OFICINA. SOBRE O PRÊMIO VIVALEITURA criado em 2006, como desdobramento do Ano Ibero-americano da Leitura; ação conjunta do Ministério da Cultura e do.

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Transcrição da apresentação:

OFICINA

SOBRE O PRÊMIO VIVALEITURA criado em 2006, como desdobramento do Ano Ibero-americano da Leitura; ação conjunta do Ministério da Cultura e do Ministério da Educação e integra o Plano Nacional de Livro e Leitura – PNLL; tem por objetivo estimular, fomentar e reconhecer as boas práticas de leitura provenientes de todo o país em quatro categorias, a saber: Biblioteca Viva, Escola promotora de leitura, Territórios da leitura e Cidadão promotor de leitura; é regido pela Portaria Interministerial MEC/MinC nº 04, de 22 de outubro de 2014 e está integrado ao PNLL conforme Art. 11 do Decreto nº 7.559, de 1º de setembro de 2011; esta 8ª edição conta com a parceria da Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura – OEI e apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME) e da Fundação Santillana.

CATEGORIAS DO 8º PRÊMIO VIVALEITURA Categoria 1: BIBLIOTECA VIVA - ações de circulação de acervos, de captação de novos usuários, de rodas e clubes de leitura, de cineclubes, de mediação de leitura, de mobilização da sociedade, de programas de rádio e TV, ações na internet etc, realizados em bibliotecas públicas e comunitárias (o local da ação define a categoria). Responsável pela inscrição: coordenadores, funcionários, voluntários da biblioteca Categoria 2: ESCOLA PROMOTORA DE LEITURA - gincanas de leitura, clubes e rodas de leitura, ações sociais de promoção da leitura voltadas para a comunidade escolar e de seu entorno, intercâmbios de leitura entre escolas e outras instituições sociais ou grupos de promoção da leitura, conversas com autores, projetos de contação de histórias, entre outras ações em escolas públicas (o local da ação define a categoria). Responsável pela inscrição: funcionários e profissionais da educação que atuem na escola participante Observações: Os projetos podem ser representativos de toda a escola, de apenas uma sala de aula, de uma turma, ou da biblioteca escolar. As ações de bibliotecas escolares devem ser inscritas na Categoria 2.

CATEGORIAS DO 8º PRÊMIO VIVALEITURA Categoria 3: TERRITÓRIOS DA LEITURA - projetos de leitura desenvolvidos por entidades da sociedade civil, realizados em contextos e espaços diversos (excetuando-se as bibliotecas e escolas) tais como estações, pontos de ônibus, aeroportos, hospitais, presídios, entre outros espaços não formais de leitura (o promotor da ação define a categoria). Responsável pela inscrição: profissionais e voluntários de ONGs ou funcionários de instituições de educação superior, instituições sociais e empresas públicas e privadas. Categoria 4: CIDADÃO PROMOTOR DE LEITURA (Pessoa Física): Nesta categoria podem concorrer projetos de Pessoas Físicas que se dediquem à promoção da leitura por iniciativa pessoal, sem personalidade jurídica própria formalizada, ou seja, sem ter constituído ou envolvido um CNPJ – Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (o promotor da ação define a categoria). Responsável pela inscrição: idealizador ou coordenador da ação. Observação: Projetos inscritos nesta categoria, mas realizados em bibliotecas públicas (categoria 1) e escolas públicas (categoria 2) serão remetidos pela Comissão de Seleção para concorrer nas categorias específicas. Tratando-se da segunda inscrição do proponente na categoria 1 ou 2, o projeto será inabilitado.

MENÇÃO HONROSA JOSÉ MINDLIN Reconhece projetos inscritos em qualquer categoria que se destaquem por sua abrangência, relevância, impacto, longevidade e/ou excepcionalidade PRÊMIOS R$ ,00 para os vencedores nas 4 categorias Divulgação dos 4 vencedores e 16 finalistas das categorias e projetos da menção honrosa no catálogo e site do evento e Cerimônia de Premiação IMPORTANTE As experiências realizadas em ambientes virtuais são consideradas tão importantes quanto as que acontecem presencialmente e deverão buscar a categoria que melhor se enquadre à natureza do projeto executado.

COMO PARTICIPAR Inscrições de 29 de janeiro até 13 de março de 2016 exclusivamente pelo site Para se inscrever na 8ª edição, os projetos devem já ter ocorrido no período de janeiro de 2014 a dezembro de 2015 ou comprovar que iniciaram antes de 2014 (ano da última edição) e ainda estar em atividade; Caso o projeto seja realizado por um coletivo ou pessoa jurídica, deve-se indicar um representante do grupo ou entidade como responsável pela inscrição. É necessário quantificar e descrever idealizadores e coordenadores da iniciativa no relato do projeto; Iniciativas inscritas por crianças e adolescentes (ECA - Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990)devem apresentar autorização formal de seus responsáveis legais para a participação na inscrição (ANEXO II); Cada participante poderá concorrer com apenas um projeto na mesma categoria. Na hipótese de mais de um projeto inscrito na mesma categoria ambos serão inabilitados. As experiências realizadas em ambientes virtuais são consideradas tão importantes quanto as que acontecem presencialmente e deverão buscar a categoria que melhor se enquadre à natureza do projeto executado. Não podem participar servidores e funcionários, parentes e cônjuges das entidades promotoras: MinC, MEC, PNLL, OEI, CONSED, UNDIME e Fundação Santillana incluindo instituições vinculadas e subordinadas a estas instituições.

