P ADRONIZAÇÃO DE N ORMAS R EGULATÓRIAS PARA A MÉRICA L ATINA N EY F ERRAZ D IAS – D IRETOR G ERAL DA P ORTO S EGURO.

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P ADRONIZAÇÃO DE N ORMAS R EGULATÓRIAS PARA A MÉRICA L ATINA N EY F ERRAZ D IAS – D IRETOR G ERAL DA P ORTO S EGURO

Agenda Solvência II Solvência II na América Latina O Futuro do Seguro – Como impactará clientes, corretores, reguladores e seguradores?

Agenda Solvência II Solvência II na América Latina O Futuro do Seguro – Como impactará clientes, corretores, reguladores e seguradores?

‘ ‘ SOLVÊNCIA II PILAR 1 PILAR 2 PILAR 3 Quantificação de Riscos Revisão do Supervisor Disciplina de Mercado Atividades de Supervisão Governança Revisão do Processo Capital Baseado em Riscos Requerimentos de Capital Reporte Financeiro & Divulgação ao Público Transparência Capital Mínimo Divulgação Solvência II

Agenda Solvência II Solvência II na América Latina O Futuro do Seguro – Como impactará clientes, corretores, reguladores e seguradores?

Substancialmente implementadas com cronograma Estágio inicial Parcialmente ainda sem cronograma Aderentes Nível de Aderência a Solvência II na região Argentina Uruguai Paraguai Equador Venezuela Bolívia Colômbia Costa Rica Peru Brasil México Chile Aderência nos próximos anos Fonte: Swiss RE: Insurance solvency regulation in Latin America: modernizing at varying speeds 2015 (selected countries) EU – Jan/16 Visão contábil Margem de Solvência Requisitos de Governança Visão Econômica Capital Baseado em Riscos Solvência II na América Latina

Agenda Solvência II Solvência II na América Latina O Futuro do Seguro – Como impactará clientes, corretores, reguladores e seguradores?

O Futuro do Seguro O setor está imune às rápidas mudanças tecnológicas e de expectativa do consumidor?

A indústria de seguros deve ser a mais afetada pelos modelos disruptivos * Concorrentes tradicionais e disruptores Fonte: PwC: CEOs entrevistados por PwC´s 18th Annual Global CEO Survey Q: Quão disruptivo você acredita que as seguintes tendências serão para a sua indústria ao longo dos próximos cinco anos? O Futuro do Seguro: opinião dos CEOs Canais de distribuição Comportamento do Consumidor Aumento da Concorrência* Mudanças na Regulação

Por que Social Tecnologia Economia Político Meio Ambiente Onde O que Como “Big Data” - Poder amplificado de discriminação Revolução dos Consumidores – Modelos Disruptivos Evolução ‘Big and Fast’ de Modelo de Negócios Fonte: PwC: The Future of Insurance Como o setor deverá ser impactado? O Futuro do Seguro ‘Two-Speed’ Crescimento Global

Fonte: KPMG: A new World of Opportunity Pesquisa realizada com 280 Executivos em 20 países em Abr/15 Quais são os principais desafios nos próximos 2 anos? Concorrência entrantes Concorrência atual Complexidade Organizacional Novos Produtos / Serviços Dificuldade de Inovação Mudança demográfica e social Falta de fidelidade do consumidor Regulação Redução de Margens O peso do “Big Business” Alerta: “...foco em inovação está na operação e não no crescimento estratégico” “...Se alguém tiver que ser disruptor, que sejamos nós” John Geyer, MetLife

A velocidade das mudanças Tempo para atingir 50 milhões de usuários: Rádio: 38 anos TV: 13 anos Internet: 4 anos Facebook: 2 anos Angry birds:? 35 dias

O que já está aí... - Informações genéticas: “23 and me” Tesla Modelo S ~USD 60,000 Auto Pilot / Elétrico longevidadeSaúde Vida | Previdência - Impressora 3D de órgãos 90% dos acidentes tem causa humana Seguro Auto “(...) o futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído.” * * William Gibson (escritor americano e canadense que tem sido chamado de profeta noir do cyberpunk, subgênero da ficção científica)

Concluindo... Seguro = Mutualismo São pessoas que, de uma forma técnica, profissional e, sobretudo, humana, proporcionam a outras pessoas a justa compensação, superação ou mitigação de seus imprevistos. E, assim, permitindo que possam seguir em frente. Corretores+Seguradores+Reguladores: têm em conjunto, o desafio e o privilégio de atuar ainda mais para uma Sociedade protegida de seus riscos atuais e futuros Mãos a obra!!!

OBRIGADO! GRACIAS!

Captura do sentimento do consumidor e seus ciclos de vida Processamento na nuvem a um custo menor numa escala muito superior (2003 = 2 dias) Precificação mais assertiva e ROAE Evolução ‘Big and Fast’ de Modelo de Negócios Fonte: PwC: The Future of Insurance Futuro do Seguro: Como o setor deverá ser impactado? Forte aperfeiçoamento das seguintes capacidades: Oportunidades Novos entrantes utilizando uma tecnologia mais barata e maior capacidade analítica Ameaças Cybert Security Threats: aumento do valor da informação para hackers

Trilhas digitais do consumidor (mídias sociais, compras, etc): seguradoras podem obter insights sobre saúde, riqueza e comportamento Desafio: como canalizar os dados em insights e contruir resultados para tomada de decisão, design de produto, etc Fonte: PwC: The Future of Insurance “Big Data” - Poder amplificado de discriminação Futuro do Seguro: Como o setor deverá ser impactado?

Facilidades do mundo digital: consumidores esperam conduzir os negócios quando querem, onde querem e no canal de sua preferência Clientes querem: transparência | flexibilidade | controle Fonte: PwC: The Future of Insurance Revolução dos Consumidores – Modelos Disruptivos Futuro do Seguro: Como o setor deverá ser impactado?

Fonte: PwC: The Future of Insurance ‘Two-Speed’ Crescimento Global Vida Futuro do Seguro: Como o setor deverá ser impactado? PrevidênciaP+C Maduros Emergentes Produtos Mercados Consequência: trabalhar com dois modelos simultâneos: eficiência e expansão (atendimento e formação de mercado)