (UFRN)
Organização, Sistemas e Métodos Aula 2 – Conceitos (continuação)
Memória Sábado 16 de abril de 2011.
ADAPTAÇÃO CURRICULAR.
Transcrição da apresentação:

INTERDISCIPLINARIDADE NO CONTEXTO DA ESCOLA Profª Drª em Educação Científica e Tecnológica VERA LUCIA BAHL DE OLIVEIRA

Os professores em busca de novas perspectivas A importância do papel do professor enquanto “agente” de mudança, favorecendo a compreensão mútua e a tolerância.

Modificação do Pensar, do Ensinar Século XXI, os preconceitos étnicos e culturais necessitam ser definitivamente eliminados; *a tolerância e a *compreensão adjetivos propulsores do ensino atual

INTERDISCIPLINARIDADE se caracteriza pela complexidade objetivada em substituição à exclusividade de áreas e subáreas do conhecimento.

.... Condições de interdisciplinaridade Uma concepção de conhecimento uma concepção de cultura uma concepção de história

Concepção de Cultura acúmulo seqüencial quantitativo de informações consideradas verdadeiras e conectadas; importantes por si próprias.

Cultura e conexões em rede malhas e nós representam as conexões que dão sentido ao todo complexo que compõem – totalidade dinâmica, aberta e sem fronteiras CULTURA REDE:

Cada novo ponto se entrelaça com os antigos de forma própria, numa mudança contínua de configurações...

TEIA SIMBÓLICA DO CONHECIMENTO Novas informações só se conectam com as anteriores quando se lhes atribuem significados, que se transformam de acordo com os núcleos ou centros de referência em conhecimentos.

SIGNIFICADOS APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA AUSUBEL propõe que os conhecimentos prévios dos alunos sejam valorizados, para que possam construir estruturas mentais utilizando, como meio, mapas conceituais que permitem descobrir e redescobrir outros conhecimentos, caracterizando, assim, uma aprendizagem prazerosa e eficaz.

APRENDIZAGEM Aprendizagem significativa- processo pelo qual os conhecimentos novos são relacionados de modo substantivo com proposições e conceitos relevantes previamente disponíveis na estrutura cognitiva. Aprendizagem memorística ou mecânica – é a antítese da aprendizagem significativa.

Comissão Internacional sobre Educação (1996)UNESCO melhorar a educação...os governos necessitam por em prática iniciativas.... melhorar a formação dos professores da educação básica melhorias nos cursos de Formação Inicial (FI) (longo prazo) e na Formação Continuada (FC) curto prazo.

em consonância Quatro pilares da Educação 1. Aprender a Conhecer; Conhecer o mundo que o rodeia Aprender a Fazer; Como ensinar o aluno a por em prática o que aprendeu?

3. Aprender a Viver juntos, aprender a viver com os outros;

4. Aprender a Ser; aspectos relevantes na Formação Inicial (FI)

Formação continuada A FC não deve ser apenas desenvolvida no âmbito escolar, em período de trabalho, mas, pode ocorrer com momentos intercalados de reflexão do saber com o do saber – fazer. FC professores e demais profissionais que atuam nos órgãos diretivos da escola a familiarizar-se com os últimos progressos de tecnologias da informação e comunicação

VISÃO INTERDISCIPLINAR trabalho interdisciplinar e a prática curricular diretamente relacionados, necessidade de mudança curricular na formação do profissional da educação, rompendo com a compartimentalização do conhecimento, para a formação profissionais dotados de visão interdisciplinar, possam pôr em prática o conceito de interdisciplinaridade na escola (GODOY, 1999).

Globalização A evolução do mundo é tão rápida exigindo de um bom profissional reflita que apenas a sua boa formação inicial não lhes basta para o resto da vida: estes precisam se atualizar e aperfeiçoar os seus conhecimentos e técnicas, ao longo de toda a vida.

Os conteúdos das disciplinas necessitam ser vistos como instrumentos culturais, necessários para que os alunos avancem na formação global e não como fim de si mesmo.

A interdisciplinaridade favorecerá que as ações se traduzam na intenção educativa de ampliar a capacidade do aluno de: · expressar-se através de múltiplas linguagens e novas tecnologias;

· posicionar-se diante da informação; · interagir, de forma crítica e ativa, com o meio físico e social;

A reconstrução não é uma tarefa fácil, pois, antes de mais nada, temos que vencer uma série de resistências

num primeiro momento, não dos alunos, mas dos próprios colegas profissionais da educação, pois tudo que é novo desacomoda. Resistências

... rápida renovação de saberes e informações do mundo atual, assim como as novas tecnologias ao alcance de todos, O que é Necessário?

o educador necessita atualizar-se constantemente, revendo sempre suas teorias para buscar maneiras de conectar os conhecimentos que vêm de fora da sala de aula com os conteúdos curriculares.

A MUDANÇA PODE COMEÇAR COM VOCÊ!!!!! Obrigada Vamos começar???