MATERIAL DE INSCRIÇÃO Formulário de inscrição preenchido e enviado pelo site O relato do projeto até 6 (seis) páginas digitadas em letra corpo 12, fonte Times New Roman, em folhas de papel tamanho A4, escrito de forma objetiva; O relato deverá conter: Justificativa (contexto em que a experiência foi ou é desenvolvida e as razões que explicam sua realização); Objetivos (o que se pretendia atingir); Metodologia (como o trabalho foi desenvolvido de forma sequencial – o passo a passo) e Avaliação (os resultados alcançados do ponto de vista do que se pretendia e da participação dos envolvidos. Não serão consideradas avaliações subjetivas); Experiências de caráter permanente deverão apresentar indicadores de resultados. Declaração (ANEXO I) de que a inscrição é de conhecimento e conta com a anuência dos demais participantes; e Caso o projeto seja inscrito por menor de idade, a Declaração (ANEXO II) de um dos pais ou responsável legal de concordância com a participação do menor nos termos do Edital; Fotos e vídeos e materiais além dos descritos acima, só deverão ser encaminhados, caso solicitado pela Comissão de seleção que poderá solicitar materiais adicionais e comprovações a qualquer tempo;

CRITÉRIOS PARA SELEÇÃO a) clareza entre os objetivos e os resultados alcançados (de 0 a 10 pontos); b) adequação do trabalho à faixa etária do público alvo (de 0 a 10 pontos); c) pertinência da ação desenvolvida com as características da comunidade a que se destina (de 0 a 10 pontos); d) criatividade, dinamismo da ação de leitura e protagonismo da experiência na comunidade (de 0 a 10 pontos); e) qualidade e abrangência dos resultados alcançados (de 0 a 10 pontos); e f) potencial de replicabilidade (de 0 a 10 pontos). A pontuação máxima de cada projeto será de 60 (sessenta) pontos, sendo que os projetos que obtenham pontuação mínima de 30 (trinta) pontos serão desclassificados; Em caso de empate terão prioridade os projetos com a maior pontuação nos itens “b”, “e” e “f” respectivamente. Permanecendo o empate, terá prioridade o projeto que comprovar maior tempo de atuação;

FASES DA SELEÇÃO 1ª: Habilitação dos Participantes O resultado desta etapa é a publicação da lista de projetos habilitados e a lista de inabilitados com as respectivas justificativas no site no portal do Ministério da Cultura e demais entidades; Os proponentes inabilitados podem entrar com recurso no prazo de 2 (dois) dias contatos a partir da publicação da lista de habilitação; Porém documentos e informações não fornecidos no período de inscrição não serão considerados nos pedidos de recurso; Os recursos devem ser enviados exclusivamente para o A Comissão de Seleção fornecerá os motivos do deferimento ou indeferimento dos recursos para publicação no site

FASES DA SELEÇÃO 2ª: Seleção Cada projeto habilitado será pontuado segundo os critérios do edital e será publicada lista preliminar de classificação em ordem decrescente de pontuação com indicação dos projetos classificados e desclassificados no site no portal do Ministério da Cultura e demais entidades; Os proponentes podem entrar com recurso no prazo de 2 (dois) dias contatos a partir da publicação da lista para contestar sua pontuação ou desclassificaçãoFindo o prazo acima estipulado, não será aceita interposição de recurso; Documentos e informações não fornecidos no período de inscrição não serão considerados no recurso; Os recursos devem ser enviados exclusivamente para o A Comissão de Seleção analisará os pedidos de recurso e fornecerá os motivos de deferimento e indeferimento para publicação no site Caso a análise dos recursos altere a ordem da lista divulgada anteriormente, será publicada lista atualizada.

FASES DA SELEÇÃO 3ª: Homologação do resultado final Os 5 (cinco) projetos melhores classificados por categoria constituem os finalistas do 8º Prêmio VIVALEITURA e serão remetidos para a terceira e última Fase de Seleção. Após a Reunião de homologação do resultado final pelo Comitê Gestor, os prêmios serão concedidos aos primeiros colocados em cada categoria; Na reunião de homologação do resultado final do 8º Prêmio VIVALEITURA, a Comissão de Seleção apresentará ainda o(s) projeto(s) indicado(s) para a Menção Honrosa José Mindlin. SITES ONDE SERÃO PUBLICADOS OS RESULTADOS DAS FASES DE SELEÇÃO proler.culturadigital.br snbp.culturadigital.br

CONSIDERAÇÕES FINAIS Não receberão recursos públicos os proponentes em débito com a União. Os projetos premiados deverão encaminhar relatório(s) de monitoramento das atividades referente ao período de 12 (doze) meses após a premiação quando solicitado pelo MinC, MEC ou OEI. Os prêmios concedidos serão preferencialmente revertidos para a continuidade e/ou ampliação do projeto vencedor Juntamente com a documentação complementar, os projetos premiados deverão apresentar declaração de titularidade do direito autoral sobre o projeto inscrito. A critério da Comissão de Seleção, podem ser realizadas visitas in loco junto às instituições ou locais de execução de algum projeto, podendo, inclusive, serem gravadas imagens nessa ocasião. Maiores informações poderão ser obtidas através do